Ir ao conteúdo

NOTEBOOK - Processador Turion X2 ou Core 2 Duo

mlaureth

Posts recomendados

Postado

Pessoal, como sou leigo no assunto preciso perguntar.

Um amigo da área de TI me indicou comprar um Note com processador Turion X2 em substituição aos da Intel. Acontece que da intel tenho visto com 4 Mb de cache, porém o Turion so to achando com 512 ou 1 Mb.

Como não entendo nem de um nem do outro, não sei comparar isso.

Aproveitando, a diferença de preço é mesmo significativa ?

Obrigado.

Postado

hmmm, por isso q ele é da area de TI, Troca Intel hehehehehe

cara intel é melhor q turion tanto em desempenho, quanto em economia de bateria quanto em dissipaçao termica. a arquitetura é bem mais moderna se você comparar com modelos atuais core2duo, ja contra dual core e core duo em alguns casos intel é melhor em outros o turion, mas para o turion conseguir ser melhor você perderia em preço pois teria que ser um turion mais forte pra bater um core duo por ex de clock menor.

dependendo a faixa de preço que você quer gastar pode ser q o turion seja melhor, tudo vai depender de quanto você quer gastar, o que você vai fazer com o note e que OS você quer usar.

pra mercado internacional turion normalmente é mais barato, ja no brasil q é tudo louco as vezes é ate mais caro.

[]'s

mas o importante hoje em dia nem é tanto a CPU, mas o conjunto total do note, procura notes com boa placa de video evitando SIS e VIA para uso cotidiano e procuranto placas melhores se for jogar algo nele.

Postado

Se esta perguntando para mim não sei não... por isso que postei aqui... na verdade preciso saber o que é melhor, qual modelo para montar a config de um note.

:)

Postado

nem, pro cara q falou q nao tinha nada ver ter 4m de cache.

bom, em todo caso o L1 e L2 cache sao memorias bem mais rapidas. pra q elas servem ? Elas servem para fornecer dados para o processador em pouco tempo ao invés da memoria convencional q é lenta e grande.

então quando o programa vai rodar, ele vai pegando o que precisa do programa e vai colocando no L2, e vai pegando o que precisa da l2 e colocando no L1 e o processador cata do L1 super rápido e retorna, com isso nao se cria trafego de dados sobrecarregado, ou o apelidado flow stack que encasqueta os dados.

as memorias L1 e L2 sao muito caras por causa da velocidade, e no note se usa a DDR, ou outra por ser mais barata, por ex, ficaria inviavel um computador com 1gb de ram com memoria na velocidade de uma L1 por ex.

então influencia sim na velocidade o L1 e L2.

mas nao é regra ter mais L1, L2 ser mais rápido, isso é apenas 1 dos fatores que pode deixar mais ou menos rápido o processador.

[]'s

Postado

Cara essa é uma discussão longa, eu estou mega satisfeito com o meu Turion X2, realmente o cache do intel é muito maior o que beneficia o desempenho, mas a AMD tem os 2 cache L1 com o dobro de tamanho, e o barramento full-duplex o que ajuda em i/o alem de ter uma arquitetura de 64 bits ( fantasia ). Agora falando de notebook so trocaria o meu Turion X2 +ATI por um C2D com um chipset de NVIDIA, nunca por um com chipset da intel.

Postado

cara, tanto AMD como Intel sao otimos processadores. acho q hoje em dia o q você falou é verdade, importa mais placa de video do que processador se dual core, qq um vai ter excelente desempenho.

placas como ATI M200, X1100, X1150, X1200, X1250, X1270, nVidia 6000, 6100, 6150, 6200, 7000, 7150, 7200, Intel GMA 950, x3100 sao notes para uso de escritorio qq uma nao vai jogar games atuais em full e muitos jogos so vão rodar em baixa qualidade.

compensa muito mais a pena investir em um processador ate mais fraco, mas que tenha uma placa de video mais forte se o problema for grana na hora de comprar.

desde um turion TL-50 ou mesmo um dual core t2000 ja vai ter um bom desempenho, muito mais do que a maioria precisa pra coisas do dia a dia. então compensa mais olhar o lado da placa de video. por isso acho q hoje a melhor opção de baixo custo é o e-max, por causa da X1300, e se nao fosse terem disparado o preço da nvidia 8400GS o vostro com celeron M540 e nvidia 8400GS seria outra melhor opção devido ao preço.

saindo dai, se por um t7100 no vostro o preço ja nao fica mais interessante porque cai na faxa de preço de maquinas bem mais fortes como o ez-go q vem com 8600gt. tipo colocando estes notes porque sao hoje os mais falados aqui no forum e da pra se ter uma boa ideia da maquina pra comparaçao, isso esquecendo suporte e tal, falando friamente de hardware.

agora todos os outros modelos e marcas ficaram meio que flutuando ai no meio, porque tem placas de video fraca, indiferente de processador se for pegar nessa faixa de preço de 3.5k a 1.5k

o fordz q é muito mais difícil descolar placa de video boa que cpu boa. a moçada q traz lance pro brasil ainda nao caiu nesta realidade sobre placas de video x CPU, conjunto do note e nao performance pura de CPU, mesmo porque o consumidor ainda nao pede isso aqui no brasil.

[]'s

Postado

Eu vou ficar na minha ja que não saco nada.. mas me respondam outra por favor.

Montando um note vale a pena pagar mais por 4 m de cache, ou 2 mesmo serve ?

Preciso da maquina para o trabalho e para jogos (trabalho usaria ERP, ec)

Valeu...

Postado

2m serve, estes processadores novos de 4m sao absurdamente rapidos, os modelos da familia t7x00 mesmo os de 2m ja sao muito mais do q se poderia imaginar 2 anos atrás.

pra você ter ideia, um t7100 1.8ghz seria mais q 4 vexes a velocidade de um pentium 4 extrime 3.8 ghz, e o extrime ja eram muiiito rapidos.

os da familia t5x00 ja sao um pouco mais lentos q os da familia t7x00, cerca de 5 a 15% que sao em media 20% a 30% mais rapidos que um pentium dual core.

em outras palavras qq um dele é mais q o dobro de velocidade q um P4 EE

nem botei AMD ai no meio pra nao dar briga ehehhehehe

[]'s

Postado

Valeu, boa resposta no final. To montando um ez-go ma quando pega o processador maior fica muito caro... E esse e-max não consigo achar nem a pau... achei um com uma configuração ruiim...

Postado

e-max ta um fenomeno de vendas, tb com x1300 por 2k +- ehehhehehe so nao compra quando acha quem nao entende.

o ez-go com t7250 , ja vem com a nv8600, se você por 2gb 667 e disco 80gb 5400 acho q sai uns 3200+- sem OS, ai da pra usar linux :) ou por um win antigo q tiver em casa, ja nao gasta com OS.

[]'s

Postado
e-max ta um fenomeno de vendas, tb com x1300 por 2k +- ehehhehehe so nao compra quando acha quem nao entende.

o ez-go com t7250 , ja vem com a nv8600, se você por 2gb 667 e disco 80gb 5400 acho q sai uns 3200+- sem OS, ai da pra usar linux :) ou por um win antigo q tiver em casa, ja nao gasta com OS.

[]'s

pra instalar o OS tem algum jeito especifico ou é igual ao desk mesmo? porque se for mesma coisa q o desk eu to pensando em pegar um ez-go...

Postado

igual, so descolar os drivers depois da instalação, no caso como o ez-go tem opção de vista ou xp, vai ter driver pra tudo, so se informa la antes de comprar, eu acho q deve ate vir, indiferente de comprar win ou nao um cd d drivers.

[]'s

Postado
igual, so descolar os drivers depois da instalação, no caso como o ez-go tem opção de vista ou xp, vai ter driver pra tudo, so se informa la antes de comprar, eu acho q deve ate vir, indiferente de comprar win ou nao um cd d drivers.

[]'s

hmm legal, e só mais um duvida, os drives mudam do xp pro vista né, e de um vista pra outro vista, tipo do premium para o ultimate, não muda nada né?

Postado

do xp pro vista muda.

de um vista pra outro nao, o q vai mudar sao opções do sistema como aero, media center, gerenciador de idiomas, controlador de memoria q em alguns modelos é limitado a 8 ou 16gb no 64bits e estas coisas.

[]'s

Postado
do xp pro vista muda.

de um vista pra outro nao, o q vai mudar sao opções do sistema como aero, media center, gerenciador de idiomas, controlador de memoria q em alguns modelos é limitado a 8 ou 16gb no 64bits e estas coisas.

[]'s

quais q não tem aero?? eu acho q vou pegar um ez-go, será q espero pra janeiro e antes do carnaval ou agora antes do natal mesmo?

Postado

sem aero so o start e o basic. o resto tem, mas so liga se sua placa de video atingir determinada pontuaçao, nao sei se 2 ou 3

hmmm, quanto a pegar, depende, se você for viajar e nem vai usar, cata depois caso contrario pega ele ontem heheheheh

o lynx v10 você fala né ? os outros modelos nao achei q vale a pena.

[]'s

Postado

O ice falou tudo, quando citou que o o conjunto forma o note, ainda mais hoje em dia q a galera quer jogar no note e tal, e com o jogos que virão em dx10. O problema tuchar um 8600 gt o preço sobe até o céu.

Sobre ez-go não conheço, tipo com 3000 da pra fazer o q?

Postado

olha, com 3170 da pra catar com t7250 1gb ram nv8600gt 512 dedicados sem OS, mas ate ai so por um Linux:) ou um xp velho q você tenha em casa. acho q nao tem nenhum note q chegue perto de preço com esta config.

[]'s

Postado
sem aero so o start e o basic. o resto tem, mas so liga se sua placa de video atingir determinada pontuaçao, nao sei se 2 ou 3

hmmm, quanto a pegar, depende, se você for viajar e nem vai usar, cata depois caso contrario pega ele ontem heheheheh

o lynx v10 você fala né ? os outros modelos nao achei q vale a pena.

[]'s

mas em termos de preço você acha q vai diminuir, aumentar ou vai manter será? isso eu digo o lynx v10 mesmo, eu queria gastar mesmo no maximo uns 3300, mas de tanto ver esse note ja to me convencendo, ai se pegar sem OS da pra pegar sussegado por menos 3300 com configuração bacana...

Postado

putz, pode é disparar o preço, ta muita diferença de preço pro proximo 8600GT.

as vezes uma empresa pra por um lance no mercado joga la em baixo pra moçada começar a comprar pra divulgar e depois normaliza a pretençao de lucro. como aqui no brasil o calculo de preço é multiplicar por 2 ou 3 o custo real, é um lance bem perigoso qq previsao ehehhehe

[]'s

Postado
olha, com 3170 da pra catar com t7250 1gb ram nv8600gt 512 dedicados sem OS, mas ate ai so por um Linux:) ou um xp velho q você tenha em casa. acho q nao tem nenhum note q chegue perto de preço com esta config.

[]'s

Brother, passe o link pra mim =]

Postado
putz, pode é disparar o preço, ta muita diferença de preço pro proximo 8600GT.

as vezes uma empresa pra por um lance no mercado joga la em baixo pra moçada começar a comprar pra divulgar e depois normaliza a pretençao de lucro. como aqui no brasil o calculo de preço é multiplicar por 2 ou 3 o custo real, é um lance bem perigoso qq previsao ehehhehe

[]'s

bah, vou pensar mais dois dias hehe, ai vou ver se vou comprar de uma vez

e ai moro_longe o site é www.ez-go.com.br, vai em lynx, dai em lynx v10

Postado

Muito massa, montei uma bela maquina por 3 e pouco, só não achei a vga na config. Eu tenho uma carcaça aqui de um toshiba com lcd, mais bonita, será que da pra mudar o hardware do note? claro q deve perder a garantia!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...