Ir ao conteúdo

Dúvidas sobre Linux: LiveCD, Boot e instalação.

Vineco

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Gostaria da ajuda dos amigos para esclarecer algumas dúvidas sobre Linux. :unsure:

Eu sou usuário "caseiro" do windows, uso o PC apenas para tarefas básicas como edição de texto, navegação e download de arquivos e tal. Em minha residência tenho um desktop com XP e um notebook com o Vista. Pessoalmente, eu gosto muito de ambos os sistemas.

Contudo, estou pensando em trocar o desktop por um melhorzinho e como a grande maioria do meu trabalho e feito com o Notebook, eu estava pensando em ter um desktop pasicamente para armazenar arquivos e alguns jogos (nada muito pesado ou recente) e principalmente para experimentos diversos com software.

Nesta linha de pensamento, eu pretendia trabalhar com dois HDs no Desktop, um com o Vista e outro ficaria como "Área 51"!!! Porém, antes de partir para uma possível aquisição de equipamento e conseqüentemente para as mudanças declinadas, eu gostaria de fazer alguns testes com Linux.

Muito bem, vamos as dúvidas (perdoem-me pelo extenso prólogo):

1 - Essas versões LiveCD (como a do Ubuntu) dão um gostinho real do SO? Eles possibilitam utilizar todos os recursos do SO ou é tipo uma versão light?

2 - Se bem sucedido o teste com o LiveCD, eu gostaria de fazer uma instalação em uma partição de aproximadamente 7gigas no notebook....feita esta instalação, será que perderei o boot do vista? Se sim, como proceder para poder bootar pelo vista novamente? Ou seria melhor instalar no Desktop em um HD separado?

Por fim, gostaria de pedir aos amigos que deixei suas opiniões e sugestões para que eu possa fazer a transição para o linux, ou seja, qual a melhor versão para iniciantes, dicas de sites e programas.

Desde já agradeço a atenção e ajuda!

Abraço!:D

Postado

1- O LiveCD contem o S.O completo é executado diretamente do CD-ROM e da memória RAM, sem necessidade de instalação.

2- Não, você não vai perder o boot do vista, apenas configure o dual boot.

Postado
1- O LiveCD contem o S.O completo é executado diretamente do CD-ROM e da memória RAM, sem necessidade de instalação.

2- Não, você não vai perder o boot do vista, apenas configure o dual boot.

entendi....valeu velho! Vou puxar algumas distribuições diferentes para testar.

Ah......ainda quanto ao LiveCD, tipo,se dá pra rodar o SO direto do CD vale a pena instala no HD? E outra.....rodando do CD, é possível instalar outros programinhas e executa-los normalmente mesmo sem o SO estar instalado no HD?

Abraço!

Postado

1 - Se você gostou do S.O... porque não?

2 - Sim, só que cada vez que você for rodar a LiveCD, vai ter que instalar novamente.

LiveCD é ideal para quem gosta de experimentar novas distros, e também em casos de emergência, principalmente em caso de partições.

Postado
1 - Se você gostou do S.O... porque não?

2 - Sim, só que cada vez que você for rodar a LiveCD, vai ter que instalar novamente.

LiveCD é ideal para quem gosta de experimentar novas distros, e também em casos de emergência, principalmente em caso de partições.

Entendi......e parece q o desempenho do LiveCD também é mais limitado né (obviamente hehe)?

Eu andei pesquisando um pouco e encontrei versões do Ubuntu e gOS LiveCD. Já estou fazendo o download dessas distribuições pra testar!!!

Gostei tb do Fedora e Mandriva.....e parece q essas distribuições tb tem Versão LiveCD, portanto, vou fazer o download tb pra testar........

Abraço!

Postado

voce faz bem em baixar varias distros pra testar, e recomendo que use aquela que voce mais gostou, e nao "porque dizem que é melhor". Tambem tenha em mente que o LInux é um sistema extremamente flexivel, então rescursos que nao estão presentes em uma ou outra "distro" (acontume-se com este termo), podem ser adicionados.

O Ubuntu é a "distro" do momento, (isso nao necessariamente uma caracteristica positiva), muito fácil de usar, sempre com programas atualizados. Usa Gnome (interface mais amigável).

O Mandriva tambem é uma boa distro, tem uma ferramentas para rede muito boas,um painel de controle legal e é bastante completo em termos de drivers. (Usa tanto Gnome quanto KDE(Interface bem mais completa) dependendo da versao que voce baixar.

O Fedora é uma distro bastante atualizada, e tem disponível uma variada gama de programas. É bem mais fácil encontrar ajuda para ele doque para as citadas acima, se bem que o Ubuntu tambem tem um suporte legal. (Usa tanto Gnome quanto KDE(Interface bem mais completa) dependendo da versao que voce baixar.

Se voce tiver Internet Banda Larga em casa, fica bem mais fácil trabalhar com o linux.

Pela configuração do seu notebook creio que será bem suportado por qualquer distro atual.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Postado
voce faz bem em baixar varias distros pra testar, e recomendo que use aquela que voce mais gostou, e nao "porque dizem que é melhor". Tambem tenha em mente que o LInux é um sistema extremamente flexivel, então rescursos que nao estão presentes em uma ou outra "distro" (acontume-se com este termo), podem ser adicionados.

O Ubuntu é a "distro" do momento, (isso nao necessariamente uma caracteristica positiva), muito fácil de usar, sempre com programas atualizados. Usa Gnome (interface mais amigável).

O Mandriva tambem é uma boa distro, tem uma ferramentas para rede muito boas,um painel de controle legal e é bastante completo em termos de drivers. (Usa tanto Gnome quanto KDE(Interface bem mais completa) dependendo da versao que voce baixar.

O Fedora é uma distro bastante atualizada, e tem disponível uma variada gama de programas. É bem mais fácil encontrar ajuda para ele doque para as citadas acima, se bem que o Ubuntu tambem tem um suporte legal. (Usa tanto Gnome quanto KDE(Interface bem mais completa) dependendo da versao que voce baixar.

Se voce tiver Internet Banda Larga em casa, fica bem mais fácil trabalhar com o linux.

Pela configuração do seu notebook creio que será bem suportado por qualquer distro atual.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Frank, você ajudou muito!! Tipo, o q me chama muito a atenção e me faz querer partir para o linux é exatamente esta flexibilidade!! Tipo, eu estava conversando com um cara q manja bem da coisa, e ele tava me explicando exatamente isso, que independentemente da distro, eu posso adapta-la ou como ele mesmo disse "construir o SO a meu gosto"!

Uma das minhas preocupações é interface pois quero que meu pai e meu irmão, que entendem menos ainda do q eu, utilizem o SO no micro de casa. Me disseram q o Ubuntu é uma distro bem popular por ter uma interface mais amigável, mais fácil de usar e tal!

Abraço e Feliz 2008!! Que Deus o abençoe!!

Tem também o Kurumin, roda em LiveCD, é Brasileiro, é leve, fácil de usar, detecta muitos drivers automaticamente, usa interface KDE.

Red Wolf, muito obrigado pela dica, eu num sabia que o Kurumin era brasileiro!!! Vou puxar a distro e o fato de ser nacional com certeza influenciará minha escolha!! Valeu Mesmo!

Abraço e Feliz 2008!! Que Deus o abençoe!!

Postado

Opa!!

Terminei de fazer o download do Ubuntu e fiz alguns testes!

Rodei o SO direto do CD; o boot foi um pouco demorado mais creio que foi devido ao fato de ter que reconhecer todo o hardware e tal; apesar da demora, ele rodou redondinho, reconheceu todo o hardware e não apresentou qualquer tipo de problema.

A interface é muito boa. Eu sempre tive pé atrás com o Lixus por causa das linhas de comando e configurações e tal, porém foi muito fácil realizar as tarefas básicas com o micro.

Tive problemas com o download de alguns codecs de video.....puxei mais não funcionaram...num sei o q aconteceu.

Eu num entendi direito como faço com o dowload de pacotes.....são muitos e num sei o q puxar!!

Ao desligar esbarrei em outro probleminha.........ele pede para tirar o cd e apertar enter.....ei fiz.....e ele fico na mesma tela por vários minutos....até q eu resetei o micro. Bem...num teve maiores complicações....mas...

Bem, apesar dos problemas deu pra perceber que usuários que não entendem "bulhufas" de informática como eu, meu pai e meu irmão podem com certeza utilizar o Linux como SO principal!

Abraço!

Postado

Pessoal, encontrei esse artigo sobre como instalar e configurar o boot com Vista+Linux: http://apcmag.com/5046/how_to_dual_boot_vista_with_linux_vista_installed_first

Por favor, me digam se eu seguir esses passos eu conseguirei configurar o dual boot com o vista e a última distro do ububtu!

P.S. meu micro tem 3 partições sendo uma para o vista, outra para backup e outra livre com 8gigas. Assim, pretendo instalar nesta última.

Fica a dúvida: como fazer para bootar em um SO ou outro?

Abraço!

Postado
... Por favor, me digam se eu seguir esses passos eu conseguirei configurar o dual boot com o vista e a última distro do ububtu!

P.S. meu micro tem 3 partições sendo uma para o vista, outra para backup e outra livre com 8gigas. Assim, pretendo instalar nesta última.

Sim, se já existe uma partição do tamanho que você quer, pode pular a 1º parte do tutorial, e ir para a parte "Install Ubuntu", Apenas Formate-a.

Para formatar use o próprio LiveCD do Ubuntu, formate SOMENTE a partição do UBUNTU com o GParted.

Depois siga as instruções de instalação com cuidado.

Fica a dúvida: como fazer para bootar em um SO ou outro?

Pelo que eu entendi, você queria saber como escolher qual sistema rodar!?, se foi isso, simples, depois do post da BIOS, irá aparecer uma tela (GRUB) com os dois S.O instalados.

OBS.: Tenha sempre backup dos seus arquivos. E tome muito CUIDADO com as operações de partições.

Postado
Ops... você precisa criar outra partição para o swap.

Hummm.....essa partição para o Swap é criada na própria partição do Linux?

Tipo, meu micro tem uma partição de aproximadamente 103 gigas para o windows, outra para backup arquivos recovery de 10 gigas e uma terceira (que é onde o linux vai entrar) com aproximadamente 7 gigas e 1/2!

O próprio instalador possibilita criar essa partição de Swap ou devo fazer manualmente?

PS. Puxei algumas outras distros........e apesar de ainda faltar eu testar o Fedora, Kurumin e o gOS (que ainda num baixei por completo), e gostei muito mesmo do Mandriva e do Dreamlinux..... a Instalação segue o mesmo raciocínio desta q postei no post anterior?

E por fim.........durante a instalação onde eu instalo o Grub: MBR; Root Partition; existing Grub; ou num instalo em lugar nenhum? (Li isso no tutorial de instalação do Dreamlinux)

Abraço e novamente agradeço a ajuda dos amigos em especial do Red Wolf e Frank!!

Postado
...essa partição para o Swap é criada na própria partição do Linux?

Não, você vai ter que cria-la separadamente.

Pode usar um tamanho igual ao da memória RAM ou entre 512MB e 2GB, não precisa passar de 2GB.

Tipo, meu micro tem uma partição de aproximadamente 103 gigas para o windows, outra para backup arquivos recovery de 10 gigas e uma terceira (que é onde o linux vai entrar) com aproximadamente 7 gigas e 1/2!

Acho que 7GB é pouco, mas da pra instalar sim.

O próprio instalador possibilita criar essa partição de Swap ou devo fazer manualmente?

Você poderá fazer durante a instalação*, ou rodando o LiveCD.

*Creio que seja no passo 4 no Ubuntu.

Irá aparecer 3 opções:

1º Usar o disco todo, (esta op. apaga todo o disco e cria a partição e swap)

2º Usar espaço livre restante,

3º Manual, (você poderá editar a tabela de partição)

No caso, se você querer criar a swap durante o processo de instalação seria na op. 3

Caso seja no LiveCD, use o GParted.

Local: Sistema >> Administração >> Editor de Partições.

E por fim.........durante a instalação onde eu instalo o Grub: MBR; Root Partition; existing Grub; ou num instalo em lugar nenhum? (Li isso no tutorial de instalação do Dreamlinux)

Ele instala automaticamente.

PS. Puxei algumas outras distros........e apesar de ainda faltar eu testar o Fedora, Kurumin e o gOS (que ainda num baixei por completo), e gostei muito mesmo do Mandriva e do Dreamlinux..... a Instalação segue o mesmo raciocínio desta q postei no post anterior?

Basicamente sim, pode mudar em alguns detalhes de cada distro.

Lembrando, as operações de partições requerem cuidado, um clique errado e você poderá perder seus arquivos!

Abraços e Boa Sorte.

Postado

Pessoal, é uma notícia antiga mais acho interessante postar aqui:

O Ubuntu pode reduzir a vida útil dos discos rígidos?

Quinta, 01.11.2007, 10:52am (GMT-2)

O site Launchpad – dedicado à resolução das falhas do Ubuntu e de outras distribuições – detectou uma falha e de fato já existem soluções para evitar o problema, mas ainda assim não existem garantias de que o Ubuntu é o único responsável pelo problema.

Aparentemente quando se depende da bateria do portátil o programa /etc/acpi/power.sh dá uma ordem através do comando “hdparm -B 1 nomedodispositivo” ao disco rígido do portátil que faz com que existam muitos ciclos de carga e descarga. De fato, muitos.

Segundo algumas informações, o número médio de ciclos suportados por um disco rígido para portáteis é de 600.000 e com esse problema existe um ciclo a cada minuto, o que faz com que a vida útil de um disco rígido seja realmente limitada.

A solução reside na execução manual do comando hdparm:

hdparm -B 255 /dev/sda (qualquer que seja o seu disco rígido)

Ou a modificação de alguns arquivos de configuração como indicado no Launchpad.

Fonte : ForumPCs

Li a notícia no site NeoTeam.

Agora, será q isso é realmente nocivo ao Notebook? E se for, será q só com o Ubuntu o problema? E por fim....será q a sulição apresentada resolve o problema?

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...