Ir ao conteúdo

Casemod x Ventilação!

ThÉoPatrizi

Posts recomendados

Postado

Galera...

To preparanto meu casemod!!!

Gabinete Comun da WiseCase.

2x cooler 80mm neon azul - Atrás.

1x cooler 80mm basico - Frente, por tras dos botões de power e reset

2x cooler de HD.

1x cooler exaustor de baia a baixo da VGA.

1x cooler de 12cm com neon azul na parte superior

1x cooler de 20cm com neon azul ou 1x cooler de 12cm com neon azul na lateral.

1x janela de acrilico superior de 15cm x 33cm (o cooler superior vai ser preso junto a ela).

1x janeal de acrilico lateral 33cm x 33cm )o cooler lateral vai ser preso nela).

*Esqueçam o quesito barulho.

Duvidas:

Cooler de 20cm ou 12cm na lateral?

Sentido de vento pensei assim:

1- o frontal logico que para dentro, o lateral para dentro, o traseiro grudado abaixo do outro para dentro, o traseiro logo abaixo da fonte tirando, a fonte com um de 12cm tirando e o superior tirando, o exaustor da VGA tirando logico.

2- frontal para dentro, lateral para dentro, superior para dentro, traseiro grudado a fonte para dentro e o resto tirando (fonte, traseiro inferior, exaustor de baia.

3- mesma coisa que aqui em cima, porém com os 2 traseiros tirando ar e o resto puxando.

Valeu

Postado

você é entusiasta como eu pelo visto.

1- o frontal logico que para dentro, o lateral para dentro, o traseiro grudado abaixo do outro para dentro, coloca 2x 80mm traseiro logo abaixo da fonte tirando, 1 abaixo da VGA soprando pra dentro. e o exaustor no teto. alem do da fonta é claro e os de hd.

isso ai ja é cooler d+, mas fica ao seu criterio usar isso tudo! a vga ja é pra vir com um cooler tambem assim como o processador...

Postado

Opaaaa, sou sim!!!!

Cara você me deixo com uma duvida:

A minha VGA Atual não tem cooler ativo, então eu tenho um exaustor de baixo dela que tira o ar quente! quando eu tiro ele a tem sobe uns 6 graus porque ele tira o ar aquecido pelo dissipador!

Ql seria esse cooler para sobrar ar frio em baixo dela?! Pensei em abrir o exaustor e inverter a posição para ele começar a soprar, o que você acha?!

na traseira eu só tenho 2 de 80mm, os 2 ficam grudados e logo abaixo da fonte!

você quis dizer para pro o de baixo para dentro e o outro para fora?!

O do teto vai tirar com certeza =]

Valeuuuuuuuuuuu

Postado
2- frontal para dentro, lateral para dentro, superior para dentro, traseiro grudado a fonte para dentro e o resto tirando (fonte, traseiro inferior, exaustor de baia.

ar quente sobe, então, o cooler do "teto" do gabinete tem que ficar na função de exaustor e não na função de ventilador...

ASS: Morh_shion

Entusiasta de novas tecnologias! Quad deu pau no amd phenom! gforce 8600ou+, deram pau nas radeon!

GeForce 8600GT deu pau em qual radeon ? HD3850 supera todas as 8600GT e GTS.

Postado
Opaaaa, sou sim!!!!

Cara você me deixo com uma duvida:

A minha VGA Atual não tem cooler ativo, então eu tenho um exaustor de baixo dela que tira o ar quente! quando eu tiro ele a tem sobe uns 6 graus porque ele tira o ar aquecido pelo dissipador!

Ql seria esse cooler para sobrar ar frio em baixo dela?! Pensei em abrir o exaustor e inverter a posição para ele começar a soprar, o que você acha?!

na traseira eu só tenho 2 de 80mm, os 2 ficam grudados e logo abaixo da fonte!

você quis dizer para pro o de baixo para dentro e o outro para fora?!

O do teto vai tirar com certeza =]

Valeuuuuuuuuuuu

como sua placa de vídeo possui sistema de ventilação passivo, ou seja, somente dissipador de calor, o certo é você colocar um fan jogando ar nesse dissipador para resfriá-lo e não colocar um exaustor tirando o ar quente do dissipador (o que é meio sem lógica)... dê uma olhada nesse tutorial... rápido, fácil, barato e dá certo: http://www.spon.com.br/vga.asp

é um suporte pra cooler em VGA...

Postado

GeForce 8600GT deu pau em qual radeon ? HD3850 supera todas as 8600GT e GTS.

ar quente sobe, então, o cooler do "teto" do gabinete tem que ficar na função de exaustor e não na função de ventilador...

Com certeza, o que me deu essa duvida foi quando eu passo a pensar em como funciona geladeira!

Lembrou daquela aula de fisica do 2º ano?! hehe

como sua placa de vídeo possui sistema de ventilação passivo, ou seja, somente dissipador de calor, o certo é você colocar um fan jogando ar nesse dissipador para resfriá-lo e não colocar um exaustor tirando o ar quente do dissipador (o que é meio sem lógica)... dê uma olhada nesse tutorial... rápido, fácil, barato e dá certo: http://www.spon.com.br/vga.asp

é um suporte pra cooler em VGA...

Show de bola isso!

Sobre ser sem lógica usar o exaustor não é não.

quando coloquei ele baixei a temp em 6 graus!

Pensa comigo...

o dissipador fica quente e esquenta o ar que perto dele está, ficando mais difícil ele resfriar já que o ar quente fica em volta dele. Ao por o exaustor eu to tirando esse ar aquecido e deixando que ele esquente ar vindo do cooler lateral ou outro.

Mas sem duvida um cooler funcionando como ventilador seria otimo também.

Esse adaptador.... será que ele não iria bater no cooler lateral?!

valeu

Postado

Com certeza, o que me deu essa duvida foi quando eu passo a pensar em como funciona geladeira!

Lembrou daquela aula de fisica do 2º ano?! hehe

Show de bola isso!

Sobre ser sem lógica usar o exaustor não é não.

quando coloquei ele baixei a temp em 6 graus!

Pensa comigo...

o dissipador fica quente e esquenta o ar que perto dele está, ficando mais difícil ele resfriar já que o ar quente fica em volta dele. Ao por o exaustor eu to tirando esse ar aquecido e deixando que ele esquente ar vindo do cooler lateral ou outro.

Mas sem duvida um cooler funcionando como ventilador seria otimo também.

Esse adaptador.... será que ele não iria bater no cooler lateral?!

valeu

é meio sem lógica porque é o seguinte... como você disse, você colocou um exaustor e baixou 6 graus... mais esses 6 graus te aposto que não foi na VGA... pra tirar o calor dela, o ideal é colocar um "vento" nesse dissipador...

a maioria dos dissipadores são de alumínio ou cobre... alumínio já é um metal "frio"... agora imagina quando um venta fica sobrando ele o tempo todo ? ele "gela"... agora se você tentasse retirar o calor dele com um fan, o resultado é bem pior... quase imperceptível!

agora a geladeira, ela faz um trabalho bem dizer, ao contrário... hehehe

Postado

repare nesse desenho que você fez...

como você coloca um fan somente jogando e retirando ar ? no caso do fan do "teto" e os dois traseiros... isso é impossível! ou o fan joga ar ou ele tira o ar...

o cooler da frente do gabinete, tem q ficar na função de ventilador, ou seja, jogando ar "frio" pra dentro do gabinete... o cooler na lateral, lado esquerdo do gabinete, também tem de ficar na função de ventilador, e de preferência ficar posicionado em frente a VGA, pra resfriar ela melhor... os coolers traseiros e do teto, tem de ficar na função de exaustor, pois eles vão retirar o ar quente que ficou dentro do gabinete, já que os fans laterais e frontais jogaram o ar, o ar passou por todos os componetes do micro, deu uma "esquentada" em contato com o hardware e agora é retirado pelos fans exaustores... o desenho correto é como eu fiz aqui...

fluxodeardentrodogabineoe1.jpg

Postado
é meio sem lógica porque é o seguinte... como você disse, você colocou um exaustor e baixou 6 graus... mais esses 6 graus te aposto que não foi na VGA... pra tirar o calor dela, o ideal é colocar um "vento" nesse dissipador...

a maioria dos dissipadores são de alumínio ou cobre... alumínio já é um metal "frio"... agora imagina quando um venta fica sobrando ele o tempo todo ? ele "gela"... agora se você tentasse retirar o calor dele com um fan, o resultado é bem pior... quase imperceptível!

agora a geladeira, ela faz um trabalho bem dizer, ao contrário... hehehe

Cara, os 6 graus foram da VGA.

DE +- 58 ela baixo para +- 52.

O ar que sai é bem quentinho!

repare nesse desenho que você fez...

como você coloca um fan somente jogando e retirando ar ? no caso do fan do "teto" e os dois traseiros... isso é impossível! ou o fan joga ar ou ele tira o ar...

o cooler da frente do gabinete, tem q ficar na função de ventilador, ou seja, jogando ar "frio" pra dentro do gabinete... o cooler na lateral, lado esquerdo do gabinete, também tem de ficar na função de ventilador, e de preferência ficar posicionado em frente a VGA, pra resfriar ela melhor... os coolers traseiros e do teto, tem de ficar na função de exaustor, pois eles vão retirar o ar quente que ficou dentro do gabinete, já que os fans laterais e frontais jogaram o ar, o ar passou por todos os componetes do micro, deu uma "esquentada" em contato com o hardware e agora é retirado pelos fans exaustores... o desenho correto é como eu fiz aqui...

fluxodeardentrodogabineoe1.jpg

você não leu as coisas que eu escrevi.

Em todos os coolers que tem o desenho dizendo que ele puxa o ar e joga o ar, eu coloco do lado escrito que estou em duvida de em que sentidor usar. è logico que eu sei que ele nao vai fazer os 2 sentidos.

Valeu

PS>Sobre a geladeira, ela tem ar frio em cima (congelador). O Congelador resfria o ar que desce, e quando começa a se aquecer ele sobe e é resfriado novamente! Ou seja os locais onde tem ar frio na geladeira é no topo e lá em baixo, no meio é o ar mas "quente". E por isso a minha ideia de usar o de cima soprando ar frio. Ele em cima fazendo isso e o lateral fazendo isso, ia deixar o ar do meio do gabinete "quente", bem perto dos cooler traseiros e da fonte que iria expulsar esse ar.

Valeu

• 3 meses depois...
Postado

O QUE vocês ACHAM DO MEU SISTEMA DE VENTILAÇÃO

E COMPOSTO POR 2 FAN TIRANDO AR DE 80 EMBAIXO DA FONTE UM BAIA FAN DE 80 TIRANDO AR TAMBEM..... TENHO NA FRENTE DO GABINETE UMA FAN 120 COLOCANDO AR E NA JANELA UMA DE 80 COLOCANDO AR TAMBEM MAIS ESTA E DE 80

O QUE vocês ACHAM

A TEMPERATURA DO MEU HD FICA EM 36 TA ALTO?

1001719640x480vd0.jpg

%7Boption%7Dhttp://img120.im

• 4 semanas depois...
Postado

Eu prefiro a configuração:

laterais e frontais: de fora para dentro,

traseiros e teto: de dentro para fora,

fonte: de dentro para fora.

Se a fonte tiver uma ventoinha na parte de baixo, deverá puxar o ar para dentro dela e a que fica na posição convencional, deverá continuar jogando o ar para fora.

Eu uso um de 80 na frente, dois de 80 na lateral (jogando ar nos slots PCI), um duto na direção do cooler do processador, um de 92 e um de 80 com exaustores na traseira e o exaustor da fonte.

Valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...