Ir ao conteúdo

LCD true color?

mcorax

Posts recomendados

Postado

Estou querendo comprar um monitor LCD, mas queria um que tivesse mesmo 8 bits por subcanal de cor, ou seja, 24 bits true color.

Já vi que a maioria dos LCDs que vendem são de apenas 6 bits por subcanal, e como eu sou exigente demais para qualidade de imagem, o dithering que esses monitores fazem para inventar cores que eles não coseguem exibir, não é suficiente para enganar meus olhos.

Andei lendo que o tal dithering consegue no máximo fazer de conta que o monitor tem 16.2 milhões de cores, enquanto o true color tem 16.7 milhões de cores reais. Isso significa que se nas especificações do LCD disser que ele tem 16.7 milhões de cores é porque são cores reais mesmo? Ou já tem dithering que atinge os 16.7?

Eu estava interessado em um monitor de 17" (quero quadrado mesmo, NÃO widescreen), já que os de 19" usam a mesma resolução, e por consequência os pixels são maiores e mais afastados. Só que tudo que é monitor de 17" que vejo para vender diz que é 16.2 milhões de cores (faz dithering). Existe monitor de 17" true color? Senão, se terá que ser de 19"... qual seria um bom monitor?

Agradeço a ajuda.

[]s

Postado

Obrigado, Suedz. Mas aí me surge outra dúvida, que é sobre os monitores widescreen.

Fui em algumas lojas para ver monitor para comprar e vários vendedores me falaram que as imagens nos LCDs widescreen ficam meio achatadas. Isso acontece mesmo? Eu não cheguei a testar um monitor wide.

Na minha cabeça, se o monitor é 1440x900 pixels de resolução, e você usar ele com uma resolução mais quadrada (como 1024x768, por exemplo), com certeza a imagem vai ficar achatada e as pessoas nas fotos vão engordar significativamente. rs Mas e na resolução nativa do monitor wide, como fica? Acho que isso não poderia acontecer, né?

Quando os vendedores falam que achata, não estariam se referindo a jogos (muito jogos usam 800x600, 1024x768, resoluções mais quadradas e em wide esticaria para os lados deixando achatado) e filmes com formato mais quadrado quando vistos em tela cheia?

A minha dúvida maior é quanto as fotos mesmo, já que mexo com Photoshop e não posso ter um monitor que distorça as imagens. Como ficam as fotos num monitor wide? Se eu for ver um círculo ele vai ser mesmo um círculo ou vai ficar oval?

PS: Minha placa de vídeo é uma Zogis FX5500. Ela suporta a resolução 1440x900?

Postado

mcorax,

Se você quer um monitor com 8 bits por canal, você vai ter que pagar caro. Somente monitores com tecnologia IPS, SPVA ou SMVA estão saíndo com 8 bits por canal. A maioria dos monitores usa tecnologia TN. Eles, com certeza, são 6 bits. Painéis de 8 bits geralmente são usados em modelos maiores e, geralmente, você só acha eles lá fora.

Eu tenho um Samsung 971P, que é PVA. Mesmo ele, segundo o que eu li, é de 6 bits por canal. Mesmo assim, a imagem é excelente.

No site www.tftcentral.co.uk, você consegue achar mais informações sobre esse assunto. Mas, se eu fosse você, não me preocuparia com o monitor tendo 6 bits por canal. E, como você quer um monitor quadrado, recomendo o 971P. É excelente, e está num preço muito bom, você consegue achar ele por 750 reais.

Postado

marcioljunior, muito obrigado. você foi de muita ajuda. Para mim menos de 8 bits não serve. Eu faço edição de imagens e preciso ver as cores corretamente. Eu peguei um Samsung 932 para dar uma testada, e simplesmente detestei, por dois motivos principais: primeiro os pixels muito grandes e espaçados; e segundo que eu não aguentei ver a falta de cores e, quando um pouco mais abaixo do ângulo correto de visão, enxergar o frame rate control deixando os pixels parecendo que estão numa rave. hehe. Meus olhos já estão treinados para imagem, e eu já vi de cara que estava faltando coisa.

Pelo jeito lcd para mim só daqui algum tempo, quando os true color se popularizarem. Não quero gastar uma fortuna.

Postado

mcorax, meu conselho é ter muito cuidado quando for comprar um monitor de LCD. Eu tive problema com isso. A Samsung anuncia que os monitores de LCD dela conseguem reproduzir 16,7 milhões de cores (8 bits) quando na verdade só reproduzem 16,2 (6 bits).

Na hora da compra, pesquise sobre o modelo na internet para confirmar que ele é 8 bits. Se possível, tente verificar em uma loja se ele reproduz as cores com fidelidade. Como não tive estes cuidados, acabei levando gato por lebre.

Postado
marcioljunior, muito obrigado. você foi de muita ajuda. Para mim menos de 8 bits não serve. Eu faço edição de imagens e preciso ver as cores corretamente. Eu peguei um Samsung 932 para dar uma testada, e simplesmente detestei, por dois motivos principais: primeiro os pixels muito grandes e espaçados; e segundo que eu não aguentei ver a falta de cores e, quando um pouco mais abaixo do ângulo correto de visão, enxergar o frame rate control deixando os pixels parecendo que estão numa rave. hehe. Meus olhos já estão treinados para imagem, e eu já vi de cara que estava faltando coisa.

Pelo jeito lcd para mim só daqui algum tempo, quando os true color se popularizarem. Não quero gastar uma fortuna.

Dá uma olhada no 971P, que é painel PVA. Pra quem trabalha com imagem sem dúvida é o melhor.

De 17" acho que você não vai achar nenhum monitor que preste.

Aqui vi uma notícia interessante. A Samsung lançando novos modelos, com painéis S-PVA e iluminação por LED. Engraçado que todos na tabela são mostrados como 16,7 milhões de cores e só um é indicado como true 8 bit.

http://www.tftcentral.co.uk/news_archive/10.htm#samsung_panels

Aqui tem um artigo interessante sobre os bits de cor e o dithering:

http://www.tftcentral.co.uk/articles/6bit_8bit.htm

Nesse site ele diz que o 971P é PVA de 8 bits.

http://www.tftcentral.co.uk/reviews/samsung_971p.htm

Postado

Obrigado pela ajuda, pessoal.

Acabei fazendo o seguinte: testando tudo que era monitor, para ver se servia. Fui em várias lojas, levei um pendrive com arquivos e programas, e aluguei os vendedores até... Finalmente encontrei um que me agradou. Comprei o LG L196WT. Liguei para a LG duas vezes, e as duas atendentes me garantiram que esse era 8 bits. Se procede, não garanto, mas testando o monitor as imagens pareceram muito boas. Notei um levíssimo indício do que poderia ser um FRC, mas não posso dizer de certeza. Por isso, se faz dithering ou frame rate control é muito bem feito, o que já me deixa tranquilo.

Antes eu não queria wide, mas foi só usar um para não querer mais 4:3.:D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!