Ir ao conteúdo

6800 morreu?

javaska

Posts recomendados

Postado

Possuo uma Gainward Golden Sample 6800gs@6800gt AGP que a mais de 2 anos operava nesse modo. Segunda-feira (28/01) liguei o computador, iniciou o Windows, fui fazer um lanche e quando voltei a tela estava preta. Achei que tinha entrado em modo de espera, essas coisas, porém mexi o mouse, teclado, nada. Re-liguei o computador, mal iniciou o sistema e a tela ficou preta novamente. A partir daí o computador não ligou mais.

Acreditei ser fonte, apesar de possuir uma Seventem 420BKV. Fiz teste da fonte, com uma ponte, etc, fonte OK. Testando periférico por periférico, descubro que desconectando o conector de energia da VGA, o pc ligava (a fonte ao menos e periféricos) só que obviamente não funcionava o video.

Troquei de conector, mesma coisa. Deixei só placa de video e placa-mãe na fonte e não funcionava, o que sempre ocorria era de ligar a fonte por milésimos de segundo, a ponto de piscar os neons dos coolers e desligar na mesma hora a fonte. Fiz o teste inclusive conectando a pena a VGA na fonte e sempre ligava e desligava instantaneamente.

Plugando a VGA na placa-mãe, sem o conector auxiliar de energia, ela liga, com os neons e tudo, mas não funciona, produzindo um apito do próprio buzzer dela.

O que eu quero saber é se alguém já passou por isso, se conseguiu recuperar ou quem tem conhecimento e/ou experiência suficiente poder confirmar se a placa morreu de vez... Até mesmo possíveis quaisquer sugestões são bem-vindas! Tô abalado com a provável perda dessa vga... :(

Antes que perguntem, já testei em outra AGP, outra vga na minha AGP e também outra fonte (dr. hank 500w). Na outra fonte, mesma coisa: a fonte liga por milésimos de segundo e desliga.

Ps.: Eis a placa... :unsure:

post-62516-1388494583067_thumb.jpg

Postado

Bom, quando você ligou a outra vga funcionou então, correto?

unica forma de saber se a placa morreu é testando em outro pc!

se nao ligar morreu, se ligar tem algo errado no seu pc, ai a gente vai ter de analisar :D

mas poste a configuração completa do pc por favor ^^

Postado

Bacana, resposta rápida! =]

Sim, testei em outro pc...

Antes que perguntem, já testei em outra AGP, outra vga na minha AGP e também outra fonte (dr. hank 500w). Na outra fonte, mesma coisa: a fonte liga por milésimos de segundo e desliga.
...mesma coisa. Eu quero saber se alguém pode me dar uma luz, indicar um milagre, essas coisas. Não acredito que deu perda total na vga assim, de uma hora pra outra, sem sintomas, artefatos, nada. No dia anterior tava jogando Crysis, Call of Duty 4 e derivados com ela ainda, tudo ok, 100%, lindo e perfeito pra hipotética capacidade dela...

Minha configuração é:

Pentium 4 2.8ht 478

1GB DDR 400

3HDs (dois de 40GB IDE e um SATA de 160GB)

Fonte Seventeam 420BKV

Placa-mãe ECS 848P-A Deluxe

Gravador de DVD

Voodoo 4500 PCI (substituindo a 6800... :P)

Windows XP SP2....

Ainda tem uma fan frontal 120mm jogando ar pra dentro e uma traseira 80mm pra fora...

Postado

Bom cara, se você testou a vga em outro pc e nem sinal é bem provavel que ela tenha morrido!

E se você tava jogando todos os jogos citados sem da artefato nem nada é meio estranho, porque antes da vga morrer ela começa a "agonizar"!

Tem um negocio que um tecnico em eletronica daqui faz, que pode parecer coisa de louco mas ele ve as peças queimadas assim: Pega um secador e passa na vga, nos chips e peças, a peça que fica diferente depois de passar o secador ta queimada!

Se o tecnico faz isso é porque funciona :D

Postado

Hahahaha, tá brincando né? :P

Bom, quando eu não tiver mais nenhuma opção, vou tentar esse procedimento.

O interessante é que ela "funciona" sem o conector de energia. Meu precário raciocínio leva a deduzir que o problema tá nesse setor, quem sabe até em algum capacitor...

Talvez um técnico eletrônico com um multimetro (ou um secador.. :bigs:) possa descobrir isso...

Valeu até o momento Harrykdash! :joia:

Ah, descobri um caso bem semelhante na net, o problema é que não chegaram a uma resolução que me ajude muito...

http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=216190

Postado

da uma olhada no conector auxiliar de energia e vê se não tem nada de errado ou mais escuro!

sem o conector de energia liga o cooler dela?:huh:

pode ser ai o problema também!

Hahaha, mais a do secador por incrível que pareça é verdade kkkkkk!

Opa, preciso só posta :D

É jaja eu vou lê o que tem nesse link ai ;)

Postado

Harrykdash:

No conector de energia dela não consigui diferenciar nada anormal a olho nú ao menos... Quanto ao conector da fonte, tentei quase todos os conectores das duas fontes que eu citei acima, inclusive uma genérica depois, mas essa nao conta.

Bom, sem o conector, ligar ela liga, acende inclusive o led vermelho que tem embaixo dela. Não lembro se o cooler dela chega a ligar, mas acho que liga sim. Contudo o "ligar" se resume ao biiiiiiip mesmo...

jaquelane:

Já. Mas o problema está relacionado ao conector de energia mesmo, pois ao ligá-la plugada na energia, as fontes melhorzinhas (Dr. Hank e Seventeam) ligam e desligam quase instantaneamente e a genérica nem liga. E desplugado o conector de energia dela, a placa e fonte ligam, porém com o biiiip constante da vga.

Postado

Perguntei do conector de energia porque teve um cara aqui, que "pifo" a 8800gts dele, e e tava com umas manchas escuras perto do conector de energia, tipo marcas de queimado!

isso é meio estranho também, se ela liga era pra mandar imagem pro monitor oO

se liga então não queimo, tem alguma coisa errada.

mas o jeito vai se manda em algum técnico ao menos pra ver se alguma peça ou capacitor ta danificado ou queimado!

Postado

Analisando o PCB, percebi algo que acredito não dever estar ali...

Olhem vocês mesmos, a segunda imagem é o detalhe no D505.

Alguém sabe que componente é esse e se é possível substituí-lo?

post-62516-13884945836727_thumb.jpg

post-62516-13884945837576_thumb.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...