Ir ao conteúdo

Remover Portas COM: Como fazer?

marcelotinoco

Posts recomendados

Postado

Amigos do fórum;

Venho pedir uma ajuda de forma urgente pois preciso instalar um adaptador Bluetooth no meu PC (Já até instalei mas não está funcionando conforme o esperado) visando utilizar um aplicativo no meu smartphone (N95) que acessa por Bluetooth o mouse do PC e o substitui utilizando um dispositivo deste N95 chamado Acelerômetro, permitindo que desta forma, eu possa assumir o mouse do PC com meu N95 e apenas com os movimentos no aparelho eu movimente o cursor e acione os ícones do desktop. Mas, para que o app funcione de forma perfeita, quando instalo a parte do software deste app no PC, ele reconhece e destina uma porta COM acima da COM10 para este fim, o que o software não suporta. Fui orientado por um membro da comunidade da qual participo a limpar as portas COM de dispositivos inativos que não mais estão ligados ao meu desktop mas que ainda ocupam indevidamente as portas entre COM5 e COM10. Se conseguir liberar ao menos algumas portas, como ele fez e conseguiu, poderia direcionar este app para uma porta abaixo da COM10 (Ele conseguiu com a COM8) e assim rodar o app e funcionar perfeitamente. A dica que ele me deu: "Abra a linha de comando do windows (CMD) e digite: set DEVMGR_SHOW_NONPRESENT_DEVICES=1

Deixe a janelinha do command aberta (senão perde a variável) e abra o gerenciador de dispositivos. Na aba Exibir clique em Mostrar dispositivos ocultos. Repare que apareceu algumas coisas que você achava que já tinha sido desinstaladas a muito tempo. Muito provavelmente coisas que tão segurando portas COM sua. Dê uma atenção especial, é claro, à parte que fala das portas COM e LPT."

Fiz isto, porém ao abrir o Gerenciador de Dispositivos e marcar "Exibir ocultos", só aparecem as portas COM1 e COM11. Aqui entra o meu pedido de ajuda: Alguém poderia me ensinar como liberar estas portas de COM5 à COM11 (Já que a primeira porta que o PC achou para instalar o adaptador Bluetooth foi a COM11, indicando assim que as anteriores estão ocupadas) para que eu pudesse utilizar este app? Aguardo a ajuda de todos para que eu resolva este urgente problema. Grato, Marcelo Tinoco.

Postado

Por favor... Onde estão os membros deste fórum... E será que podemos mesmo chamar de fórum? Ninguém ajuda, ninguém participa... Sejamos mais presentes para quem precisa... Marcelo.

Postado

Parceiro tenha calma com as palavras pois são muitas postagens por dia neste forum dai fica difícil responder a todas.

Mas vamos lá:

Entra em modo de segurança e tenta removelas e vê se da certo.

• 2 anos depois...
Postado
Amigos do fórum;

Venho pedir uma ajuda de forma urgente pois preciso instalar um adaptador Bluetooth no meu PC ... Aqui entra o meu pedido de ajuda: Alguém poderia me ensinar como liberar estas portas de COM5 à COM11 (Já que a primeira porta que o PC achou para instalar o adaptador Bluetooth foi a COM11, indicando assim que as anteriores estão ocupadas) para que eu pudesse utilizar este app? Aguardo a ajuda de todos para que eu resolva este urgente problema. Grato, Marcelo Tinoco.

Para reutilizar as portas COM que aparentemente estão ou estavam em uso, basta entrar no Gerenciador de Dispositivos do windows, seja XP ou Windows 7, com o adaptador conectado (bluetooth ou modem).

Dessa forma não há necessidade de entrar no modo de segurança nem alterar registros do windows através do Regedit.

Expanda Portas (COM e LPT). Clique com o botão direito sobre o dispositivo que está usando a porta COM (Ex. Serial padrão por link bluetooth (COM64)) e selecione Propriedades/Configurações de Porta/Avançado. Agora escolha uma porta que esteja 'em Uso'. Clique OK mesmo que o Windows informe que o dispositivo esteja em uso e possa haver conflito. Repita o procedimento começando da maior para a menor e pare na porta COM4. Já que as portas 1,2,3 são normalmente utilizadas para teclado, mouse e modem.

Esse problema ocorre por que muitos programas não desistalam corretamente (Ex. Bluesoleil) ou por que vários dispositivos diferentes são conectados ao PC (Ex. celulares). Assim o Windows reserva aquela porta para o dispositivo achando que um dia ele volte a ser conectado novamente. Mas há um limite de 256 portas. Portanto siga o procedimento e resolva o seu caso.

Abraços.

• 2 anos depois...
Postado
Para reutilizar as portas COM que aparentemente estão ou estavam em uso, basta entrar no Gerenciador de Dispositivos do windows, seja XP ou Windows 7, com o adaptador conectado (bluetooth ou modem).

Dessa forma não há necessidade de entrar no modo de segurança nem alterar registros do windows através do Regedit.

Expanda Portas (COM e LPT). Clique com o botão direito sobre o dispositivo que está usando a porta COM (Ex. Serial padrão por link bluetooth (COM64)) e selecione Propriedades/Configurações de Porta/Avançado. Agora escolha uma porta que esteja 'em Uso'. Clique OK mesmo que o Windows informe que o dispositivo esteja em uso e possa haver conflito. Repita o procedimento começando da maior para a menor e pare na porta COM4. Já que as portas 1,2,3 são normalmente utilizadas para teclado, mouse e modem.

Esse problema ocorre por que muitos programas não desistalam corretamente (Ex. Bluesoleil) ou por que vários dispositivos diferentes são conectados ao PC (Ex. celulares). Assim o Windows reserva aquela porta para o dispositivo achando que um dia ele volte a ser conectado novamente. Mas há um limite de 256 portas. Portanto siga o procedimento e resolva o seu caso.

Abraços.

Amigo, Só me registrei no fórum para te agradecer. Não estava sabendo como usar portas COM abaixo da COM 10 pois o programinha para conectar meu dispositivo só mostra até COM 10 e quando instalava o drive só aparecia dispositivo conectado com porta COM 11, 12, ou 13. Fiz como você descreveu e deu certo. Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...