Ir ao conteúdo

Particionando Vostro 1400 no Vista

acazarotti

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Resolvi criar este tópico para juntar as coisas (sobre particionamento e formatação) para este note.

Tenho algumas dúvidas, juntei informações (que vou transcrever como um mini tutorial) e gostaria de todos que já passaram por estes problemas pudessem cooperar.

Tenho um Vostro 1400 com Vista 32 bits. Recebi ele já com as 4 partições primárias ocupadas. Para quem ainda não sabe, parece que o Windows Vista criptografa suas partições e por este motivo, programas como o Partition Magic não podem ser usados no Vista depois de instalado.

A solução seria o particionador que vem no Windows, acessado pelo botão direito no ícone "Computador" > Gerenciar > Armazenamento > Gerenciamento de disco.

No meu caso, meu HD de 160 GB, como já disse, veio particionado de fábirca em 4 partições primárias. A 1ª com 78 MB, sem sistema de arquivo; a 2ª, chamada Recovery, em NTFS com 2 GB de capacidade, 1,37 GB de espaço livre; a 3ª meu drice C, NTFS, com 144 GB; e a 4ª, sem sistema de arquivos, com 2,5 GB.

Acontece que eu gosto de criar uma partição para meus arquivos, por razões obvias. Primeira dúvida:

1 - Para criar "mais uma partição" preciso apagar pelo menos uma das 4 primárias existentes e criar uma lógica. Qual posso apagar? Qual a função (e real necessidade) de cada uma das três partições que não o drive C, onde estão os arquivos do sistema?

Já tentei reduzir o tamanho da partição C e encontrei um problema, não pude reduzi-la mais do que metade do seu tamanho, mesmo depois de apagar as cópias de sombra, desfragmentar o disco e mudar os arquivos de paginação para a unidade D (Recovery) o problema persistiu.

Por tudo isto resolvi formatar o notebook e começar as coisas do zero.

Resolvido o problema de quais partições são importantes e para que servem, partirei então para a formatação em si.

Problema 2.

2 - Este note tem um HD Sata, e pelo o que li precisa de um drive num pendrive durante a instalção do Windows. Afinal de contas, qual devo utilizar, o Turbo Memory ou o Matrix?

Tenho os seguintes passos retirados aqui do fórum para este passo, segue para quem ainda não viu (lembrando que estou juntando as coisas)

1. Entrem nesse link (drivers de suporte da dell):

http://support.dell.com/support/down...=br&l=pt&s=gen

2. insiram o service tag (localizado na parte de baixo do notebook);

3. Façam o Download do terçeiro arquivo da sessão "Disco SATA" (chamado Intel Driver - 324kb); QUE É O MATRIX...

4. Deem unzip do arquivo em um CD ou pendrive;

5. (OPCIONAL) Insiram o disco do direct media, reiniem o pc e pressionem F12 para iniciar pelo cd, então selecionem a opção 2 para particionar o HD em duas partes e deixar o pc preparado para o media direct. Ao terminar retirem o cd do media direct, insiram o cd do windows vista e reiniciem o pc.

6. Pressionem F12 para iniciar pelo cd, e prossigam com a instalação até o momento de escolher em qual partição querem instalar o Vista, ai então apertem um botão chamado "Load Driver" no canto esquerdo inferior, ai selecionem onde estão os drivers do SATA (no CD ou PEN). Ai selecionem na lista o Intel 82801HEM/HBM SATA AHCI Controller, e pronto, não haverá mais reboot no load do windows =)

Lembrando que na bios o SATA deve estar no modo AHCI e o Flash Cache deve estar ligado.

OBS: este driver SATA indicado para download funciona tanto para a instalação do Vista quanto do XP!

Então isso também resolve o problema do SATA pra galera que usa XP. Só lembrando que o procedimento para carregar o driver antes da instalação do sistema deve ser um pouco diferente do que é feito no Vista.

Terminado este processo, preciso fazer alguma coisa com o media direct?

Quais passos devem ser seguidos após isto?

Aguardo comentários.

Valeu pessoal

• mês depois...
Postado

acazarotti,

achei este topico seu depois de acontecer um problema comigo! Vi que este driver que você fala pra usar é pra nao ter problema de reboot quando vai iniciar o sistema correto?

Pois meu note ta dando este problema depois que eu particionei meu HD pelo cd do Media Direct (usando a opcao 2 para ter uma particao para armazenar meus arquivos)!

Se for pra isso a utilidade deste driver, vou utilizar ele!

Agora o media direct nao sei como proceder, mas acho q você instalando algum software que tem no cd, você consegue utilizar o media direct! Acho q seria isso, ainda nao testei ele!

valeu!

Postado

Não daria pra fazer na seguinte forma?

Colocar o driver SATA em um pendrive;

Formatar, particionar(C e D) e instalar tudo pelo dvd do vista (mantendo as partições existentes).

Não da pra fazer assim?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...