Ir ao conteúdo

Sensor Óptico de Impressoras Como Medir ?

hobbinwood

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Sei que de um lado é um diodo led e do outro um foto-diodo, porém só consigo medir o diodo led mas o foto-diodo não porque acho eu que, só consegueria tal medição se o diodo led estivesse emitindo luz na intensidade correta.

Ai pergunto-lhes, para fazer um teste nesse sensor devo utilizar 2 multimetros como num foto-acoplador ou somente com o emprego de tensão saberei se o conjunto está funcionando ?

Agradeço desde já a força.

Postado

Sem o esquema elétrico fica difícil emitir uma opinião. você não precisa de dois multímetros pra fazer esse teste.

No caso dos LEDs, você pode remover um dos pinos do LED da placa, e colocar um amperímetro em série com o mesmo. A corrente que circula, deve estar em torno de uns 20mA. Se não houver corrente, o LED está aberto. Levantando esse pino, você tb pode verificar com o multímetro, no teste de diodos, se o LED não está em curto, tb.

No caso do fototransistor, mesma coisa. Levanta o pino do coletor, e veja se existe corrente circulando quando o mesmo for iluminado. Sem luz, corrente zero. Mas esse teste não garante que o transistor não esteja em curto. Pra isso, seria melhor remover ambos os componentes e testá-los fora. Um outro teste que pode ser feito no transistor tb, é verificar a tensão no coletor, mas isso depende da forma como o fototransistor foi polarizado. Se o emissor do transistor estiver ligado ao terra, a tensão de coletor quando ele estiver conduzindo, vai ser em torno de 0,7V. Com ele cortado, a tensão tende a ser igual o VCC, mas, como eu disse, depende do projeto, e sem o esquema é complicado.

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!