Ir ao conteúdo

Overclock em CORE 2 DUO E7200 + MB ASUS P5Q

hansho

Posts recomendados

Postado

Gostaria de ajuda pra fazer um overclock com esse processador e placa mãe, pois não entende muito de over, essa mobo tem varias opções de over...até de +^^

Bom eu gostaria de deixar ele rodando a 3.6GHz, FSB 1600 e memória a mobo suporta até 1200.

Grato desde já.Abraços

(1)Placa Mãe: Asus P5Q/FSB 1600

(2)Processador: Core 2 Duo E7200 2.53GHz/1066MHz 3MB CACHE

1

http://img253.imageshack.us/my.php?image=bigp5qoc1ml1.jpg

2

http://img253.imageshack.us/my.php?image=bigp5qoc2jx6.jpg

3

http://img253.imageshack.us/my.php?image=bigp5qoc3bb6.jpg

4

http://img386.imageshack.us/my.php?image=bigp5qoc4qw0.jpg

5

http://img519.imageshack.us/my.php?image=bigp5qoc5ft3.jpg

6

http://img519.imageshack.us/my.php?image=bigp5qoc6qo5.jpg

Obs: Imagens tiradas da net não levem em consideração as config presentes.

(3)Memórias: 2 x Corsair XMS2 1GB DDR2 800MHz PC2-6400 (5-5-5-18 1.9V)

(4)Temp: Processador(37ºC)

(5)Temp: Placa Mãe(28ºC)

(6)Temp: Memória(Não Sei)

(7)Fonte: Dr.Hank 500W Real

pw500tuspc_03_h.JPG

• Membro VIP
Postado
Já editei ali agora laguem pode dar uma força ai.^_^

Sua fonte não é confiável para overclock, mas, se mesmo assim quiser assumir o risco de livre vontade, necessitamos de mais dados.

Releia o material que o colega NícolasFH passou e veja do que precisamos.

Frequência de memória, processador, ajustes da placa mãe... Enfim, temos que saber das opções de sua bios para poder passar as dicas:D.

Boa sorte.

Postado

Bom! 3.20GHz para penryn é desperdiçar o processador.

Ele aceita de largada 3.60GHz.

FSB = @400Mhz

MEM = @800Mhz

MULT = 9x

vcore = 1.29v ~1.33v (até 1.36v depedendo do vdrop)

vdimm = 2.0v para 4-4-4-10 2T ou 1.9 para 5-5-5-15 2T

Desligue tudo que tem a ver com CPU SPREAD SPECTRUM, C1E..., SPEED STEP,

Have Fun!

^_^

EDIT1: Pode confiar nesse fonte, a menos que ela venha com algum defeito.

Sua fonte não é confiável para overclock, mas, se mesmo assim quiser assumir o risco de livre vontade, necessitamos de mais dados..

Para mim, uma fonte que segura a mais de 8 meses um E4400 Rev L2 @ 3.20GHz 1.45v somado a uma Asus 650i e uma nVidia 8800 GTS 512, é uma boa fonte.

• Membro VIP
Postado
Adicionei infos que faltava quanto a fonte pro over que pretendo acho q da, pois não quero um over muito forte.

As fotos ficaram como essa frase "Você me mostra a panela, mas, não vejo comida" hehe.

Isto é vejo os menus, mas, não as opções necessárias para poder mudar.

Não tem problema, mas, você vai ter que procurar as opções e mudar.

Vamos lá seguindo a primeira SS.

CPU Ratio= Deixe o multiplicador padrão.

FSB Frequency= 300

PCI-E Frequency= 100

FSB Strap=400

Dram Frequency= Coloque em manual e procure uma frequência próxima de sua memória. (após ter mudado FSB Frequency é claro)

Outra SS

CPU tensão= Coloque 1.25v.

Faça essas mudanças por enquanto e poste o resultado, depois nós subimos mais.

Não adianta ser afoito e colocar FSB de 400.

Boa sorte.

Postado

Alguem mais entendido de over poderia me dizer uma coisa, eu estava lendo outros topicos, c eu nao estiver errado com FSB 400 acho q meu vcore esta alto com o over que fiz?Alguem poderia me dizer se é possivel diminuir?Esta atualmente em v1.36.Grato

http://img367.imageshack.us/my.php?image=cpuidnd4.png

EDIT: Diminui o vcore que estava 1.36 pra 1.29 pra ver.

A temp do processador caiu um monte vamos ve se mantem estavel.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Você pode tentar linkBr...

Mas antes, abra um tópico exponha suas dúvidas e seu conjunto para podermos ajudar.

Leia com atenção ESTE material, que o conteúdo vai informar como postar e o que postar para pedir esse tipo de ajuda, além de alertar você com os riscos do overclock.

Boa sorte

Postado

Interessante você falar q essa fonte é ruim, você poderia me mostrar quais testes você fez para chegar nessa conclusão?

'...Sua fonte não é confiável para overclock, mas, se mesmo assim quiser assumir o risco de livre vontade, necessitamos de mais dados...."

:D

A real fabricante da Dr.Hank 500W Real é a KME, e uso uma de 500W Real, com a configuração da assinatura, a exatos 1 ano e quatro meses. Então a minha fonte não é nova, já tem um bom tempo de uso, e antes do meu C2D eu tinha P4 3.7 H.T no over, bem beberrão.

A fonte mal esquenta com a minha config (ela é DUAL FAN) e a variação nas linhas de 3.3v, 12v, e 5v é baixa (medido com o multimetro quando comprei a minha segunda 7900GS e a variação ficou dentro dos 5% recomendados, ou seja, linhas estáveis!).

Ela tem controle de sobrecarga e sobretensão, desarmando se você extrair mais que ela pode fornecer ou se a rede oscilar demasiadamente. Isso nem a HunkKey 450W faz, visto que ela explode se você consumir mais do que ela pode fornecer.

A única parte negativa da série "PW" da KME é a eficiência. Infelizmente é de apenas 65%, ou seja, ela consome mais para te fornecer o que você precisa, se comparado a uma fonte de 80-85% de eficiência.

Em relaçao ao ruído (ripple), infelizmente não tenho como testar isso aqui em casa, e deixo em aberto esse questão.

Olhe o meu PC da assinatura, esta fonte suporta perfeitamente QUATRO HD´s 7200 RPM, DUAS 7900GS O.C (com conector de força PCI-e), uma Abit com suporte a SLI que consome bem mais que uma PCChips comum (NB@1.58v, VTT@1.46v, DDR2@1.95v), uma placa de captura de TV e um E8400 a 3.6 com 1.35v de vCORE, DVDROM, 4 cooler de 80mm, Floppy, e 4 pentes DDR2@667 de 1GB.

A minha configuração consome, pelo que vi em sites especializados, cerca de 380W a 400W.

Essa fonte suporta, tranquilamente, tudo que acabei de citar (e com sobras aliás).

Estou com essa config a 1 ano sem o menor problema, e a única coisa que fiz na fonte foi abrir ela para limpar os dissipadores de calor, que sujam muito visto que aqui em casa tem muita poeira. Nunca tive um HD queimado, memoria queimada, problemas com BSOD, instabilidade, ou seja, problemas que possam indicar que a fonte está prejudicando o hardware.

Paguei, na minha 'DrHank', 58,00US$ no PY, e acredito que é um preço justo para o que ela oferece. Com o lucro do 'importador' ela saiu por 150R$. você poderia me dizer, por favor, qual fonte eu posso comprar por 150R$ que comporta a minha config? Por favor a série BKV da Seventeam não, não gosto dessa linha da Seventeam.

Então baseado na sua experiência, me diga porque essa FONTE é RUIM pra over? E se ela é ruim, como ela consegue suprir os 400W que a minha config consome?

Espero a sua resposta, Abraços!!

Sua fonte não é confiável para overclock, mas, se mesmo assim quiser assumir o risco de livre vontade, necessitamos de mais dados.

Releia o material que o colega NícolasFH passou e veja do que precisamos.

Frequência de memória, processador, ajustes da placa mãe... Enfim, temos que saber das opções de sua bios para poder passar as dicas:D.

Boa sorte.

• Membro VIP
Postado

A resposta para você é muito simples.

Nem toda fonte que segura uma determinada configuração por N anos de uso é considerada boa e segura para overclock.

Você considera a sua, em particular, porque não deram problemas, mas, o fato de uma fonte segurar uma determinada configuração não a credencia para ser recomendada para overclock.

Eu tenho uma Dr. Hank e sei o que ela sofre quando é forçada, e baseado nessa experiência não aprovo uma fonte que possa vir a dar problema no equipamento alheio. Por isso eu disse: "Sua fonte não é confiável para overclock" esta frase deixa claro minha posição quanto a fonte, arrisca quem quer ou confia.

Se quiseres "discutir" assunto relacionado a fontes, visite este LINK onde é recomendado, e exponha suas experiências.

Não esqueça de ler as regars.

Boa sorte.

Postado

"...Eu tenho uma Dr. Hank e sei o que ela sofre quando é forçada, e baseado nessa experiência não aprovo uma fonte que possa vir a dar problema no..."

Baseado nessa experiência de uso então? A que a sua fonte sofre quando é forçada? :huh:

???????

Não tenho mais comentários. E tb não quero mais discutir sobre isso, pois como você mesmo disse, aqui não é o lugar para tal.

Abraços e tudo de bom!

A resposta para você é muito simples.

Nem toda fonte que segura uma determinada configuração por N anos de uso é considerada boa e segura para overclock.

Você considera a sua, em particular, porque não deram problemas, mas, o fato de uma fonte segurar uma determinada configuração não a credencia para ser recomendada para overclock.

Eu tenho uma Dr. Hank e sei o que ela sofre quando é forçada, e baseado nessa experiência não aprovo uma fonte que possa vir a dar problema no equipamento alheio. Por isso eu disse: "Sua fonte não é confiável para overclock" esta frase deixa claro minha posição quanto a fonte, arrisca quem quer ou confia.

Se quiseres "discutir" assunto relacionado a fontes, visite este LINK onde é recomendado, e exponha suas experiências.

Não esqueça de ler as regars.

Boa sorte.

Postado

Estou curioso e ansioso para montar e overclocar meu novo pc q também é E7200 e MB P5Q.

ainda não montei ele, pois a fonte que encomendei (coisair 450w ou SL-8600) foi substituida por uma fonte genérica (Mtek):angry: nem vou abrir ela para tentar vender pelo mesmo valor e pegar outra bem melhor.

Mas voltando ao assunto principal... :lol:

Quem tiver configurações semelhantes e overs diferentes postem aí!:jump:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...