Ir ao conteúdo

HD Sata lento

luis.pacheco

Posts recomendados

Postado

To com um PC aqui que o HD ta bem lento, o HD é o WD1600AABS 160GB da Western Digital, não sei o que é, já formatei e o problema continua, ele é SATA II mas ta como SATA I, deve ser por causa da placa mãe.

Passei o HD Tune em modo read e recebi esse erro na aba Health, mas não tenho ideia do que é, dei uma pesquisada e não achei nada objetivo:

HD Tune Pro: WDC WD1600AABS-00PRA Health

ID Current Worst ThresholdData Status

(01) Raw Read Error Rate 200 184 51 161 Ok

(03) Spin Up Time 159 159 21 3025 Ok

(04) Start/Stop Count 100 100 0 173 Ok

(05) Reallocated Sector Count 132 132 140 539 Failed

(07) Seek Error Rate 200 200 51 0 Ok

(09) Power On Hours Count 91 91 0 7134 Ok

(0A) Spin Retry Count 100 100 51 0 Ok

(0B) Calibration Retry Count 100 100 51 0 Ok

(0C) Power Cycle Count 100 100 0 166 Ok

(C0) Power Off Retract Count 196 196 0 3061 Ok

(C1) Load Cycle Count 199 199 0 3082 Ok

(C2) Temperature 105 99 0 38 Ok

(C4) Reallocated Event Count 122 122 0 78 Ok

(C5) Current Pending Sector 200 200 0 0 Ok

(C6) Offline Uncorrectable 200 200 0 0 Ok

(C7) Ultra DMA CRC Error Count 200 200 0 0 Ok

(C8) Write Error Rate 200 200 51 0 Ok

Power On Time : 7134

Health Status : Failed

Fora a taxa de transferência, a mínima foi 1 mb/s:

HD Tune Pro: WDC WD1600AABS-00PRA Benchmark

Read transfer rate

Transfer Rate Minimum : 1.0 MB/sec

Transfer Rate Maximum : 67.7 MB/sec

Transfer Rate Average : 43.0 MB/sec

Access Time : 14.4 ms

Burst Rate : 50.7 MB/sec

CPU Usage : 2.1%

Informação dele no site da WD:

http://www.wdc.com/pt/products/Products.asp?DriveID=257

Espero que possam me ajudar,

Luis Pacheco

Postado

... sente que tá lento mesmo ??

faz o seguinte, scan disk e defrag ... depois refaça o teste ! !

Transfer Rate Minimum : 1.0 MB/sec

Transfer Rate Maximum : 67.7 MB/sec

Transfer Rate Average : 43.0 MB/sec

... a menos que o seu WD seja um Raptor de 10.000 RPM ... os valores estão dentro do padrão aceitável pra esse tipo de disco ..

talvez a lentidão não seja culpa do HD !

Postado

Olha... primeiro use HDTUNE e vá na aba "error scan" desmarque "quick scan" deixe ele completar, aí se aparecer algum ponto vermelho, seu hd está com bad block, aí você deve formatar lento, depois de formatar faça o teste de novo do HDTUNE como expliquei, se aparecer novamente o pontinho vermelho, você deve substituir Hd por um novo, se tiver garantia, eles trocam por novo!!

Boa sorte!!!

Postado
... sente que tá lento mesmo ??

faz o seguinte, scan disk e defrag ... depois refaça o teste ! !

... a menos que o seu WD seja um Raptor de 10.000 RPM ... os valores estão dentro do padrão aceitável pra esse tipo de disco ..

talvez a lentidão não seja culpa do HD !

ta lento cara, demorou muito pra formatar, e demora pra abrir qualquer programa, definitivamente ta lento. acho que é o HD por causa desse erro aí, talvez seja a fonte que não da energia suficiente, mas não sei como checar isso e não tenho outra fonte pra substituir.

o scan disk é o mesmo que o error scan do hd tune que eu passei no modo rápido e ta ok, to passando no lento e vai demorar bastante. Desfragmentar não adianta pois eu formatei e o problema continua.

Eu falei sobre a velcidade de 1mb/s porque os resultados q vi no site do HD Tune são todos com velocidade mais alta, o HD mais parecido com esse tem velocidade minima de 13 mb/s.

Olha... primeiro use HDTUNE e vá na aba "error scan" desmarque "quick scan" deixe ele completar, aí se aparecer algum ponto vermelho, seu HD está com bad block, aí você deve formatar lento, depois de formatar faça o teste de novo do HDTUNE como expliquei, se aparecer novamente o pontinho vermelho, você deve substituir HD por um novo, se tiver garantia, eles trocam por novo!!

Boa sorte!!!

passei no modo rápido e ta tudo ok, to passando normal mas vai demorar bastante.

Postado
ta lento cara, demorou muito pra formatar, e demora pra abrir qualquer programa, definitivamente ta lento. acho que é o HD por causa desse erro aí, talvez seja a fonte que não da energia suficiente, mas não sei como checar isso e não tenho outra fonte pra substituir.

o scan disk é o mesmo que o error scan do hd tune que eu passei no modo rápido e ta ok, to passando no lento e vai demorar bastante. Desfragmentar não adianta pois eu formatei e o problema continua.

Eu falei sobre a velcidade de 1mb/s porque os resultados q vi no site do HD Tune são todos com velocidade mais alta, o HD mais parecido com esse tem velocidade minima de 13 mb/s.

passei no modo rápido e ta tudo ok, to passando normal mas vai demorar bastante.

Olha, a fonte não tem nada a ver com a velocidade... scan disk é o mesmo error scan no modo rápido, mas no modo rápido não detecta direito, Mas você tem que ter paciência pra usar error scan no modo lento porque ele detecta bem profundo. Se o hd tá lento, isso pode ser que o Hd ta executando alguns programas do windows!!!

Eu sou experinte de HD!!

Se você formatou rápido, ele não recupera HD.

Se for formatar lento, ele "limpa" dados gravados profundo!!

Tenha paciência e use scan error no modo lento, demorar é normal dependendo da capacidade do seu HD!

Se demorar mais de 1 hora, seu hd está com problemas!!

Tem que trocar.

Se tiver garantia, troque logo antes de dar dor de cabeça!!!

Qualquer coisa estou por aqui pra ajudar todo mundo!!!

Boa sorte e tenha paciência!!

Postado

Acabou e ta tudo ok.

A placa mãe suporta SATA II e ta pra SATA II no HD, mas não se se ta no PC, aqui vai o info do HD Tune:

HD Tune Pro: WDC WD1600AABS-00PRA Information

Firmware version : 05.06H05

Serial number : WD-WMAP97740623

Capacity : 149.0 GB (~160.0 GB)

Buffer size : 2048 KB

Standard : ATA/ATAPI-7 - SATA II

Supported mode : UDMA Mode 6 (Ultra ATA/133)

Current mode : UDMA Mode 6 (Ultra ATA/133)

S.M.A.R.T : yes

48-bit Address : yes

Read Look-Ahead : yes

Write Cache : yes

Host Protected Area : yes

Device Configuration Overlay : yes

Firmware Upgradable : yes

Automatic Acoustic Management: yes

Power Management : yes

Advanced Power Management : no

Interface Power Management : yes

Power-up in Standby : yes

Security Mode : yes

Native Command Queuing (NCQ) : yes

Volume : Windows (C:)

Capacity : 25007 MB

Free : 13200 MB

Usage : 47%

File system : NTFS

Serial : A463-96D1

Volume : Arquivos (D:)

Capacity : 127617 MB

Free : 109469 MB

Usage : 14%

File system : NTFS

Serial : 1C7C-8BBA

Como confirmo se ta funcionando a 300 mb/s?

Tb vi no site da placa mãe esses drivers, devo instalar algum?

http://www.gigabyte.com.tw/Support/Motherboard/Driver_Model.aspx?ProductID=2581

Postado

Pelo o que me disseram em outro forum o erro que o HD Tune aponta quer dizer que tem partes defeituosas no HD, mais do que ele pode gerenciar, então meu HD ta instavel, vou usar um IDE que eu tenho aqui.

Muito obrigado a todos.

Postado
Como confirmo se está funcionando a 300 mb/s?

... he he ... está SATA 2 bunitinho, da maneira que você deseja ... mas não está a 300Mb/s ... Poderia ter 15000RPM e 64Mb de Buffer que não chegaria à essa taxa em leitura ou escrita ... esse é o limite da interface e pra atingir esse valor, só ligando vários discos em RAID ... e falo de discos tipo Raptor de 10K com Buffer bem alto ...

talvez as próximas gerações de SSD façam um bom uso do limite da interface, mas não HD's comuns ( não é qualquer Seagate de 500GB com 32Mb que chega à essas taxas !

aqui em casa, com uma Fake-Raid .. consegui uma máxima de 192Mb/s usando 3 discos Seagate de 250GB/8MB cada.

Ficou o Bicho ...

Mas o Futuro é Sólido - Adeus Latência ! Adeus Mecanica ! -_-

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!