Ir ao conteúdo

ASUS M3A78-EM vs 2x2Gb Corsair xms2 de 1066MHz - Frequência muda para 800 MHz

Dcanti

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei um kit 4Gb (2x2Gb) Corsair xms2 de 1066MHz modelo = TWIN2x4096-8500C5. Mas quando eu coloquei eles na minha placa mãe (ASUS M3A78-EM) a bios reconheceu como 800MHz.

Fui no setup, chequei lá a memória e esta realmente a 800Mhz (2x400Mhz).

Fui nas opções de configuração de jumper, defini o clock da memória para 533Mhz (x2 = 1066).

Rebotei a máquina e o CPU-z me retornou uma latência muito alta 7-7-7-24. As memórias são 5-5-5-15.

Voltei pro setup, e defini os seguintes valores:

Cas Latency (Tcl) = 5

RAS/CAS Delay (Trcd) = 5

Row Precharge Time (Trp) = 5

O que deveria ser definido por ultimo que é o Min Active Ras (Tras) que supostamente deveria ser 15, só tinha a opção auto e ficava em 24.

Os outros valores lá eram (na configuração de 533Mhz, sem ajustes):

RAS/RAS Delay (trrd) = 3

Row Cycle (trc) = 24

Gostaria de saber as seguintes coisas:

As alterações que eu fiz estão corretas?

Existe algum meio de baixar o Tras de 24 para 15, modificando a tensão da memória? ( a unica opção em que eu não mexi).

Se eu estipular essa configuração 5-5-5-15 existe alguma possibilidade de danificar as memórias?

Ou se alguem souber como fazer isso, por favor explique.

(IGNOREM) eu não sei o que significam os valores que eu defini. (IGNOREM)

Postado

A tensão esta padrão 1.85 (resetei a máquina pra ver =D, mas não repcisava ¬¬).

85eb8.jpg

Se eu colocar para o 2.1 (padrão do 1066Mhz), deve cair a latencia?

Postado

Vou fazer isso, já volto com o resultado (rezando pra acertar a latencia).

Feito, modifiquei a frequencia de novo. O Tras eu consegui ajustar, sõ não tinha visto antes (o menu meio esquisito escondeu as opções e deixou a vista só a auto, foi só apertar seta pra cima que apareceu o resto). Agora esta 5-5-5-15.

Ajustei também:

Memory over voltage: 2.1V, esta como padrão 1.85 do 800Mhz. a minha unica duvida (que me asustou um pouco), é que quando eu fui aumentando a tensão o numero foi mudando de cor (sério), terminou ficando vermelho quando eu botei em 2.1 é assim mesmo? ou eu volto pra auto?

c8b1b.jpg

Postado

Muito Obrigado pela ajuda cara, atirei as 3 super-aramas no mesmo lugar, ao mesmo tempo. Com gráfico tudo no ultra-high, não lagou em nenhum momento. Acredito que esteja otimo. Muito obrigado pela ajuda.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...