Ir ao conteúdo

"Separação" de S.O.

sobolok

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema. Instalei o XP64 num segundo HD (não em outra partição de um mesmo hd) e agora sempre que eu ligo o pc me vem o seguinte menu de opções:

image52.png

OBS: Essa imagem é genérica. No meu caso aparece a opção do XP64 de um HD e o XP32 do outro.

O problema é que eu não quero escolher o SO que vou usar assim. Eu prefiro escolher alterando a ordem do boot na BIOS. Sempre instalo assim por preferência. Da ultima vez que instalei esse xp, eu esqueci de desconectar o outro hd e sendo assim parece que eles compartilham o mesmo boot.ini. Já tentei remover a entrada referente ao outro XP, porém recebo a mensagem da arquivo ntoskrnl.exe faltoso. De qq forma não faria muito sentido remover apenas a entrada no boot.ini, porque se ambos usam o mesmo arquivo, quando eu dou boot com um o hd que eu não tirei a entrada do SO, ele liga certo. Mas quando altero a ordem de boot na bios, ele procura uma entrada inexistente no boot.ini.

A questão é: Eu quero separar esses sistemas operacionais um do outro de forma que eles funcionem independentemente. Por vezes eu preciso tirar um hd e então fico sem o pc funcionar. Como posso resolver isso sem formatar?

Postado

Esse é o Dual Boot que a BIOS reconhece, acho que não pode ser alterado, pois é o modo (único) que o computador tem de fornecer as opções de Sistemas para serem iniciados.

Em qualquer PC com mais de um Windows, isso vai aparecer, e é o jeito mais fácil de se escolher qual SO iniciar. Você pode alterar o local do Boot na Bios. No meu caso tenho que apertar Esc repetidamente na primeira tela quando ligo, e selecionar por qual unidade "bootar".

Postado

Sim, sim, quero escolher a unidade que ele bootará manualmente. Tipo. Se eu escolher na BIOS o HD "A", ele irá bootar pelo sistema do "A" sem se preocupar com o sistema do hd "B".

Quando eu instalo o windows num dos HDs, sem o outro estar conectado na hora da instalação do windows, fica exatamente como quero, mas estou tantando saber se há um modo de fazer isso, sem formatação.

Obrigado

Postado

Particularmente acho esse dual boot mais fácil, mas se assim você quer...

Iniciar -> Executar - digite MSCONFIG e dê enter.

Vá na aba BOOT.INI e altere a linha do HD removível, tipo assim, APAGANDO.

Reinicie e veja.

PS: Faça isso por livre e espontânea vontade, o Dual Boot padrão da BIOS não faz mal a ninguém, e alterar o BOOT.INI de modo errâneo pode acabar configurando o PC para bootar com o HD removível como padrão, e você ter que mudar a BIOS para Bootar com o HD normal, ao invés de trocar ela para Bootar com o removível. Tenha certeza de que a linha que está apagando seja a linha do HD secundário.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...