Ir ao conteúdo

Deep Blue - uma base com fans para notebook

Visitante

Posts recomendados

Postado

Tópico atualizado (post #3)!

Fotos do circuito quase pronto...

Postado
No final você pode até vender o projeto, esta ficando uma coisa de louco heim hehehe parabéns ficou muito massa.
Obrigado! Pelo menos por enquanto não penso em vender o meu primeiro projeto DIY. ^_^
Postado

Tópico atualizado (post #3)!

Agora, fotos do circuito com o jack da fonte... Agora só falta passar o verniz especial e parafusar a placa na base! \o/

Postado

Está pronto! :D Parafusei o circuito na base, fotos no post #5.

Só quero saber uma coisa: por que será que um dos fans está com os LEDs mais fracos? :(

Postado

Certificou se o fan tá rodando a 100% ? Se não estiver, é ligação dos fios. Pelo menos, eu tava fazendo um teste aqui, um fan que tava com LED mais fraco, ele tava rodando a 40% só, e já vou ter que fazer uma gambilogia pra rodar a 100% xD

Postado
N ta nada em curto?mesmo com os 2 trimpots no máximo ?
Certificou se o fan tá rodando a 100% ? Se não estiver, é ligação dos fios. Pelo menos, eu tava fazendo um teste aqui, um fan que tava com LED mais fraco, ele tava rodando a 40% só, e já vou ter que fazer uma gambilogia pra rodar a 100% xD
Galera, isso no máximo... Pelo teste "manual" (ou seja, colocando a mão :D), os dois estão a 100% pelos potenciômetros... Um dos fans está com a iluminação perfeita, mas o outro está com os LEDs mais fracos e um específico tão fraco dependendo do momento e do ângulo que nem parece estar aceso. Mas o fluxo está igual, a variação de temperatura também.
  • 3 semanas depois...
Postado

Ficou nota 10! :lol:

sobre os leds: Se não for problema do fan, e se inverteu os fans e continuou mesma coisa, pode ser a fonte que não tem potencia suficiente pra toca eles.

A fonte do meu modem tinha queimado eu troquei por outra com a mesma tensão e corrente (12v/0.5A), mas a potência era 0.4W e a queimada (original) 0.5W, o modem nao funcionava direito, ai achei outra identica e esta normal. "nada a ve com led SKIOASKOAO. so um exemplo mesmo".:D

boa sorte na solução!

abraço

Postado
Ficou nota 10! :lol:

sobre os leds: Se não for problema do fan, e se inverteu os fans e continuou mesma coisa, pode ser a fonte que não tem potencia suficiente pra toca eles.

A fonte do meu modem tinha queimado eu troquei por outra com a mesma tensão e corrente (12v/0.5A), mas a potência era 0.4W e a queimada (original) 0.5W, o modem nao funcionava direito, ai achei outra identica e esta normal. "nada a ve com led SKIOASKOAO. so um exemplo mesmo".:D

boa sorte na solução!

abraço

Cara, eu acho que não é por causa da fonte não... É uma fonte de 12V/2A, e os dois fans juntos não chegam a 0,8A... Além disso, isso só começou a acontecer depois que coloquei o circuito para controle de potência, antes, com a mesma fonte, funcionava tudo normal.
Postado

acho que você acabou de matar a charada, o transistor do controlador do fan que ta com leds fracos pode estar com problema,ou alguma trilha fina demais(ja mediu a tensão na saida do regulador do fand com leds fracos??se não tiver 12 ta com problema mesmo

Postado
acho que você acabou de matar a charada, o transistor do controlador do fan que ta com leds fracos pode estar com problema,ou alguma trilha fina demais(ja mediu a tensão na saida do regulador do fand com leds fracos??se não tiver 12 ta com problema mesmo
As duas saídas estão iguais e normais... :(
  • 3 meses depois...
Postado

Gostei do projeto e da execução dele, mas paciencia eu não tenho.

Queria saber se dá pra comprar uma base pronta de 5v e adaptar pra ela funcionar em 12v quando precisar?

Falou

Postado
Gostei do projeto e da execução dele, mas paciencia eu não tenho.

Queria saber se dá pra comprar uma base pronta de 5v e adaptar pra ela funcionar em 12v quando precisar?

Falou

Acredito que não... As bases de 5V normalmente vêm com fans de 5V, e, se você ligar fans de 5V em 12V não vai ser muito bom. :D Só se você modificar a base e colocar fans de 12V, mas não sei se vale a pena, considerando-se o preço dessas bases prontas.
Postado

Valeu pela resposta, acho que vou comprar o de 5v pela praticidade.

Depois se eu quiser adicionar um cooler 12v eu perco a funcionalidade em 5v?

Se tivesse um adaptador pra o de 12v funcionar em 5v seria bom.

Postado
Valeu pela resposta, acho que vou comprar o de 5v pela praticidade.

Depois se eu quiser adicionar um cooler 12v eu perco a funcionalidade em 5v?

Se tivesse um adaptador pra o de 12v funcionar em 5v seria bom.

Se você ligar um fan 12V em 5V ele vai rodar sem problemas, mas bem devagar. O que eu fiz aqui é mais ou menos isso, só que eu regulo a tensão pelo circuito (de 12V a 0V).
  • 4 semanas depois...
Postado

Tem umas ventoinhas que funcionam em 220V de 12cm, elas são muito fortes e dá pra usar um controlador de velocidade super preciso da pial legrand, vendido em módulo pial plus em lojas de material elétrico residencial, inclusive ele tem a função de desligar quando chega no minimo, vou colocar duas dessas dentro do PC no verão com essa controladora pronta, mas dá pra usar em base de notebook também e o bom que não precisa de fonte, liga direto na tomada.

Postado
Tem umas ventoinhas que funcionam em 220V de 12cm, elas são muito fortes e dá pra usar um controlador de velocidade super preciso da pial legrand, vendido em módulo pial plus em lojas de material elétrico residencial, inclusive ele tem a função de desligar quando chega no minimo, vou colocar duas dessas dentro do PC no verão com essa controladora pronta, mas dá pra usar em base de notebook também e o bom que não precisa de fonte, liga direto na tomada.
Que legal! Não sabia que tinha isso... É bom para quem quer colocar e ligar, sem ter que montar circuito nem nada. Obrigado pela dica!
Postado

O Problema desses fans é o ruído, tem uns da ADDA que chega a um ruído absurdo (e um cfm tambem :D )

• 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!