Ir ao conteúdo

Deep Blue - uma base com fans para notebook

Visitante

Posts recomendados

Postado
cara onde você achou os grills ??
Cara, comprei na Spon, mas não sei se ainda vendem...
Postado

Cara, preciso da sua ajuda...eu fiz tudo conforme seu tutorial...JURO kkkkkkkkkkkkkk mas assim que liguei e girei o potênciometro (qualquer um dos 2 na vdd acontece a mesmo coisa com os 2) ele simplesmente começa a torrar (to exagerando um pok) até que queima de vez e já era.... perdi 4 potenciometros...mudei a posição do plug femea da fonte e nada...nao sei onde ta o erro...os componentes q tenho são o TIP31 C e os pot de 10K (q agora n tenho mais porque fritou) mas nao funciona de jeito nenhum....

to mandando a foto do circuito q mandei....já olhei e não acho nada de diferente...

ai vai.....

p2111101824.jpg

não liga pra solda em curto porque foi quando tirei os componentes pra reaproveitar na próxima placa que eu for fazer....

nada estava em curto (solda errada) testei.....se puder da uma olhada e ve se tem algo errado....

abraços !!

Postado

Outra coisa.....a linha de cima que liga no plug fêmea da fonte está maior q na sua que fica no meio porque preferia assim para encaixar melhor o plug da fonte....

o problema pode ser no tip31C ??? como testo ??? kkkkkkkkkkkkkk cara to no desespero nao sei o que acontece....tem alguma dica ????

pelo amor de DEUS !!!

kkk

Postado
Cara, preciso da sua ajuda...eu fiz tudo conforme seu tutorial...JURO kkkkkkkkkkkkkk mas assim que liguei e girei o potênciometro (qualquer um dos 2 na vdd acontece a mesmo coisa com os 2) ele simplesmente começa a torrar (to exagerando um pok) até que queima de vez e já era.... perdi 4 potenciometros...mudei a posição do plug femea da fonte e nada...nao sei onde ta o erro...os componentes q tenho são o TIP31 C e os pot de 10K (q agora n tenho mais porque fritou) mas nao funciona de jeito nenhum....

to mandando a foto do circuito q mandei....já olhei e não acho nada de diferente...

ai vai.....

p2111101824.jpg

não liga pra solda em curto porque foi quando tirei os componentes pra reaproveitar na próxima placa que eu for fazer....

nada estava em curto (solda errada) testei.....se puder da uma olhada e ve se tem algo errado....

abraços !!

Cara, uma pergunta: você tem acesso a algum multímetro? Me parece que as soldas dos transistores estão em curto, não? Eu acho que você poderia refazer as soldas com menos estanho...

Espero que ajude!

Postado

Então cara q nem te falei la em cima...curto certeza que nao é...tenho multimetro sim...mas curto n é ...q nem falei no post meu lá em cima nao liga pra solda porque nenhuma estava em curto...ta zuado porque na hora de tirar os componentes tirei chateado e fiko td zuado ...mas n é curto nos transistores nao...

o que pode ser você acha ???

Postado
Essa ligação ta certa ?? Do jack fêmea...

jackj4femeadc.th.gif

É só você ver o lado que você quer ligar o cabo. Cuidado: preste atenção na ligação do macho para ficar fase no fase e neutro no neutro.
Postado

Então na imagem que você postou Layout.jpg

fiz a ligação assim que nem coloquei na minha img

jackj4femeadc.th.gif

o primeiro pino na linha AMARELA do seu layout e o pino traseiro na linha CINZA.... o pino lateral ficou que nem o seu sem uso....

é isso mesmo ???

Postado
Tem certeza que as soldas n tão em curto? pela foto parece demais que todas soldas do TIP tão juntas

Então Pedro, que nem eu falei no meu post la em cima...certeza que não tem curto...as soldas estão toscas desse jeito porque tirei os tip31 e deixei td zuado mesmo mas antes tinha testado isso já....

curto na solda CERTEZA que não é....sei que as soldas estão bem toscas, mas isso é certeza que não...

Os potenciometros iam pro beleléu a medida q eu ia aumentando....

Engraçado que quando eu fazia a medida dos potenciometros na placa só ia até 4,77k ...tá certo ??? ou teria de ir até os 10k ??

valeu pela ajuda....queria muito fazer a bsae...mas desanimei com essa zica e nao acho de jeito nenhum o problema...

Postado

Eu to lendo em alguns lugares...olhando alguns projetos parecidos e tal....todos que eu vi que tiveram casos iguais ao meu foi porque não colocaram um resistor na base do transistor...

seria esse o problema ???

olha o que um rapaz disse..

"ligar potenciometros sem resitor na base do transistor é perigoso, ou queima o potenciometro ou queima o transistor. algo tera que limitara corrente de base"

e a resposta de outro usuário

"Exatamente!

Certa vez fiz um circuito desses, "acendeu" dentro do potenciômetro e saiu fumaça"

IGUALZINHO o que aconteceu comigo...

agora minha pergunta é....qual seria o valor dessa resistência ?? qual a conta que faço para saber qual resistor usar ??? limitar a corrente em quanto ???? Qual resistor usar para conseguir extrair a máxima corrente que o meu fan precise ??

Postado

O meu cooler puxa no máximo 0.40amp ou seja 400mA certo ?

Então eu teria de colocar um resistor que limitasse a corrente em 0.40 ?

Se eu colocasse um resistor de de 27ohms limitaria em 0.444... estaria certo ? Ou um de 22ohms que limitaria em 0.5454 ???

Tá certo isso que to falando o to falando ***** ?

Desculpa posta tantas perguntas assim...

Postado

Cara, você tem certeza que você usou um tip31 ??? porque pelo que li o tip31 por ser NPN precisa de resistor e um tip42 por exemplo não precisaria...olha..fiz e refiz...fiz na matriz de contato também e continua mesma coisa....é so mudar no pot que começa a fritar....tenho certeza absoluta que não é curto e agora ainda mais por ter feito na matriz de contato..

Não sei mais o que pode ser, na montagem com certeza não é...

abraços !

Postado
Cara, você tem certeza que você usou um tip31 ??? porque pelo que li o tip31 por ser NPN precisa de resistor e um tip42 por exemplo não precisaria...olha..fiz e refiz...fiz na matriz de contato também e continua mesma coisa....é so mudar no pot que começa a fritar....tenho certeza absoluta que não é curto e agora ainda mais por ter feito na matriz de contato..

Não sei mais o que pode ser, na montagem com certeza não é...

abraços !

Uma pergunta besta: você ligou o transistor do lado certo? Você também pode usar pots de 100K, se não me engano, não faz diferença.
  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...