Ir ao conteúdo

Vale a pena investir em fonte para economizar energia?

Carpa

Posts recomendados

Postado

Bom, gente, estou com sério problemas financeiros e preciso cortar gastos.

Aqui em casa um dos luxos que dificilmente abriremos mão será o uso do PC -- principalmente no caso de minhas irmãzinha, que usa bastante e não tem consciência pra economizar...

Portanto, passei algumas horas hoje pesquisando na internet e tentando descobrir se vale a pena trocar as fontes genéricas dos dois PCs aqui de casa para economizar na conta de luz.

Com minhas contas noobs -- pois sou péssimo em matemática e não entendo nada de energia -- cheguei a conclusão que posso economizar mais de R$ 400,00 por ano fazendo isso. Gostaria da ajuda de vocês, experts, para confirmar isso. :lol:

-----

Seguinte, aqui em casa temos dois computadores antigos e com as fontes mias genéricas possíveis (aquelas que vieram em gabinetes simples e já tem mais de 3 anos de uso).

Meu PC fica ligado em média 6 horas por dia, enquanto que o das minhas irmãs fica on cerca de 17h diárias (sim, elas são ****...) Eu ainda desligo o monitor ou boto pra hibernar quando vou ficar away por uns tempos, mas elas nem isso fazem...

Usando a Extreme Power Supply Calculator, cheguei à conclusão de que meu PC gasta 265w e o delas, 305w (tenho um P4 423 com LCD e elas um Duron socket A com CRT).

Num site que achei no google e já esqueci o endereço, um carinha dizia que basta multiplicar os watts do PC pelas horas de uso e depois dividir por 1000 para calcular o valor de kwh gastos num período determinado de tempo.

Fazendo essa continha, que não sei se está certa, cheguei aos valores de 47,7 kwh e 155,55 kwh para cada PC, num período de 30 dias. Assim, cheguei à conslusão que, atualmente, gasto cerca de 200 kwh com PCs por mês.

Só que essa seria a conta num mundo ideal com fontes com 100% de eficiência, certo? Como minhas fontes são uma porcaria, eu acabo gastando bem mais energia que isso.

Pesquisei na net e achei um consensso de que fontes genéricas tem uns 50% de eficiência, ou seja, eu estou gastando 50% a mais nos PCs. Esta conta, se estiver certa, eleva meu consumo mensal para cerca de 300 kwh, certo?

Fuçei aqui na conta de luz e vi que cada kwh custa cerca de 50 centavos. Portanto, acho que é correto assumir que estou gastando cerca de R$ 150,00 de luz por mês com os PCs.

------

Ok, presumindo que todas essas contas estão certas, se eu turbinar os dois PCs com boas fontes, que tenham cerca de 85% de eficiência, ao invés de desperfiçar 50% do que gasto, passarei a desperdiçar cerca de 15%, correto?

Isso teoricamente diminuiria meu consumo mensal de 300 para 230 kwh, e, consequentemente, a conta de luz com os PCs cairia para R$ 115,00.

Isso geraria uma economia de R$ 35,00 por mês e R$ 420,00 por ano, o que faria uma baita diferença aqui (diferença essa que pode ser ainda maior se eu trocar o monitor CRT delas por um LCD).

----

Minhas dúvidas:

1) Minhas contas tão certas ou derrapei legal na maionese? XD

2) Caso as contas estejam certas, que modelo de fonte os amigos recomendam para eu colocar nos PCs (um que tenha o melhor custo x eficiência)?

---

Ufa, acabou!

Nossa, como eu escrevo XD

Obrigado a todos que sequer leram isso tudo e um duplo obrigado a quem fizer a gentileza de me ajudar.

Valeu, gente! :lol:

Postado

Essa potência calculada pelas calculadoras desses sites dão o consumo de pico do seu PC, uma situação rara, quase nunca alcançada, o consumo normal de um PC, arrisco dizer, fica uns 70% a baixo da potência de pico.

A troca da fonte reduziria o consumo mas acredito que muito pouco, levaria muito tempo para você tirar o investimento das fontes e começar a sentir diferença no bolso, mesmo que seja mínima.

Para reduzir o consumo dos PCs eu iria agir de outro modo:

Primeiramente removeria qualquer estabilizador, nobreak ou módulo isolador que tiver ai, esses equipamentos desperdiçam em média 10% de energia na forma de calor, além de que em mais de 90% dos casos eles são desnecessários.

Depois passaria a usar os recursos de economia de energia do próprio sistema operacional, colocaria o monitor para desligar após uns 5 minutos, depois de uns 15 minutos colocar o sistema em espera. Se o processador permitir usaria um recurso de redução de clock e do vcore para reduzir o consumo quando em idle. Sei que os processadores atuais da Intel todos tem SpeedStep, e os AMD, a partir do Athlon 64 possuem Cool 'n' Quiet, recursos de redução do clock.

E assim que possível trocar todo o PC por um conjunto mais econômico e eficiente. Processadores econômicos; placas de vídeo onboard (temos atualmente excelentes placas onboard); usar módulos de memória em quantidade o menor possível, um ou dois módulos; evitar vários HDs de pouca capacidade, um único HD de grande capacidade consome o mesmo que um de pequena capacidade, além de que quanto maior a capacidade do HD, mais rápido ele é.

Postado

Valeu pela dica do estabilizador. Sabia que eram desnecessários (tem um tópico ótimo sobre isso aqui no fórum) mas não sabia que chegaam a desperdiçar energia. Vou me livrar deles já!

Infelizmente trocar de PC é realmente impossível no momento e, provavelmente, num futuro próximo.

Também não sabia que isso das calculadoras darem consumo em pico. Terei que rever minhas contas. Valeu :)

Quanto às dicas de por pra hibernar ou standby, eu já faço isso aqui no meu. Probema é que 90% do tempo que meu PC está ligado é pra fazer algum download, portanto, só posso mesmo economizar no monitor.

Já as duas irmãs que revezam o uso do outro PC ficam com ele ligadão cerca de 17h por dia direto mesmo, sem descanso. Uma fica lendo e-books e a outra no msn/orkut. Por isso pensei em trocar o monitor delas por um LCD e a fonte por uma melhor...

Valeu pelas respostas :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!