Ir ao conteúdo

Quantos pcs posso conectar ?

pessurno

Posts recomendados

Postado

Amigos, o texto abaixo foram as perguntas que fiz ao suporte da dlink por e-mail anteontem (13/04/09) e a resposta por eles obtida. Ou eu não entendi a resposta ou simplesmente eles nem sequer leram o e-mail.

Caso alguém possa ajudar, agradeço.

Segue abaixo:

O e-mail |

Olá, meu nome é Luiz Paulo. Dias atrás comprei um Roteador Wireless D-Link DI 524 com o fim de conectar 23 computadores (montei uma Lan-House) utilizando Windows XP em uma rede interna com acesso á internet, sendo 1 em uma das portas ethernet com Windows XP Professional com Sp3 (onde roda apenas o programa de controle de acesso às máquinas clientes) e os outros 22 com Windows XP Home Edition com SP3 na rede sem fio. Não há barreiras significativas que atrapalhem o sinal. É necessário que faça alguma configuração diferenciada ? Há algum problema de conflitos com aparelho de telefone ou aparelho de som (com rádio)?. Notei que há outras redes próximas, através do programa Netstumbler, verifiquei os canais utilizados e coloquei a minha rede em um canal livre (canal 7). Configurei o router normalmente, com criptografia wep, coloquei nas placas de rede sem fio (todas da Intelbras WPG 200) o ip que o router disponibilizou, obtive sucesso , realmente não houveram maiores problemas. O link de internet é da Virtua de 12mb. De acordo com as configurações que possuo, o meu Roteador pode sofrer com problemas de conexão, exemplo, as máquinas ficarem desconectando da rede ou o router ficar sobrecarregado, travando e ou reiniciando?. As máquinas não serão usadas para downloads, até porquê o Vírtua determina um limite, 8 destas máquinas possuirão jogos online mas não serão sempre utilizadas, a procura hoje é somente por internet, melhor dizendo, Orkut e MSN. Este meu Roteador atenderá a minha necessidade ou seria necessário um Roteador mais potente para devido fim? A loja ainda não foi aberta, pude apenas testar deixando todas as máquinas ligadas por um período de 10 horas seguidas, mas não havia utilização das máquinas a não ser o programa de controle da lan-house, nada mais.

Desculpem por tantas perguntas e tantas explicações, mas gostaria que pudessem me informar pois antes de ter comprado este aparelho (DI 524), tentei com vários outros roteadores de outros fabricantes, não tendo sucesso com nenhum deles. O único que até o momento está funcionando é esse que possuo e não queria ter problemas. Caso acreditem em qualquer possibilidade de falha no meu equipamento, peço-lhes com a maior humildade que me ajudem e me informem o que posso fazer para não ter problemas e usar um bom equipamento.

Desde já agradeço a atenção e aguardo respostas ( positivas!).

Um abraço!

A resposta da dlink |

Prezado Sr. Luiz,

A qualidade do sinal varia de acordo com o ambiente em que o aparelho está localizado e as aplicações utilizadas na rede. O DI-524 suporta até 32 adaptadores sem fio, mas lembre-se que foi fabricado para uso doméstico e em pequenas empresas.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

A minha contra resposta |

Como havia explicado no texto acima, trata-se de uma pequena empresa com 23 máquinas, uma com Winxpsp3 professional, conectada na porta wan do router e outras 22 máquinas com winxpsp3 home edition conectadas ao router através de placas de rede wireless Intelbras WPG 200. O router serve apenas para fazer a conexão destas 23 máquinas à internet e a conexão interna de rede, sendo o computador com winxpsp3 professional utilizado como servidor do programa de controle da lan-house e portador de duas impressoras. Não existem barreiras na conexão , com distancia máxima de 7 metros do pc mais distante ao roteador. Existe no local 1 aparelho de telefone sem fio da GE de 900mhz e 1 aparelho de som com rádio.

É necessário que eu faça alguma configuração para que obtenha máximo desempenho e para que não haja problemas de desconexão das máquinas da rede wireless?

Aguardo.

Postado

Caro Pessurno

O DI524 e um gateway com funções de access point, incluindo uma switch de 4 portas, ou seja, é um 3 em 1. É um equipamento mais de uso amador (caseiro) do que profissional (uma LAN House). A D-Link sempre irá te dizer que o equipamento suporta até 32 pontos ou adaptadores. No teu caso, sugiro colocares, pelo menos dois APs de uso semi-profissional ou profissional, de padrão G de 108Mbps, estruturando corretamente a tua rede. Também é muito importante que todos os teus adaptadores sejam do memo padrão, ou seja, b ou g (recomendo todos no G, então), pois isso também influi no desempenho da rede wireless.

Recomendo no teu caso um projeto de rede com um profissional da área, levando em consideração, inclusive, possíveis ampliações no sistema.

Sds

Postado
Caro Pessurno

O DI524 e um gateway com funções de access point, incluindo uma switch de 4 portas, ou seja, é um 3 em 1. É um equipamento mais de uso amador (caseiro) do que profissional (uma LAN House). A D-Link sempre irá te dizer que o equipamento suporta até 32 pontos ou adaptadores. No teu caso, sugiro colocares, pelo menos dois APs de uso semi-profissional ou profissional, de padrão G de 108Mbps, estruturando corretamente a tua rede. Também é muito importante que todos os teus adaptadores sejam do memo padrão, ou seja, b ou g (recomendo todos no G, então), pois isso também influi no desempenho da rede wireless.

Recomendo no teu caso um projeto de rede com um profissional da área, levando em consideração, inclusive, possíveis ampliações no sistema.

Sds

Amigo, obrigado pela resposta.

Quais seriam no caso estes aps ou router de uso profissional?

Nesta rede que montei, não há trafego de dados significativos, apenas o de internet e o envio e recebimento da liberação do programa de controle da Lan House. Utilizei um Mymax de 108mbps mas o que acontecia era a desconexão das máquinas. Eu ligava as máquinas e ficava esperando a boa vontade delas conectarem a rede, após isso , coisa de 5 minutos elas simplesmente desconectavam. Eu conseguia ver a rede wireless no visualizador de redes do windows, mas não conectava, apenas ficava lá escrito AUTOMÁTICO. Testei com outros roteadores, o mesmo acontecia. Achei então que o problema fosse o windows, refiz tudo com outros windows e nada, dava na mesma, até com o Linux dava na mesma. Troquei as placas de rede e nada , a mesma coisa. Foi aí que tive a ideia de colocar o meu roteador lá (DI 624) antes de trocar tudo por cabo. Foi só colocar e configurar e tudo deu certo. Como fiquei na dúvida da desconexão por 3 dias deixei as máquinas ligadas por 10 horas (cada dia) e a rede não se perdeu. Troquei então o Mymax por um DI 524 e ficou tudo igual ao meu DI 624. O que fico com medo é de somente com o tráfego de internet o roteador simplesmente travar. É lógico que não vou ter as máquinas todas sendo utiizadas em 100% do dia, mas gostaria de uma informação precisa sobre ele, ainda porque eles são vendidos com a finalidade de conexão de mútiplos computadores e que na "teoria" teriam que funcionar para tal. Confesso que já estruturei muitas redes cabeadas, e tb wireless com roteadores dlink, mas nestas redes wire nunca ultrapassei 10 pcs. Todas até hoje funcionam bem, sejam elas com Linksys, Dlink ou 3com. Testei até mesmo o Belkin e o tal Pacific, mas, na grande maioria dos casos foram no máximo 10 pcs, redes domésticas e com todos os problemas de barreiras. Lá onde esta localizada a loja não tenho problemas de barreiras. Esta semana será aprova de fogo pois irão lá amanhã colocar o Virtua, daí testarei ao extremo. Se porventura souber de algum lugar com uma rede wireless de 20 pcs ou mais que esteja funcionando perfeitamente por favor lhe peço que me diga, eu entrarei em contato para uma visita de aprendizado.

Um grande abraço !

Postado

Creio que para o teu caso os equipamentos abaixo estariam mais adequados, mas lembre-se de que um projeto de rede cabeada/wireless provavelmente se faz necessário.

Ponto de Acesso D-Link Wireless AirPremier 2.4GHz 54/108Mbps Indoor

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

O D-Link DWL-3200AP é um poderoso, robusto e confiável Access Point para operar em ambientes de empresas com diversos negocios. Desenvolvido para instalações Indoor, este Access Point tem opções avançadas de segurança para os administradores de rede, permitindo-lhes manter uma administração mais completa redes wireless. O Access Point DWL-3200AP suporta Power Over Ethernet (PoE) e fornece duas antenas de alta potência para uma ótima cobertura wireless.

• Suporte WDS para seus diferentes modos de operaçãO

• Suporte de Múltiplos SSID’s

• Suporte 11g, 108Mbps Modo Turbo

• Robusto Access Point para soluções Indoor

• Suporte à PoE (Power over Ethernet), 802.3af

• Suporte WEP,

• Suporte WPA, AES e 802.11i

• Segurança Ampliada, com suporte de ACL, 802.1x e MAC Address Filtering

• Administração simples, via D-Link D-View, SNMP v3, Web, Telnet e AP Manager.

Ponto de Acesso 3COM Wireless 3CRW8760AG

Conectividade Wireless de Classe Corporativa, Segura e Confiável de 108 Mbps com recursos PoE O 3Com Wireless 8760 Dual Radio 11a/b/g PoE Access Point é uma solução wireless dual band de ótimo custo-benefício com Power over Ethernet (PoE) para empresas de todos os tamanhos. Este access point possui um rádio dual com recursos completos e funcionamento simultâneo com rádio 802.11b/g e 802.11a. Este access point oferece velocidades ultra-rápidas de até 108 Mbps em modo turbo, suportando até 64 usuários por rádio ou um total de até 128 usuários wireless no total, oferecendo espaço de sobra para crescimento.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

• O recurso PoE elimina os problemas de instalação em localidades de difícil acesso ou de difícil cabeamento, oferecendo alimentação através dos cabos de dados Categoria 5 e 6.

• Os padrões IEEE 802.11a e 802.11g suportam velocidades de até 108 Mbps em modo SuperAG para acesso de alta-velocidade e ampla cobertura

• Suporta as mais poderosas implementações dos padrões industriais WPA2, TKIP e criptografia AES, adotadas pelo governo norte-americano; também suporta clientes WEP legados

• O suporte a múltiplos SSID, de forma que SSIDs podem ser conjugados ou isolados para maior controle da segurança e flexibilidade

• O recurso para VLAN IEEE 802.1Q agrupa os usuários de acordo com os requisitos de dados ou tráfego, segmentando o fluxo do tráfego de rede em função das prioridades dos negócios

• O suporte a AAA por IEEE 802.1X ou baseado em MAC centraliza a segurança wireless através dos servidores RADIUS existentes na rede

• O controle de acessos monitor os endereços MAC dos dispositivos para garantir que somente clientes confiáveis acessem a WLAN

• O Wi-Fi IEEE 802.11a/b/g CERTIFICADO garante a interoperabilidade com outros produtos Wi-Fi certificados de outros fornecedores; suporte para usuários 11a e 11b/g

• O access point pode funcionar como uma bridge, suportando os modos ponto-a-ponto, ponto-multiponto e repetidor

• Uma interface amigável baseada em navegador web permite que você configure e gerencie os APs de qualquer lugar da rede.

Postado
Creio que para o teu caso os equipamentos abaixo estariam mais adequados, mas lembre-se de que um projeto de rede cabeada/wireless provavelmente se faz necessário.

Ponto de Acesso D-Link Wireless AirPremier 2.4GHz 54/108Mbps Indoor

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

O D-Link DWL-3200AP é um poderoso, robusto e confiável Access Point para operar em ambientes de empresas com diversos negocios. Desenvolvido para instalações Indoor, este Access Point tem opções avançadas de segurança para os administradores de rede, permitindo-lhes manter uma administração mais completa redes wireless. O Access Point DWL-3200AP suporta Power Over Ethernet (PoE) e fornece duas antenas de alta potência para uma ótima cobertura wireless.

• Suporte WDS para seus diferentes modos de operaçãO

• Suporte de Múltiplos SSID’s

• Suporte 11g, 108Mbps Modo Turbo

• Robusto Access Point para soluções Indoor

• Suporte à PoE (Power over Ethernet), 802.3af

• Suporte WEP,

• Suporte WPA, AES e 802.11i

• Segurança Ampliada, com suporte de ACL, 802.1x e MAC Address Filtering

• Administração simples, via D-Link D-View, SNMP v3, Web, Telnet e AP Manager.

Ponto de Acesso 3COM Wireless 3CRW8760AG

Conectividade Wireless de Classe Corporativa, Segura e Confiável de 108 Mbps com recursos PoE O 3Com Wireless 8760 Dual Radio 11a/b/g PoE Access Point é uma solução wireless dual band de ótimo custo-benefício com Power over Ethernet (PoE) para empresas de todos os tamanhos. Este access point possui um rádio dual com recursos completos e funcionamento simultâneo com rádio 802.11b/g e 802.11a. Este access point oferece velocidades ultra-rápidas de até 108 Mbps em modo turbo, suportando até 64 usuários por rádio ou um total de até 128 usuários wireless no total, oferecendo espaço de sobra para crescimento.

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

• O recurso PoE elimina os problemas de instalação em localidades de difícil acesso ou de difícil cabeamento, oferecendo alimentação através dos cabos de dados Categoria 5 e 6.

• Os padrões IEEE 802.11a e 802.11g suportam velocidades de até 108 Mbps em modo SuperAG para acesso de alta-velocidade e ampla cobertura

• Suporta as mais poderosas implementações dos padrões industriais WPA2, TKIP e criptografia AES, adotadas pelo governo norte-americano; também suporta clientes WEP legados

• O suporte a múltiplos SSID, de forma que SSIDs podem ser conjugados ou isolados para maior controle da segurança e flexibilidade

• O recurso para VLAN IEEE 802.1Q agrupa os usuários de acordo com os requisitos de dados ou tráfego, segmentando o fluxo do tráfego de rede em função das prioridades dos negócios

• O suporte a AAA por IEEE 802.1X ou baseado em MAC centraliza a segurança wireless através dos servidores RADIUS existentes na rede

• O controle de acessos monitor os endereços MAC dos dispositivos para garantir que somente clientes confiáveis acessem a WLAN

• O Wi-Fi IEEE 802.11a/b/g CERTIFICADO garante a interoperabilidade com outros produtos Wi-Fi certificados de outros fornecedores; suporte para usuários 11a e 11b/g

• O access point pode funcionar como uma bridge, suportando os modos ponto-a-ponto, ponto-multiponto e repetidor

• Uma interface amigável baseada em navegador web permite que você configure e gerencie os APs de qualquer lugar da rede.

Amigo, obrigado pela resposta.

Estes dois APS que me indicou, testei hoje, muito bons. Tive a oportunidade de fazer mais duas redes e utilizei-os. Achei que a rede interna ficou mais rápida com o 3com. O meu DI 524 está funcionando direitinho desde sábado quando instalaram a internet. Realmente , o acesso a rede interna é lento com ele, mas, não será usado para transferência de arquivos interna, somente internet, as máquinas são individuais e iguais nos programas utilizados. A rede interna só é usada para o acesso ao programa de controle da lan e para impressão.

Te agradeço pela dica destes aps, comprarei só eles agora.

Um abraço!

• 7 meses depois...
Postado

Pessurno,

Infelizmente sinto desaponta-lo mas eu tambem tive esse problema, e usava um cisco como roteador.

Esse problema deve-se a placa de Rede, jamais ao DI-524, o qual, em ambiente de baixa demanda suporta com certeza e tem um bom desempenho.

Eu venho desde janeiro, quando tive o problema, pesquisando, juntamente inclusive com o suporte da Intelbras, a respeito dessa falha dessa placa WPG 200, e até o driver RTL8185 do site da Realtek apresentava problemas, você jamais consiguirá utilizar essa placa em equipamentos com chipset novos usando o software fornecido pela Intelbras. inclusive intel.

A Realtek disponibilizou só agora em outubro a correção do problema, me desculpe não ter respondido antes, não tinha visto esse post.

Eu na época tive que efetuar a troca de 12 dessas placas por placas D-link.

Fiquei com 2 para testes, e com o novo driver apresentado no site da Realtek, parece que o problema foi solucionado.

Obs:

Vale lembrar que não é um problema ocasional, é para toda linha WPG 200, e o problema só é manifestado em chipsets de placas mães mais novas, em maquinas antigas essa placa roda sem problemas geralmente. a intelbras não soube explicar, pois apenas importa e redistribui.

Você pode facilmente conseguir simular o erro, executando um teste de demanda longo, por exemplo, ligando somente 2 maquinas e tentando copiar um arquivo com mais de 500 mb de tamanho para a outra, o tamanho tem que ser grande para ter tempo de diagnótico, e pude perceber que quando a utilização da rede da um pico alto, o controlador se "perde" da rede, e na api de status de conexão (aquela tela de status da conexão, que aparece quando clicamos no icone do lado do relógio) aparecerá "Nenhum" onde deveria estar o SSID da rede. dai então o pc começa a dar pequenas travadas. até renovar manualmente o endereço ip da rede sem fio. isso ocorre devido a uma incompatibilidade do sistema wireless do driver "mal acabado".

Att,

Jefferson.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...