Ir ao conteúdo

Cooler de Pentium Dual Core E2180 com Core 2 Duo E8400

silx

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Bateu essa dúvida aí...tô fazendo um UP aqui...

comprei um core 2 duo e8400 usado sem cooler para colocar no lugar do meu dual e2180, posso botar o cooler do e2180 no e8400 sem medo?! Parece que os dissipadores e coolers intel são todos iguais para todos os duo e dual, e só amentam o giro automaticamente de acordo com a elevaçao da temperatura?! Correto?! Ou alguém me desmente?!

Obrigado.

Postado

uai cara, o maior problema de cooler e encaixe na mobo. Se é intel, tem dissipador de calor intel e dá encaixe, girando tranquilo, qual o problema. Se fosse assim, só usuariam o processador com o cooler original. Há tantas marcas no mercado. O meu Core 2 Duo foi comprado OEM, ta rodando com um dissipador e cooler da Cooler Master modelo Xtream.

Postado

Como o E2180 e o E8400 possuem o TDP de 65W, o cooler dos dois devem ser o mesmo.

Já que a Intel não se dá ao luxo de projetar um novo cooler, que vem desde os P4.

O encaixe do cooler é o mesmo em todas as placas-mãe LGA775.

Ele vai encaixar e vai refrigerar, desde que seja aplicado a pasta térmica e encaixado corretamente.

Postado

NilsiMinerim, o maior problema não é o encaixe não, é se tem o mesmo poder de refrigeração tanto para duo quanto para dual, isso que eu quis questionar.

Hekinho, valeu, eu tinha chegado a esse pensamento tb que ambos são 65w, então lavei o dissipador que tava meio empoeirado, meti uma pasta térmica que vende no ebay e faz sucesso e o bicho tá rodando mais frio do quê estava com o e2180.

Obrigado pessoal.

Postado

42º ambos os núcleos usando o pc wizard para medir.

Agora a minha GeForce 7300 tá meio alto, 83º graus.

Só para referência da temperatura do local, eu tenho tenho um relógio que marca temperatura ambiente aqui na sala e ele está marcando 23.7 graus.

Postado

83º na GeForce em idle ou em full? se for em full ta alto, mas ainda aceitavel

Acho q nao tem problema nenhum usar o mesmo cooler, ja q como o amigo Hekinho eles possuem o mesmo TDP. Claro, coloca ele, passa a pasta termica e fica monitorando a temperatura!

Postado

pior que em Idle... minha bomo é a 5kpl-am, apenas 2 slots pci, daí tenho uma placa de captura e uma creative, então a placa de vídeo fica com ventilação fechada devido porque tenho duas placas pci instaladas...senão livraria o slot colado na pci express para ajudar na ventilação...

Postado
pior que em Idle... minha bomo é a 5kpl-am, apenas 2 slots pci, daí tenho uma placa de captura e uma creative, então a placa de vídeo fica com ventilação fechada devido porque tenho duas placas pci instaladas...senão livraria o slot colado na pci express para ajudar na ventilação...

Bahh q ****, nao tem como você fazer um baita furo na lateral do gabinete e colocar um fan de 120mm? dpa você protege ele com uma grelha DESSAS

Postado

Rafael-Aj, tô ligado, mas pense em um cara fresco com barulho no gabinete... não gosto de zoada no meu ouvido de madrugada....esse foi o principal motivo de eu ter comprado uma seventeam silence... eu tenho um cooler lá em casa sem rolamento, que funciona por magnetismo para diminuir o barulho, hj vou ter que tacar no gabinete...

Postado
Rafael-Aj, tô ligado, mas pense em um cara fresco com barulho no gabinete... não gosto de zoada no meu ouvido de madrugada....esse foi o principal motivo de eu ter comprado uma seventeam silence... eu tenho um cooler lá em casa sem rolamento, que funciona por magnetismo para diminuir o barulho, hj vou ter que tacar no gabinete...

AHUHAUaHUuha também so muito fresco com barulho, por isso liguei o meu q comprei por engano da zalman na entrada de 5v (ele q fica na lateral), comprei por engano, achei q era um conector de 3 pinos pra colocar na placa-mãe. Tenho também um na traseira da evercool q é controlado automaticamente pela minha placa-mãe, isso é muito bom!! veja se sua placa-mãe tem esse controlador, ligue na saida de 5v ou coloque esse seu q você sabe q é silencioso mesmo :D

Postado

Beleza Rafael, a minha mobo tem o cpu-qfan da asus que já configuro logo de cara logo após formatar ou fazer upgrade, para o modo silence, mas acho que não tem controle de rotação para o fan da mobo não, vou confirmar... qq coisa resolvo com o meu cooler só mesmo....

Só para confirmar, vocês botaram o cooler da lateral para puxar ar para fora né?! porque por mais que eu tenha certeza disto, vejo uma cabeçada de gente ainda falando para botar para puxar ar para dentro, o quê só enche de poeira...

Bem pessoal, pior que eu só tava medindo com o pc wizard, que não mostra temperatura da mobo, só do resto.... quando instalei o asus probe II , o bicho já alarmou temperatura da mobo alta em 46º / 47º... bem, coisas da vida, não vou ficar arrancando cabelo por causa disto....

Daí botei meu cooler por rolamento que falei na traseira do gabinete e não deu lá grandes resultados... os processador estagnou em 42º, ótimo, a mobo só baixou para 45º, e placa de vídeo agora foi para 83º...

Eu sei que parece muito estranho, mas tem um outro fator tb, na hora que coloquei o meu cooler, eu troquei o meu HD de 80gb 7200rpm por um de 320gb 7200rpm, que com certeza deve esquentar mais....

Resolvi já em parte, pois agora é só esperar chegar...pesquisei alguns minutinhos no pcquiet.com qual o cooler de 120mm mais silencioso, e lá diz que é um da Scythe que faz só 5,0 db de barulho, como não achei, comprei um no ebay da mesma marca que faz 7,5 db, o que é muiiiiiiiiito menor que os outros de 120mm. Agora é só eu aguardar uns 15 a 20 dias para receber enquanto vou monitorando com cuidado com o asus probe para não estourar os capacitores.

Contratempos a parte, que hoje não me abalam mais, passei de volta para compartilhar também a felicidade com a velocidade que o bichinho ficou...não sou muito ligado a jogos, minha satisfação é agilidade nos programas e na abertura deles, e estou satisfeitão com a mudança de XP/ e2180 / 1 GB kingston ddr800 / 80GB para Vista 32/e8400 / 4 GB corsair DDR 800 / 320 GB. O bichinho tá voando baixo com o vista rápido como se fosse o meu velho xp.

Abraços.

Postado

O fan lateral puxa o ar de fora e joga pra dentro do gabinete, lembre se da fisica "o ar quente sobe e o frio desce" se você tiver um cooler traseiro puxando a mesma quantidade de ar q esse lateral empurra nao tem problema de poeira nao, claro q uma limpezinha de 3 em 3 meses nao pode ser descartada!

Postado

Ok Rafael-AJ, entendi.

Bem, pessoal, não teve jeito, de madruga a temp da mobo chegou a 48º e a da placa de vídeo a 88º...imagine se fosse de dia...

Abri o gab hoje e fiz as modificações das fotos abaixo, até chegar o meu cooler do ebay:

Subi o meu cooler sem rolamento para a segunda grelha, pois tinha optado por colocar ele na mais baixa para puxar mais o ar quente da placa de vídeo.... e eu agora com um Core 2 Duo, tive que ir atrás em uma caixa de troço procurar meu velho cooler que eu usava no pentium I de 150 MHZ rssssss ... improvisei ele em uma tampa frontal de baia em pé com fita dupla face pegando ar de fora direto e jogando em cima da placa de vídeo, até meu cooler de 120 chegar.

As temperaturas depois das mudanças:

asus pc probe II - CPU 41º MOBO 41º

PC wizard: CPU 1: 41º CPU 2: 40º placa de vídeo: 75º

Considerando que estamos de dia e está sol, acho que não vai subir muito mais que isso até a chegada do cooler.

Isso aí pessoal, as fotos:

FAN1.jpg

fan2.jpg

Postado

AUHahuhuHU essa gambiarra ficou muito boa silx, lembre-se q o cooler nao depende so do barulho q faz, mas também do CFM (tanto de ar q ele joga), o cooler com o melhor CFMvs.Db era um cooler master com leds azuis q nao lembro o nome, rodei por muitas lojas e nao consegui achar.

esses furadinhos do gabinete atrapalham e muito a passagem de ar, alem de aumentar o barulho, faz o esquema coma grelha q tu vai nota uma diferença gde! vou coloca umas screen aqui:

fotoa0070v.jpg

fotoa0071.jpg

fotoa0072.jpg

fotoa0073.jpg

Como tu pode ver o gabinete é um pouco apertado, pois é errei na escolha, mas como dizem "é errando q se aprende" UahuuhhuA. O cooler frontal deixa o HD em 28º, é uma boa!

Postado

Rafael, verdade, eu até sei lo lance do CFM, mas na hora só pensei no barulho mesmo, para um cooler de 120mm, o CFM dele é baixo, apenas 24.5, mas tem um da marca noctua que tem apenas meio decibéis a mais de ruído que o que eu comprei e o CFM dele é de 35, acho que talvez eu compre ele também e venda o outro no ML.

Legal tua máquina, pena que não é um gabinete de 4 baias, se fosse de 4 baias, você talvez consiguisse eliminar um destes coolers, diminuir mais ainda a temperatura e também o barulho...

Estes processadores e fontes moderans precisam de espaço para circulação de ar....

Sim, com relação a grelha, tô ligado, com certeza, quanto mais obstáculos, maior resistência ao ar e possivelmente, maior barulho, eu vou mudar isto sim, inclusive a do fundo, como fiz o upgrade agora, tá faltando um pouquinho de coragem e de tempo para fazer isto.... deixa só o cooler chegar que me empolgo, por enquanto dá para levar assim com esse zunidinho.

Só te dou um toque, se onde teu pc fica, é de fácil acesso a baratas, cuidado para uma delas não entrar pela grelha, o problema não é nem ela, é ela fechar contato e torrar tua placa mãe, assim como aconteceu a alguns anos que eu vi na net um cara que deixava sem tampa e um rato entrou, a placa mãe fico preta em umas partes e o bicho morreu no curto lá dentro.

Postado

HUAuhauhA ja vi um cara torrando a fonte por causa de uma lagartixa. meu gabinete é de 4 baias sim, ficou cortado o gravador de dvd. nao sei se um gabinete maior ficaria mais baixa a temperatura, mas com certeza nao eliminaria os coolers, cada um deles tem uma funçao. o da frente deixa o hd numa boa, o lateral da uma força na placa de video e o traseiro puxa o ar pra fora, ja li varios posts aqui do CDH e ainda seria recomendado colocar um fan em cima (q é onde o ar quente se concentra).

A unica coisa q fica quente aqui é o processador, mas o Q8200 ja tem fama de esquentado, a VGA nao passa de 70º em full, o hd nao passa de 28º e a fonte de estão fria o fan dela gira bem pouco (ele é controlado se ela esquentasse ele aumenta a rotaçao, nao é defeito hehehe). :D

• mês depois...
Postado

Pessoal, após muito suar mesmo... quase tiro esta placa para tacar ela na rua e passar o carro em cima....cortei papelão para testar cooler na lateral em tudo que é posição e nada de baixar a temp....

Botei cooler silencioso, cooler barulhento, de 80mm, de 120mm, e o diabo a quatro, e nada....

Comprei um zalman 9500a que resfria o processador já jogando o ar quente para fora devido a posição do cooler dele e nada....

Botei este zalman que é de cobre e bem superior ao intel, expulsando o ar para direto para o cooler da seventeam que é embaixo, puxando pela fonte e nada.....

Tudo isto além do bota e tira de cooler e pasta térmica, resolvi de outro modo depois de tudo isto acima não ter resolvido nada...pois as mudanças que fiz acima, só davam esperança quando a máquina tava fria, com 30, 40 minutos já tava lá a temp em 47, 49....

O compeço da solução veio quando notei que apenas ao arrancar as tampas livres das 3 baias grandes da frente do gabinete, a temperatura já caiu legal, mas não manteve....voltou a subir aos poucos até 47º... então desliguei o cooler de 120mm que tava na base do gabinete, peguei o cooler de 80mm que tava atrás expulsando ar e colei ele com fita na frente do gabinete, de frente para o burado das 3 baias abertas....sem ligar o de 120mm...neste modo, teve hora da temperatura chegar a 29 graus...e neste momento está em 34 constante.... apenas com o cooler de 80mm na frente, o do processador (original intel) e o da seventeam, que por sinal, aparentemente está com giro mais baixo depois dessa mudança....

Resolvido o problema, então é hora de botar a mão no bolso mais uma vez :(... já que não vou deixar o gabinete com um buraco aberto na frente......espero que seja a compra por fim desta novela....

As 3 baias ficam definitivamente fora, o cooler de 80mm não vai ser usado mais e o de 120 irá subir para o lugar das 3 baias e será usado em um suporte para cooler de 120mm que ocupa as 3 baias grandes chamado baia fan que comprei no ML. Olhe as fotos aí:

A baia fan comprada é esta abaixo e a outra é a foto do gabinete agora.

Apesar da raiva e trabalheira que tive, no final vai ficar como eu realmente sonhava devido a minha irritação de barulho de zummmmmmmm vindo do gabinete...... vou poder usar o cool n' quiet da asus no modo "silence" como agora (já que eu tava precisando aumentar a rotação do cooler do processador para que ele ajudasse a refrigerar tb a mobo e agora não mais....) e vou precisar apenas de mais um 1 cooler, que conforme citei, será o de 120mm que ficará na frente girando a 800rpm fazendo só 7,5 db de barulho e fluxo de 34cfm.

Sinceramente pessoal, acho que esta série p5kpl tem erro de projeto...tô achando muita reclamação a respeito das temps...

baia.jpg

27-05-09_2233.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!