Ir ao conteúdo

Constante dielétrica, o que é isso!?

marockosu

Posts recomendados

Postado

sim irei fazer isso...

bobina.th.jpg

mosfets.th.jpg

aí estão as imagens... desculpa a demora,

ali na primeira a parte em destaque é aonde vai o dissipador já de fábrica,

mas a minha questão é porque eu não sei se a OCZ freeze pode ser aplicada alí,

se com esse "efeito capacitante" dela (da pasta) se vai causar algum dano.

já na segunda, se eu não me engano, ali é uma bobina de ferrite sem capa

e como ela ta sem capa eu queria saber, se eu poderia colocar pasta térmica lá também com um dissipador (óbvio) e se daria algum problema.

e há alguma forma prática de testar a pasta térmica pra saber se ela é condutiva? com o multímetro ou algo mais?

Postado

Todas as pastas termincas tem a indicação de "Constante dieletrica" (Na verdade, todos os isolantes vendidos comercialmente, vem com essa especificação).

Sobre usa primeira pergunta

é porque eu não sei se a OCZ freeze pode ser aplicada alí, se com esse "efeito capacitante" dela (da pasta) se vai causar algum dano.

Não aplique a pasta ali. Por pura e simples higiene. Se você observar, quando o dissipador vem instalado de fabrica, a pasta só foi aplicada no ponto de contato direto com o componente (um processador por exemplo).

Essas pastas geram pequenos campos eletrostaticos que são, literalmente, imãs de poeira..

Alem do que, deve-se evitar ao maximo que pastas, geis, ou terminais de uma parte do circuito toque (ou 'escorregue') para outra parte do circuito.

ali é uma bobina de ferrite sem capa

e como ela está sem capa eu queria saber, se eu poderia colocar pasta térmica lá também com um dissipador (óbvio) e se daria algum problema.

Por que você quer colocar um disipador de calor numa bobina??????? Bem, de quaquer forma, quando usar a pasta, use apenas o necessario para garantir um bom contato da pasta com a superficie do componente. Nada de 'melecar tudo' com a pasta Ok?

e há alguma forma prática de testar a pasta térmica pra saber se ela é condutiva? com o multímetro ou algo mais?

Irmão tenha Fé, a pasta é um isolante, tenha Fé.....

Desculpe a brincadeira, mas, a pasta não é condutiva, ela é um isolante. De qualquer forma, você pode fazer uma esperiencia com ela. Só a carater de curiosidade.

Pegue duas plaquinha de metal de mesmo tamanho, passe uma consideravel camada da pasta entre elas, e depois, ligue uma delas no polo positivo de uma bateria de 9volts, a outra você liga num uA(microAmperimetro) e o uA no polo negativo da bateria...

:lol: Você sabe o que estamos construindo????

Tente repetir a experiencia usando um alternador de 9 volts,e veja a difirencia do efeito de Corrente continua e Corrente Alternada....

:lol:

Postado

indo nos fabricantes de pasta térmica descobri uma que não sofre o efeito de capacitancia a arctic cooling mx-2, segundo o fabricante a pasta dele não conduz eletricidade e não sofre do efeito antes citado, eu vou também fzr esse "teste" aí q você indicou cacio, só eu achar por aqui um microamperimetro e um alternador,

ou o que eu poderia utilizar como esse alternador?

Postado

dê uma rapida pesquisada no google (nosso tio google sempre nos salvando) tem varios circuitos por aí que convertem conrrente continua em alternada (um alternador)... qualquer um vai servir... é só para um teste simples mesmo...:lol:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...