Ir ao conteúdo

Core 2 Duo E4600 + GA-G31M-S2L

Fábio B.

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal!

Eu sei que ja existem varios topicos com a pergunta que eu vou fazer, mas eu precisava de uma ajuda para fazer um over no meu conjunto..

Primeiramente, essa é minha configuração

GA-G31M-S2L

C2D @ 2.9 (o maximo que eu consegui até agora)

2x2 GB OCZ Fatal1ty que estão rodando a 807 kkkk

Seventeam DT-550P-AM PFC ativo..

Gabinete X-Transformer e o processador é refrigerado pelo cooler Vanquisher, da OCZ.

A minha duvida é a seguinte, eu consigo rodar o PC estavel com o OC que eu ja utilizo a um tempo, ou seja, 2.4 @ 2.9...

Nessa configuração com todas voltagens padroes, o pc roda estavel e nao esquenta muito.. a temperatura full é 54°, isso com o Orthos rodando a mais ou menos 2 horas e alguma coisa, eu sei que o certo é deixar aproximadamente 6 horas, mas como eu utilizo esse over a tempo e nao tenho problemas nao me preocupei em deixar menos tempo o orthos rodando..

Meus problemas começam quando eu tento passar de 2.9 para 3.0, quando eu realizo o over, em menos de um segundo o Orthos acusa erro, e algumas vezes ate reinicia.. o que me deixou meio assustado..

Eu queria saber se esse problema ocorre por falta de alimentaçao o suficiente, eu deveria aumentar as voltagens? até quanto é seguro?

Aqui segue uma foto da minha bios:

1zqcx0w.jpg

Me ajudem ai pessoal, abraço!

Postado

Com certeza cara! Tem que aumentar o v-core!!! É aquele ditado "cavalo anda, cavalo come"!!!

Não tem como ir subindo, subindo e subindo a frequência sem nunca subir o vcore. Uma hora dá pau mesmo!

Independente de você usar a máquina a um tempo com o over e você não ter visto nenhum erro não quer dizer que está tudo ok. Tem que deixar os programas de stress no mínimo umas 6hrs rodando pois erros podem surgir quando o processador estiver um tempo em full load. É isso que danifica o conjunto (overclock mal feito mas que aos nossos olhos está perfeito).

Com este processador e esta placa dá para subir mais mas tem que aumentar o vcore. Veja qual é o limite da voltágem de seu processador na tabela do clube e suba uns dois pontos a mais (uns 0,25v) e veja se para o erro. Parando, suba até uns 3.2GHz (sem que dê erros) e rode o programa de stress. Se porventura der erro ainda, vá subindo o vcore aos poucos e testando.

Não existe margem segura para um over. Seguro é deixar o processador e conjunto em stock. Fora isto você está correndo risco de danificar algum componente do seu micro.

Fique de olho na temperatura da CPU pois esta não pode subir muito. Caso comece a subir muito será necessário um cooler melhor!

Postado

Vou realizar o teste logo logo e posto os resultados, mas pretendo deixar em 3.0 mesmo, se subindo um pouco o vcore e rodar o teste de stress por 6 horas sem nenhum problema em 3.0 é a velocidade que eu queria atingir :)

E quanto a rodar 2 horas, na minha placa mãe antiga eu tinha feito o teste de stress por 7 horas e nao apresentou nenhum rpoblemas, por isso desta vez fiz menos tempo, a outra mobo era uma GA-945GCM-S2L.

E temperatura nao é problema, esse cooler q eu comprei , o tal de vanquisher é o bixo.. hehe, ainda mais aqui no sul que é frio

Postado

Bom galera, fui ver no vcore, e a segunda opção de tensão é muito acima da padrão, ou seja, enquanto o padrão é 1.32500, a unica opção que é um pouco maior que isso é a acima, que é 1.33125..

Como pode ser visto nessa imagem:

suwmq0.jpg

então eu estou desconfiado que eu esteja procurando a opção errada, eu estou no lugar errado ou a placa nao tem suporte para aumentar manualmente as voltagens?

Aguardo respostas, e desculpem se eu sou meio leigo no assunto , é que eu nunca mexi nas voltagens antes, ai fica um pouco complicado na primeira vez.. hehe

Abraços!

Postado
Bom galera, fui ver no vcore, e a segunda opção de tensão é muito acima da padrão, ou seja, enquanto o padrão é 1.32500, a unica opção que é um pouco maior que isso é a acima, que é 1.33125..

Como pode ser visto nessa imagem:

suwmq0.jpg

então eu estou desconfiado que eu esteja procurando a opção errada, eu estou no lugar errado ou a placa nao tem suporte para aumentar manualmente as voltagens?

Aguardo respostas, e desculpem se eu sou meio leigo no assunto , é que eu nunca mexi nas voltagens antes, ai fica um pouco complicado na primeira vez.. hehe

Abraços!

Rodei o Orthos por 10 horas no meu overclock e rodou perfeitamente como vocês podem ver:

34q34zp.jpg

Onde eu devo acertar as voltagens aos poucos para chegar em 3.0?

Como eu falei no post anterior nao tem como aumentar aos poucos, somente de 1.32500 para 1.33125, isso quer dizer q minha placa-mãe nao tem "suporte" para aumentar as voltagens aos poucos?

Ajudem ai por favor, abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...