Ir ao conteúdo

Mistérios da Informática: Por quê o cabo de rede funciona mesmo clipado de 3 modos?

DonTsTiLL

Posts recomendados

Postado

Bem, eu tenho uma lan house...

Ontem eu resolvi refazer a crimpagem de algus cabos, pois apresentavam mal contato...

Fui refazendo conforme estavam orginalmente, inclusive a ordem dos fios já que eu não possuo conhecimento aprofundado em montagem de rede... Então observei uma coisa:

A maneira certa de crimpar, com a correta ordem dos fios é essa:

(OBS: Os fios estão soltos depois do plug por que eu desencapei, esse cabo não está sendo usado...

dsc00198u.jpg

w1632.png

E agora os 2 outros modelos que estão funcionando normalmente:

Esse é o cabo original:

dsc00195z.jpg

w1632.png

E esse ja foi outro que eu crimpei:

dsc00196pci.jpg

w1632.png

Ambas as maneiras funcionam normalmente:

Agora as dúvidas:

1- Por que isso acontece?

2- Quais os riscos?

PS: No mesmo dia ocorreram 2 problemas muito estranhos:

1- A rede do nada deu desconectado em todos os computadores(10)

2- Durante o "CS", do nada uma das máquinas que havia criado a sala de jogo ao se comunicar com as outras ocorriam travadas...

PS: Os cabos que estavam do mesmo jeito mesmo antes dos problemas de mal contato e antes da re-crimpagem estavam funcionando normalmente...

• 3 semanas depois...
Postado

a diferenca das 3 formas é o tamanho do cabo...

na verdade qualquer cor em qualquer posicao dos 8 climps, estando em paralelo "ex verde no 1

o par trancado, foi desenvolvido pra diminuir o ruido "interferencias" entre os dois pontos do cabo. em cabos curtos...menos de 10 metros isso nao influi muito mas...a partir de 20 30 metros a coisa comeca a complicar

ax q e isso :)

Postado

Caro Amigo Cpp...

Estou prestes a fazer um curso de cabeamento estruturado...

gostaria de saber se você pode me adiantar alguns tipos de crimpagem...

pois o único que sei e conheço é o Bco do Vde, verde, bco do laranja, azul, bco do azul,

laranja, bco do marron e marron.

Abraços.

Postado

Quando você prepara um cabo avulso, em que você vai poder VER as duas pontas em sua mão, não faz mesmo diferença. Estará tudo certo se dos dois lados a ordem for a mesma. No entanto, para manter o alcance dos cabos sem perda expressiva do sinal, a norma recomenda usar os pinos 1 e 2 e 3 e 6 do mesmo par trançado. Em geral se usa então os pares verde/verde+branco e laranja/laranja+branco nas posições correspondentes e o alcance pode mesmo chegar a 100 metros com cabos categoria 5 sem blindagem (UTP CAT 5).

Os pinos 4/5 e 7/8 não são usados nesses casos. Em geral os pinos centrais (4/5) podem ser usados para telefonia, e assim você pode passar um sinal de rede e um ramal ou linha telefônica em um único cabo de 8 vias. Claro, você pode usar também um segundo ramal ou linha nos cabos 7/8 ou usar um ramal de KS, que usa em geral 4 fios por causa dos LEDS e tal. A conexão de rede ethernet só usa 4 vias.

Note que um conector telefônico comum, RJ11, se encaixa direitinho na posição central do conector RJ45. O conector RJ11 tem 4 vias, mas a linha vem nos pinos centrais, 2/3 e assim coincidem com os pinos 4/5 do conector RJ45 se você plugar o cabo do telefone no soquete do cabo de rede... Experimente.

Claro, você pode também usar as 8 vias do cabo de rede para passar dois sinais de rede distintos nos pares 1/2 e 3/6 e nos pares 4/5 e 7/8, desde que prepare os cabos e soquetes corretamente. Tem até alguns acessórios a venda no mercado, já prontos para fazer isso.

O problema de não seguir a norma acontece MESMO quando os cabos passam por dutos e você não tem certeza do que está na outra ponta, que pode estar andares acima ou abaixo... Isso pode gerar um pesadelo tão grande que é melhor seguir a norma e pronto...

Abraço

Postado
Caro Amigo Cpp...

Estou prestes a fazer um curso de cabeamento estruturado...

gostaria de saber se você pode me adiantar alguns tipos de crimpagem...

pois o único que sei e conheço é o Bco do Vde, verde, bco do laranja, azul, bco do azul,

laranja, bco do marron e marron.

Abraços.

EIA/TIA-568A 1. Branco-Verde 2. Verde 3. Branco-Laranja 4. Azul 5. Branco-Azul 6. Laranja 7. Branco-Marrom 8. Marrom

EIA/TIA-568B

1. Branco-Laranja 2. Laranja 3. Branco-Verde 4. Azul 5. Branco-Azul 6. Verde 7. Branco-Marrom 8. Marrom

Cara esse site aqui pode te ajudar.

http://www.jacksonneves.com.br/?m=200812

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!