Ir ao conteúdo

Rede Wireless: Micros Navegam mas não se vêem!

ELMAIL

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal!

Tenho uma rede com Modem-ADSL-500G(10.1.1.1) e switch 8 portas.

Numa das portas deste switch tenho um Roteador Wire TL-642G(192.168.1.1).

Tudo funcionando, menos o acesso entre os dois micros. Mesmo nome de rede.

Firewall desabilitados nas duas pontas e nada. Compartilhamento de rede habilitado em ambos e no mesmo formato.

Testei ping do micro que se conecta via wire no micro cabeado(10.1.1.5) e pinga normal.

Mesmo assim, um não vê o disco do outro.

Alguém teria alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Obrigado.

Elmail

Postado

Sugiro você checar se está tudo dentro da mesma faixa:

IP

Máscara

Grupo de trabalho

E se estão pingando um para o outro é porque estão com conectividade, se ainda não se "enxergarem", tente forçar dessa maneira na barra de endereços do Explorer:

\\nome-do-computador-na-rede

ou

\\ip-do-computador-que-se-quer-acessar

Postado
Sugiro você checar se está tudo dentro da mesma faixa:

IP

Máscara

Grupo de trabalho

E se estão pingando um para o outro é porque estão com conectividade, se ainda não se "enxergarem", tente forçar dessa maneira na barra de endereços do Explorer:

\\nome-do-computador-na-rede

ou

\\ip-do-computador-que-se-quer-acessar

Olá Marcos! Obrigado pelo retorno.

Relativo aos ips um micro está na faixa 10. ... outro está na faixa 192. ... Logo as máscaras estão também diferentes. O grupo de trabalho é o mesmo.

Se o rolo está nas faixas, aí terei que alterar as configurações do roteador wire...

Porém micros em redes de faixas diferentes não se comunicam ?

Aí vou pirar pois várias redes tem faixas diferentes e todos se falam... A não ser que esta seja uma REGRA para redes internas...:o

Para testar a sua sugestão de colocar direto o nome do micro na rede vou ter que esperar umas duas horas. Mas vou testar e posto aqui.

Valeu!

Elmail

Postado
Relativo aos ips um micro está na faixa 10. ... outro está na faixa 192. ... Logo as máscaras estão também diferentes. O grupo de trabalho é o mesmo.

Para sua rede funcionar bem, eles devem estar dentro da mesma faixa de IPs.

No caso do seu roteador não precisa mexer, você precisa apenas saber quais são as configurações dele.

Será que ele está com o DHCP (serviço que fornece o IP automaticamente) ativado? Se for DHCP tudo fica mais fácil é só deixar marcado a opção "Obter endereço IP automaticamente" e todos vão estar na mesma rede.

O fato de você dizer que um pinga para o outro é estranho, mas talvez seja porque são faixas semelhantes, tipo, eu lembro que tinha um modem da DLink que tanto respondia no browser por 10.0.0.1 como por 192.168.1.1 se não me engano.

Postado

Olá!

O roteador está com DHCP ativado. Mas arranjei uma outra solução que não é a que quero:

1- Coloquei o Roteador wire tl-wr642c ligado através das portas WAN - WAN do modem ADSL.

2- Do roteador wire puxei um cabo de uma de suas portas LAN

3- Este cabo liguei numa das portas do SWTICH 8 portas

4- Aí ficou: ModemADSL ---> Roteador Wire ---> Switch ---> Micro no Switch e Micro com Placa wire Pegando o Sinal wire.

Assim ficou todo mundo com a mesma faixa de ip e a mesma máscara.

O que eu não queria era:

Manter ligado, permanentemente, o Rotoeador Wire (queria ligá-lo somente quando fosse necessário).

Agora, usando ou não a rede wire, ele deve ficar ligado, pois é o "fornecedor" do sinal para o Switch (que alimenta a rede cabeada dos dados de conexão para a internet)!

Assim, posso ver todos os micros na rede, trocar dados, etc.

Mesmo achando esta solução, ainda busco a solução ideal que é ligar o roteador somente quando for necessário.

Se tiver alguma dica, por favor, manda aí!

Obrigado.

Elmail

• Membro VIP
Postado

Olá ELMAIL,

Esse jeito que está agora é o mais correto, porém acredito que de para fazer o que você quer.

Tente fazer dessa maneira:

Modem ADSL(modo roteador)>>>>>Switch>>>>Roteador(o cabo que vem do switch deverá ser ligado em uma das portas lan com o dhcp desativado).

Porém tem uma coisa, se você for usar dessa maineira com IP Fixo, o dhcp do modem também deverá estar desativado. Os IPs aí deveram ficar assim:

IP do computador: 10.1.1.100

Mascara: colocada automatica

Gateway: ip do modem

DNS: ip do modem

DNS alter: em branco

Todos na mesmo faixa como o amigo marcos falou

falou

Postado
Olá!

O que eu não queria era:

Manter ligado, permanentemente, o Rotoeador Wire (queria ligá-lo somente quando fosse necessário).

Agora, usando ou não a rede wire, ele deve ficar ligado, pois é o "fornecedor" do sinal para o Switch (que alimenta a rede cabeada dos dados de conexão para a internet)!

Elmail

Por curiosidade apenas, posso saber porque você não quer deixar o roteador TP-Link ligado?

Eu tenho um aqui, do mesmo modelo do seu, que como eu instalei num local meio alto, pra ter sinal na casa toda, liguei em setembro passado (há quase nove meses), e nunca mais desliguei. Já caiu raio, já acabou a energia, mas ele tá lá, firme e forte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!