Ir ao conteúdo

Lapidação Completa - Placa mãe-Processador-Vídeo

Posts recomendados

Postado
Bom galera, já li varios tópicos sobre lapidação de coolers. Hoje chegou o meu Cooler Master Hyper TX2, e pretendo montar a maquina amanhã. O meu processador novo é um Phenom II 940, e irei utilizar junto com o Hyper TX2 a pasta térmica Arctic Silver 5. Minha dúvida é se o uso do polidor ou massa para metais após a lapidação é muito importante, pois já procurei aqui na minha cidade e não encontrei em lugar nenhum. Alguém pode me dizer os benefícios que o polidor ou a massa "dão" quando utilizados e o que ocorre quando nao se usa nenhuma das duas opções.

PS: nas lojas eu já encotrei as lixas 400 600 e 1200 (não sei se vou comprar a 400), e eu também já possuo o alcool isopropílico.

a massa de polir ou o polidor de metais é apenas para dar "brilho" final ao processo é mais visual mesmo... já no meu caso eu usei o polidor de metais para umidecer(?) a lixa, pois a lixa d'água precisa de água para trabalhar direito

se for usar lixa, pode ser a partir da 600 mesmo... a 400 já é muito grossa, a 600 já desgasta o suficiente

Postado

justamente como o marockosu falou .. use polidores como KAOL, SILVO e BRASSO para umidecer a lixa .. esse processo é mais eficiente (pelo menos pra min foi) e server para dar um belo acabamento na lapidação ..

aconselho terminantemente a lapidar esse seu TX2 (são famosos por possuirem a base imperfeita) e você vera bons resultados

@opa123 .. ok .. agurado ansioso os seus testes e se possivel poste uma foto com esse "Tunel" ai .. parece ser interessante ..ehehe

• 2 semanas depois...
Postado

os dado do novo everest... aquele era o 4.2, defasado e eu não sabia que tinha tanta diferença

Campo Valor

Propriedades do sensor

Tipo de sensor Fintek F71882F (ISA 290h)

Tipo de Sensor GPU Diode (ATI-Diode)

Nome da Placa Mãe Foxconn BlackOps

Temperaturas

Placa mãe 38 °C (100 °F)

Processador 26 °C (79 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 25 °C (77 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 28 °C (82 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 23 °C (73 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 26 °C (79 °F)

North Bridge 39 °C (102 °F)

Diodo GPU (DispIO) 34 °C (93 °F)

Diodo GPU (MemIO) 32 °C (90 °F)

Diodo GPU (Shader) 32 °C (90 °F)

SAMSUNG HD161HJ 41R0186LEN 35 °C (95 °F)

SAMSUNG HD161HJ 40 °C (104 °F)

Coolers

Processador 2145 RPM

Sistema 1204 RPM

North Bridge 3778 RPM

GPU 2477 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.25 V

+3.3 V 3.42 V

+5 V 4.96 V

+12 V 11.88 V

No modo de espera +3.3 V 3.41 V

Bateria VBAT 3.09 V

Núcleo "North Bridge" 1.27 V

DIMM 1.69 V

sem o gabinete e temperatura ambiente em torno de 19º-20ºC

Postado

@Japannk

realmente é uma frigideira pra VGA esse FurMark.

@marocksu

poxa .. exelentes temps .. diferenciando apenas 4~6º da temp dos núcleos do processador para a temp ambiente .. parabens pelo feito ... ;D

tem como fazer agora os testem em full ou no seu case ?

Dica: vi q você ewh viciado em "Congelar seu PC" dah pra melhorar as temps do HD com simples coolers de HD (creio q você ja saiba disso), porque você não faz o investimento de dois desses e "congela" seu HD tb ...

tipo .. eu uso um no meu de 250GB e ele fica em 27ºC ..

Postado
@Japannk

realmente é uma frigideira pra VGA esse FurMark.

@marocksu

poxa .. exelentes temps .. diferenciando apenas 4~6º da temp dos núcleos do processador para a temp ambiente .. parabens pelo feito ... ;D

tem como fazer agora os testem em full ou no seu case ?

Dica: vi q você ewh viciado em "Congelar seu PC" dah pra melhorar as temps do HD com simples coolers de HD (creio q você ja saiba disso), porque você não faz o investimento de dois desses e "congela" seu HD tb ...

tipo .. eu uso um no meu de 250GB e ele fica em 27ºC ..

sim sim.. irei fazer isso é só eu terminar um projeto de casemod aqui no gabinete que eu posto os resultados dele fechado e em full

Postado

Campo Valor

Propriedades do sensor

Temperaturas

Placa mãe 32 °C (90 °F)

Processador 33 °C (91 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 35 °C (95 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 36 °C (97 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 32 °C (90 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 33 °C (91 °F)

North Bridge 36 °C (97 °F)

Diodo GPU (DispIO) 33 °C (91 °F)

Diodo GPU (MemIO) 32 °C (90 °F)

Diodo GPU (Shader) 32 °C (90 °F)

SAMSUNG HD161HJ 41R0186LEN 32 °C (90 °F)

SAMSUNG HD161HJ 35 °C (95 °F)

Coolers

Processador 1635 RPM

Sistema 1460 RPM

North Bridge 4273 RPM

GPU 2462 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.15 V

+3.3 V 3.42 V

+5 V 4.96 V

+12 V 11.88 V

No modo de espera +3.3 V 3.41 V

Bateria VBAT 3.09 V

DIMM 1.71 V

teste feito rodando o future mark e everest com teste de estabilidade

Postado

Poxa .. essas temps awe é a minha temp em iddle ..kkk

parabens .. isso mostra q com apenas uma lapidação bom feita faz com as temps do equipamento

e agora q as temps estão exelentes .. vai fazer over ? ou é só o vicio de deixar tudo geladinho (eu tenho esse vicio.. eeheh) ?

Postado
Poxa .. essas temps awe é a minha temp em iddle ..kkk

parabens .. isso mostra q com apenas uma lapidação bom feita faz com as temps do equipamento

e agora q as temps estão exelentes .. vai fazer over ? ou é só o vicio de deixar tudo geladinho (eu tenho esse vicio.. eeheh) ?

sim os dedos estão coçando para fazer isso... mas vai levar um tempo ainda... vou tentar terminar o watercooler e ver umas fans melhores pro gabinete e também lapidar direto todo o sistema novamente, como manda o figurino...

e to com uma screenshot aqui do futuremark... mas o povo de hospedagem ta de sa****m comigo nada faz upload hj ¬¬.... quando der eu ponho ela aqui pra ver a temperatura...

• 2 semanas depois...
Postado

o gabinete esta finalizado, comprei novas fans para o gabinete, fiz um casemod ou como diz o amigo edbizarro um stickermod... hehehe daí eu vou rodar o F@H e ver as temps amanhã de manhã

Postado

olha... quebrar, quebrar não quebra não... mas "quebra" a garantia, caso ainda exista isso sim quebra...

mas foi bem tranquilo... não imaginei q seria menos difícil do que parece...

bom, gabinete montado, casemod finalizado...

temperatura não muito agradável acho que em torno de 26ºC

Campo Valor

Propriedades do sensor

Temperaturas

Placa mãe 44 °C (111 °F)

Processador 49 °C (120 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 53 °C (127 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 52 °C (126 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 50 °C (122 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 51 °C (124 °F)

North Bridge 49 °C (120 °F)

Diodo GPU (DispIO) 56 °C (133 °F)

Diodo GPU (MemIO) 56 °C (133 °F)

Diodo GPU (Shader) 58 °C (136 °F)

SAMSUNG HD161HJ 41R0186LEN 25 °C (77 °F)

SAMSUNG HD161HJ 27 °C (81 °F)

Coolers

Processador 2222 RPM

Sistema 1405 RPM

North Bridge 4297 RPM

GPU 2533 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.27 V

+3.3 V 3.39 V

+5 V 5.00 V

+12 V 11.79 V

No modo de espera +3.3 V 3.39 V

Bateria VBAT 3.10 V

DIMM 1.69 V

Postado

Amigo poderia postar as fotos do case.....

Essas temperaturas aumentaram bastande com essa temperatura ambiente da sua cidade...

Acreditava eu que não iria passar de 42 o processador...

Outro detalhe.. no seu quarto tem Ar Condicionado ?

e o over quando sai ?

rsrs'

Aguardo

Postado
Amigo poderia postar as fotos do case.....

Essas temperaturas aumentaram bastande com essa temperatura ambiente da sua cidade...

Acreditava eu que não iria passar de 42 o processador...

Outro detalhe.. no seu quarto tem Ar Condicionado ?

e o over quando sai ?

rsrs'

Aguardo

penso eu que por falha minha, não coloquei que estava rodando o F@H com cliente SMP e GPU... péssimo hábito...

as temperaturas em idlle ainda não saíram, porque a máquina não está "parada"

as fotos do case estão aqui neste tópico

Postado

cara seu pc ta frio mesmo acho que vou lapidar o cooler mod que fiz(ta na assinatura)

prescisso de

lixa 1200

polidor

um dissipador para sacrificar

uma superficie plana e o que mais??

só isso??

acho que vou baixar bastante minhas temperaturas

com 2.33@2.48 tava ficando idle:39 full: 52

e tambem teno ALGUNS coolers:

fan sem marca com led 3000 rpm na baia frontal superior(duas baias)tirandoar

dois fan na tampa lateral logo abaixo da vga um spire e outro generico entrando ar

fan adda um no local para fan traseiro e outro logo abaixo da vga nos slots de espanssao colocando ar

fan adda na tampa lateral tirando ar logo atras da fonte e um fan adda tambem na baia de disquete colocando ar

e minha fonte tem um de 12 cm

você acha que essa configurassao de fan ta boa??vale a pena lapidar o meu??(é obvio que vale mais sera um grande ganho??

desculpa se postei no local errado

(teclado UK)

Postado
cara seu pc ta frio mesmo acho que vou lapidar o cooler mod que fiz(ta na assinatura)

prescisso de

lixa 1200

polidor

um dissipador para sacrificar

uma superficie plana e o que mais??

só isso??

acho que vou baixar bastante minhas temperaturas

com 2.33@2.48 tava ficando idle:39 full: 52

e tambem teno ALGUNS coolers:

fan sem marca com led 3000 rpm na baia frontal superior(duas baias)tirandoar

dois fan na tampa lateral logo abaixo da vga um spire e outro generico entrando ar

fan adda um no local para fan traseiro e outro logo abaixo da vga nos slots de espanssao colocando ar

fan adda na tampa lateral tirando ar logo atras da fonte e um fan adda tambem na baia de disquete colocando ar

e minha fonte tem um de 12 cm

você acha que essa configurassao de fan ta boa??vale a pena lapidar o meu??(é obvio que vale mais sera um grande ganho??

desculpa se postei no local errado

(teclado UK)

quanto ao material, acho que mais uma lixa de 2000 ou 2500 só pra dar o acabamento bem mais liso mesmo e um pano macio para dar um "brilho" final...

cara eu penso que compensa, apesar de que eu não fiz medições antes de lapidar, eu comprei a máquina e lapidei antes de monta-la

cara essa configuração está excelente,

só me diz uma coisa, você ta usando filtro de poeira nas de entrada?

• 3 semanas depois...
Postado

desculpa pela demora(esqueci de por pra monitora o topico,só vi hj)

vou comorar as coisas e fazer assim que der

to sem filtro de poeira

se eu coloca n perde muito desempenho???(meu pc n tem poeira dentro porque os coolers tem astante ressão e n fica quase nada de poeira

• mês depois...
Postado

amigo hoje tomei coragem pra lapidar ja desmontei tudo e limpei o cooler mas na hora de lapidar....

meu cooler é igual ao seu tem aquelas abas de metal que servem pra fixar os pinos

como voe lapidou ele ja que com aquilo fica longe da lixa??

responda rápido please:D

aqui em casa eu t ocom lixas 1500 e 2000 acho que ta bom

eu tinha feito um teste com uma lixa 211(iso mesmo 211) em uns dicipadores velhos so pra ver como era ficou lisso mais muito riscada vou usar a 1500 e a 200 no dissipador

so to esperando mas pra ficar tudo junto

eu uso detergente ou nao??vi em outros forums que isso ajuda

Postado
amigo hoje tomei coragem pra lapidar ja desmontei tudo e limpei o cooler mas na hora de lapidar....

meu cooler é igual ao seu tem aquelas abas de metal que servem pra fixar os pinos

como voe lapidou ele ja que com aquilo fica longe da lixa??

responda rápido please:D

aqui em casa eu t ocom lixas 1500 e 2000 acho que ta bom

eu tinha feito um teste com uma lixa 211(iso mesmo 211) em uns dicipadores velhos so pra ver como era ficou lisso mais muito riscada vou usar a 1500 e a 200 no dissipador

so to esperando mas pra ficar tudo junto

eu uso detergente ou nao??vi em outros forums que isso ajuda

sim essas lixas são boas... use uma base bem plana e firme q não tem erro...

cara os pontos de fixação estavam longe sim...

detergente? essa é nova pra mim.. mas acho que não teria problema não... poderia utilizar até água mesmo...

depois tira umas fotos de como estava e como ficou...

Postado

so esqueci de tirar como estava

ainda nao terminei pois n tenho polidor mas mesmo assim ta espelhado quando nao tem luz(se ta com luz voce ve os riscos)to indo tirar as fotos ja volto

dsc01612.th.jpg

dsc01613.th.jpg

dsc01617.th.jpg

esses riscos saem depois de polir???tem alguma coissa "caseira"que sirva para polir???senao so vou poder comprar o polidor na ter;a ja que é ferido,ou acha polidor no mercado??

dsc01614dp.th.jpg

aqui minha base para polir usando um pedasso de acrilico e uam tampa de aseitona ja que os pes do dissipador nao deixavam encostar

Postado
so esqueci de tirar como estava

ainda nao terminei pois n tenho polidor mas mesmo assim ta espelhado quando nao tem luz(se ta com luz voce ve os riscos)to indo tirar as fotos ja volto

aqui minha base para polir usando um pedasso de acrilico e uam tampa de aseitona ja que os pes do dissipador nao deixavam encostar

iii eu também deixei de tirar algumas fotos do processo... sem treta...

olha para polir você pode usar também pasta de dentes... de preferência aquela mais em gel... porque a com massa branca é mais" areizada"...

no geral ficou um bom trabalho... mas eu achei muito riscado... a minha lixa era mais grossa e não ficou tão riscado assim... estranho...

e quanto a pasta térmica qual você vai utilizar?

Postado

amigo

sai com meu pai e aproveitei e compreo o silvo pra polir

ja nao tem quase enhum risco mas minha mao nao tava aguentando mais e ja tinha usado todos os pedasos da flanela então amanhã eu continuo

quanto a pasta termica vou usar uma da implastec por enquanto(n tem outra aqu ina minah cidade)mas essa semana vou estar encomendando uns coolers pra um projeto meu e vou aproveitar e emcomendar uma articsilver 5 ou alguma ao nivel

irei comprar o tubo pequeno que custa 20 reais na just shop

voce recomenda alguma melhor??

posso usar na gpu e placa-mãe??ja que esses tem os componentes expostos??

antes na luz nao dava pra ver o reflexo agora ja ta dando pra ver quase totalmente so falta uns risquinhos pra tirar e acho que vai baixar muito a temperatura

pra voce ter uma ideia o cooler do meu cooler mod é de uns 3 anos atras e tava marrom de tar oxidado e nao tinah nem brilho tipo nao refletia nada paracia uma madeira com verniz fosco agora da ate pra ficar brincando de refletir a luz no olho do meu irmão kkkkk

amanha de manha eu vou terminar e posto as fotos e os resultados

pra polir demora mesmo???

meu brasso(teclado uk) ta doendo pra digitar no teclado

Postado
amigo

sai com meu pai e aproveitei e compreo o silvo pra polir

ja nao tem quase enhum risco mas minha mao nao tava aguentando mais e ja tinha usado todos os pedasos da flanela então amanhã eu continuo

quanto a pasta termica vou usar uma da implastec por enquanto(n tem outra aqu ina minah cidade)mas essa semana vou estar encomendando uns coolers pra um projeto meu e vou aproveitar e emcomendar uma articsilver 5 ou alguma ao nivel

irei comprar o tubo pequeno que custa 20 reais na just shop

voce recomenda alguma melhor??

posso usar na gpu e placa-mãe??ja que esses tem os componentes expostos??

antes na luz nao dava pra ver o reflexo agora ja ta dando pra ver quase totalmente so falta uns risquinhos pra tirar e acho que vai baixar muito a temperatura

pra voce ter uma ideia o cooler do meu cooler mod é de uns 3 anos atras e tava marrom de tar oxidado e nao tinah nem brilho tipo nao refletia nada paracia uma madeira com verniz fosco agora da ate pra ficar brincando de refletir a luz no olho do meu irmão kkkkk

amanha de manha eu vou terminar e posto as fotos e os resultados

pra polir demora mesmo???

meu brasso(teclado uk) ta doendo pra digitar no teclado

cuidado com a L.E.R. ... cara demora sim... infelizmente caso tivesse um motor daquele de carrinho com um eixo de um tamanho razoável daria para utiliza-lo hehehe...

quanto a pasta térmica... se você não for fazer over muito agressivo recomendaria esta pasta térmica

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104740491-_JM

caso você for "fãzoca" de over... eu recomendaria a "OCZ freeze extreme"

dá uma olhada aí para ver se você encontra a AS5 é boa sim... mas ela é condutiva cuidado quando for aplica-la....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...