Ir ao conteúdo

Q6600 Over + P5Q-E + Thermalright 120 Black

DaronZin

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal .. possuo um Q6600 e depois de um tempão só na vontade de fazer over (mais essa atual mobo não deixa ¬¬' ) agora comprei:

- Uma Asus P5Q-E (li muito a respeito dela e parece q ela suporta o over exagerado q vou querer fazer)

- Thermalright 120 TRue Black + FAN Coolermaster R4 + Lapidação (se for preciso) + mais a excelente pasta termica que vem com o cooler

PS:como eu comprei na alemanha ainda esta vindo os produtos (minha tia vai trazer)

a questão é o seguinte:

- Queria saber quanto em media de over com a P5Q-E + thermalright True black eu posso deixar esse Q6600 G0 ?

- Essas memorias dão pra segurar o over no Q6600 ?

Lembrando que meu case é um Clone 15064 mod com 5 Fan Coolermaster R4

agradeço pessoal

Postado

a cara quanto de over so vai da pra saber fazendo e testando eu tenho essa mobo e ela é excelente mesmo, comprei num faz nem uma semana.

bom dizem q esse thermalright True black é um otimo cooler, mas como todo air cooler so mantem a temperatura no max ate a temperatura ambiente, e em Fortaleza...

enfim poste mais dados sobre seu sistema q a galera vai poder te ajudar melhor, boa sorte =]

Postado

tipo .. o meu sistema quase completo esta na assinatura .. ;D

só vai adicionar a P5Q-E + o TRue Black + Artic coolin Extreme 9800 (pra VGA)

uso o TX2 e esta em full uns 55~58ºC e em iddle 43~45ºC ... isso sem over.. mais

queria depois q chegar a nova mobo fazer um over exagerado com ela.. deixand a CPU trabalhando em full em torno dos 68ºC e

então supondo q u TRue ira deixar minha CPU a 26º~32ºC (temp ambiente em dias quentes) eu tenho cerca de 30º~35ºC que eu poderi aumentar usando o over.

A pergunta maior é essa .. usando esse conjunto citado no inicio do post e tendo essa margem de temperatura para se aumentar (30°~35°C) eu deixo meu Q6600 em quantos GHz ?

Postado

pode chegar até FSB 400 sem fazer overclock nas memorias.

agora vai depender do processador, vi muitos destes operar a 3.6ghz com vcore de 1,44v, mas isso dependerá do processador, dos reguladores de tensão da placa-mãe (Phase).

A placa e boa, tem potencial para overclock, mas nos que fazemos overclock sabemos que ha um serie de fatores que influenciam nos resultados.

tente da seguinte forma:

FSB 333 _ Sem overvolt no vcore

FSB 366 - Vcore 1,40

**FSB 400 - Vcore 1,44

Se a placa-mãe permitir ajuste do memory clock ratio, você poderá aumentar o FSB até 400mhz sem fazer overclock nas memorias.

** Não é garantido que o sistema de boot ou fique estavel com esse vcore, as vezes e dependendo da placa-mãe, do vdrop, dos reguladores de tensão, e preciso aumentar este vcore!

Postado

Opa .. valeu pela explicação me ajudou pra caramba ... quer dizer q posso pegar ate 400 x 9 = 3,6Ghz sem mexer nas memorias ?

sobre a mobo . .ela possui sim um ajuste de ratio no caso dos Q6600 é de 6~9 o multiplicador..

as memos aqui são bem (bem mesmo) ventiladas mais creio q sejam de marcas ruins (DDR2 800Mhz 5-5-5-18), se eu fazer over nelas posso pegar mais clocks na CPU ?

tem algum problema q a mobo P5Q-E limite o over do Q6600 ?

Postado
A pergunta maior é essa .. usando esse conjunto citado no inicio do post e tendo essa margem de temperatura para se aumentar (30°~35°C) eu deixo meu Q6600 em quantos GHz ?

nao é assim q funciona nao leke

você tem de manter a temperatura o mais baixo possivel

com OC e rodando a 68° seu pc vai pras cucuias rapidinho

Postado
Opa .. valeu pela explicação me ajudou pra caramba ... quer dizer q posso pegar ate 400 x 9 = 3,6Ghz sem mexer nas memorias ?

sobre a mobo . .ela possui sim um ajuste de ratio no caso dos Q6600 é de 6~9 o multiplicador..

as memos aqui são bem (bem mesmo) ventiladas mais creio q sejam de marcas ruins (DDR2 800Mhz 5-5-5-18), se eu fazer over nelas posso pegar mais clocks na CPU ?

tem algum problema q a mobo P5Q-E limite o over do Q6600 ?

Bem é só travar elas em 333MHz (667) você vai ter uma margem mais ampla para as memórias subirem. Eu aumentei o Vdimm pra 1.9, se suas memórias não forem no mínimo razoáveis, não faça isso. O clock do seu cpu vai depender mais do limite de FSB, vcore e stepping do cpu do que das memórias. você travando em 333 ou 266, você vai poder subir a FSB de 1066, pra 1333, travandoa ram em 266, ela não vai passar da barreira dos 800, sakas?

_o/

Postado

deu pra entender ... o limite do meu over quem vai dar é o vCore e o limite de FSB .. pensando pessa maneira .. da pra aumentar bastante do Clock do meu Q6600 ..pois no site do fabricante diz q os Q6600 G0 pode chegar a vCore 1,60v (claro q não vou deixa-lo com essa tensão) queria deixar uns 1,45~1,47ºC creio q libere para um bom overclock (lá pra 3,6Ghz ) e creio que o thermalright 120 TRrue black segure com um certa estabilidade.

Dah pra pegar mais ? ou fico limitado nos 3,6GHz com boa estabilidade ?

@spoOok cara ainda esta chegando esses equipamentos, minha tia disse q só vinha no meio do proximo mês (junho) (Ela vem da Alemanha com as peças) .. mais pode esperar q assim q chegar farei uma bateria de testes e apresentarei aqui um dossiê com os testes

Postado
deu pra entender ... o limite do meu over quem vai dar é o vCore e o limite de FSB .. pensando pessa maneira .. da pra aumentar bastante do Clock do meu Q6600 ..pois no site do fabricante diz q os Q6600 G0 pode chegar a vCore 1,60v (claro q não vou deixa-lo com essa tensão) queria deixar uns 1,45~1,47ºC creio q libere para um bom overclock (lá pra 3,6Ghz ) e creio que o thermalright 120 TRrue black segure com um certa estabilidade.

Dah pra pegar mais ? ou fico limitado nos 3,6GHz com boa estabilidade ?

@spoOok cara ainda esta chegando esses equipamentos, minha tia disse q só vinha no meio do proximo mês (junho) (Ela vem da Alemanha com as peças) .. mais pode esperar q assim q chegar farei uma bateria de testes e apresentarei aqui um dossiê com os testes

Acho que dá pra chegar a 4.2GHz, com uma subida de Vcore, suponho eu. Já testei um c2Q e eles são bem vorazes com o/c.

_o/

Postado

mais tipo.. o objetivo maior desse over seria um over bem estavel para usa-lo no dia a dia para tarefas como games pesados e ferramentas de modelagem 3d ... e queria levar quase no limite aceitavel para fazer Benchmarks (superPi, e os da Futuremark).

partindo desse principio sera que eu consigo manter os 3,8Ghz com uma excelente estabilidade e os 4,2Ghz de vez enquando para benchmarks ?

OBS: as tesmps ambientes aqui não são muito agradaveis quando eu desligo o ar-cindicionado ... já vi em 32ºC

Postado
mais tipo.. o objetivo maior desse over seria um over bem estavel para usa-lo no dia a dia para tarefas como games pesados e ferramentas de modelagem 3d ... e queria levar quase no limite aceitavel para fazer Benchmarks (superPi, e os da Futuremark).

partindo desse principio sera que eu consigo manter os 3,8Ghz com uma excelente estabilidade e os 4,2Ghz de vez enquando para benchmarks ?

OBS: as tesmps ambientes aqui não são muito agradaveis quando eu desligo o ar-cindicionado ... já vi em 32ºC

Bem vejo pelos fóruns do mundo gente com ele a 4.6GHz com

WC. Mas é só testar, se esquentar muito desfaz. ^^

_o/

Postado

<o/ seria um sonho eu pegar 4,6Ghz ...eheheh

mais vou arriscar e ver o maximo q ele vai pegar .. com ar-condicionado a 16ºC colado na case aberto ..eheheheuheuhu

aqui com meu Hyper TX2 sem lapidar o Q6600 eu consigo nos núcleos 36º~39ºC e Full 47º~52ºC ... quero ver se esse thermalright é bom ou e só zuada.

Postado
<o/ seria um sonho eu pegar 4,6Ghz ...eheheh

mais vou arriscar e ver o maximo q ele vai pegar .. com ar-condicionado a 16ºC colado na case aberto ..eheheheuheuhu

aqui com meu Hyper TX2 sem lapidar o Q6600 eu consigo nos núcleos 36º~39ºC e Full 47º~52ºC ... quero ver se esse thermalright é bom ou e só zuada.

Não aproxime muito do ar condicionado porque pode condensar.

e pc molhado não é legal:huh:

_o/

• 2 semanas depois...
Postado

kkk ..

não se preocupe q vou tomar as devidas precauções.

já chegou o Thermalrigh mais não chegou a mobo ainda .. ¬¬

ela vai demorar um pouquinho ...

só pra matar a curiosidade eu liguei o ar condicionado e coloquei o Thermalrigh TRue black no lado dele ... depois de uns 30 min ... fui pegar ele ... parecia uma pedra de gelo ... spekseo

Meu Q6600 já tá pedindo arrego ... tome overclock nesse C2Q quabdo a mobo chegar ^_^

• 2 semanas depois...
Postado

boa tarde, tenho o pc da assinatura, já fiz varios testes em oc no q6600 minha mobo é um pouquinho esquentada mais é boa, já tive resultados de 500x7 nela 3.5@2000fsb, ma snunca consegui passar dos 3.960 mhz ne apau, sou meio grilado, já coloquei 1.7v nele pra chegar a 4.0Ghz mais nao chega por causa das temperaturas, gemim2 é legalzim mais vou partir para um true 120 mesmo, molhor opção! o melhor over na minha opiniao é o 3.6Ghz 9x400 e memos em 1066mhz corsair domineitor ai pra mim fica 10! faço 15298pontos no 3dmark06 com uma 4870 porventura nao fiz os testes em corss ainda pois estou super lotado de trabalho mais asim que der farei novos testes.

já fiz meu q6600 ir a 99ºC até a mobo reiniciar. farias vezes mas nunca fiquei usando ele em temperaturas altas por muito tempo, ai sim é latada.

Postado

Hum .. muito interessante seus testes .. porém você usa uma maximus formula .. creio q tenho um potencial bem melhor se comparado a Asus P5Q-E, ou estou errado ?

Pelo visto .. mesmo com o TRue 120 .. para você creio q não va fazer diferença pois você esta no limite do seu over.

• 4 semanas depois...
Postado
pode chegar até FSB 400 sem fazer overclock nas memorias.

agora vai depender do processador, vi muitos destes operar a 3.6ghz com vcore de 1,44v, mas isso dependerá do processador, dos reguladores de tensão da placa-mãe (Phase).

A placa e boa, tem potencial para overclock, mas nos que fazemos overclock sabemos que ha um serie de fatores que influenciam nos resultados.

tente da seguinte forma:

FSB 333 _ Sem overvolt no vcore

FSB 366 - Vcore 1,40

**FSB 400 - Vcore 1,44

Se a placa-mãe permitir ajuste do memory clock ratio, você poderá aumentar o FSB até 400mhz sem fazer overclock nas memorias.

** Não é garantido que o sistema de boot ou fique estavel com esse vcore, as vezes e dependendo da placa-mãe, do vdrop, dos reguladores de tensão, e preciso aumentar este vcore!

boa noite paulo, nao tenho tanta experiencia em over, mas tenho uma p5q-e com core 2duo e8400 8 gb ram 667 e se fosse possivel gostaria que você me informasse uma configuração para um over basico pois ainda uso o cooler box original e creio que ele nao favorece para over alto desde já muito obrigado e boa noite.

core2duo E8400, asus p5q-e, 8gb ram 667, seventeam st-450p-cg, 03 hds Samsung 250/320/160, 02 gravadores asus cd/dvd com lightscrible, monitor tv lcd philips 42''.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...