Ir ao conteúdo

Asus P5KC ou Asus P5QC

BrunoNexuS

Posts recomendados

Postado

Asus P5KC:

http://br.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=534&l4=0&model=1694&modelmenu=2

Asus P5QC:

http://br.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=709&l4=0&model=2331&modelmenu=2

Nao achei muitos topicos a respeito, sobre essa comparação, mas, bom vamos la:

-Não pretendo fazer overclock.

Primeiramente gostaria de saber em questão de Memoria DDR3, qual é melhor? nao por capacidade, pois nao pretendo passar 4gb, se A > B, então porque?

As memorias DDR3 operariam a 1333Mhz? pretendo pegar 2x(2gb) corsair dual-channel.

É viável pegar essas memórias DDR3? ou eu conseguiria um desempenho maior com mais gb's em DDR2 á 800Mhz?

Também, em questão de desempenho da placa sobre o processador Core2Quad Q8200 2.33Ghz 4MB, foi o que achei mais barato da categoria.

Acima desse Q8200 na diferença de clock e cache o preço salta muito...

Aguardo respostas ansiosamente.

Att. Bruno Tacca.

Postado

Ao meu ver a unica vantagem da P5KC é o suporte ao crossfire (poder colocar 2 placas de video ATI) mas mesmo assim é um crossfire muito limitado a 4x.

O FSB da P5KC é 1333 em overclock, e para suporte aos processadores de 45nm (o q8200 é um exemplo) tens q atualizar a BIOS. acho q nao tem problema nenhum, mas é melhor a P5QC com FSB de 1600 e chipset mais atual.

Mais de 4Gb de memoria HOJE é dispensavel, digo hoje, nunca se sabe, então acho q compensa você colocar ddr3, mas fique atento q ambas as mobos suportam ddr3 em apenas dois slots, no maximo 4Gb, sendo q ou você usa ddr3 ou usa ddr 2, nao é possivel usar dois tipos ao mesmo tempo.

É atualmente o q8200 chega a estar mais barato q o Q6600, o q é uma piada, apesar do poder de overclock do 6600 ser grande. Tenho o Q8200 aqui, nao sinto necessidade de overclock e acho q ele se sai muito bem, a P5Q assim como a P5QC sao placas TOP, alem de serem mais atuais do q a P5KC recomendo a você a P5QC.

Postado

Interessante, concordo com voce 100% e estou tendendo a optar pela P5QC.

Bom, fui dar uma lida no manual da placa P5QC, e na parte de memorias, constatei os seguinte dados:

P5QC Motherboard Qualified Vendors List (QVL)

DDR3-1333MHz capability

Size | Vendor | ... | Part No.

1024MB CORSAIR ... CM3X1024-1333C9DHX

1024MB OCZ ... OCZ3RPX1333EB2GK

... ... ... ..................

2048MB Qimonda ... IMSH2GU13A1F1C-13H

2048MB SAMSUNG ... M378B5673DZ1-CH9

as unicas duas que suportam 2GB, sao Qimonda e SAMSUNG, sendo que eu pretendia comprar 4gb(2x2gb) da Corsair ou OCZ...

Estes dados mostrados no manual da placa-mãe, sao um problema? O que significam e como proceder?

Atento a detalhes, tambem li isso:

Se você instalar um 4GB ou dois módulos de memória 2gb, o sistema poderá detectar menos de 4GB de memória total porcausa da alocação de espaço de endereçamento para outras funções críticas. Essa limitação se aplica ao Windows Vista 32-bit/Windows XP versão 32 bits do sistema operacional, uma vez que não suporta modo PAE (Physical Address extention).

Se você instalar o Windows XP 32-bit Vista-32bit/Windows versão do sistema operacional, recomendamos que você instale menos de 3GB de memória total.

Estou preocupado com isso tambem, quer dizer que se eu comprar 4GB DDR3, elas nao vão ser aproveitadas 100% e só vou usar aproximadamente 3GB?

A placa P5QC com um C2Q Q8200, com SO 64bit, eu teria 100% dos 4GB DDR3?

Enfim a duvida mais importante é se com apenas 2 slots DDR3, sera possivel eu comprar 4Gb(2x2Gb) Corsair ou OCZ, e obter 100% da capacidade delas?

Aguardo respostas ansiosamente. Obrigado.

Att. Bruno Tacca.

Postado

as unicas duas que suportam 2GB, sao Qimonda e SAMSUNG, sendo que eu pretendia comprar 4gb(2x2gb) da Corsair ou OCZ...

Estes dados mostrados no manual da placa-mãe, sao um problema? O que significam e como proceder?.

problema nenhum amigo, o principal que você tem de estar atento quanto a imcompatibilidade de memoria é a tensão e a frequencia, nao creio q a P5Q tenha alguma limitaçao quanto a tensão, mas vou dar uma olhada la em casa no manual a noite. Qto a frequencia qualquer pente DDR3 1333 pra baixo funciona.

Atento a detalhes, também li isso:

Estou preocupado com isso também, quer dizer que se eu comprar 4GB DDR3, elas nao vão ser aproveitadas 100% e só vou usar aproximadamente 3GB?

A placa P5QC com um C2Q Q8200, com SO 64bit, eu teria 100% dos 4GB DDR3?

Enfim a duvida mais importante é se com apenas 2 slots DDR3, sera possivel eu comprar 4Gb(2x2Gb) Corsair ou OCZ, e obter 100% da capacidade delas?

Se você coloca 4Gb fisicos de memoria no Xp ou vista 32 bits ele so mostra 3,25Gb mesmo no sistema. Quanto ao Xp e vista 64 Bits nao tem limitaçao nenhuma. 100% da capacidade sem duvidas.

No site da asus mostra:

2 x DIMM, Máximo de 8 GB, DDR3 1333/1066/800 Non-ECC,Un-buffered Memory

4 x DIMM, max. 16GB, DDR2 1066 / 800 / 667 MHz, Non-ECC, Un-buffered memory

Dual channel memory architecture

Intao acho q ela suporta ate 2 pentes de 4Gb DDR3, vou conferir no manual também.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...