Ir ao conteúdo

Modem e roteador com mesmo ip

Ricardo Gil

Posts recomendados

Postado

Comprei um ADSL 2+ e pretendo usa-lo na rede sem fio caseira. Vi que tanto ele quanto o router linksys tem como endereço 192.168.1.1, que acessa o painel de controle de ambos. Ao ligar o adsl no roteador, como ficará ? Ao digitar 192.168.1.1 acessarei o roteador? E como ficará o endereço de admin do adsl? Tenho que fazer alguma configuração além da simples instalação?

De antemão, agradeço!

Postado

Ligue só o modem direto num pc, e modifique o IP local dele. Para um da mesma classe. Tipo 192.168.1.XXY, onde Y é diferente de 1. Eu costumo usar o 1 no modem, e o 100 no roteador. Só por uma questão de standard, quando eu fico muito tempo sem visitar um cliente.

Postado

Me sugere que entre ma configuração do modem e troque o ip dele para, por exemplo, 192.168.1.110? Daí, o roteador permanece como 192.168.1.1?

Existem outras mudanças? Tipo máscara de sub-rede, modo bridge?

Eu uso GVT, assim, o modem já veio configurado para a conexão deles.

Postado

Eu também uso GVT. Mas o que estamos tratando aqui é IP local. Que você altera na página de LAN (local area network) das configurações do seu modem. Isso que eu sugeri só vai evitar um conflito de endereços dentro da sua rede local. As configurações da GVT não serão alteradas.

• Membro VIP
Postado

Olá Ricardo,

Ao invés de mexer no modem e correr o risco de desconfigurá-lo, deixe o IP do modem como 192.168.1.1 e altere o ip do roteador para 192.168.1.2, acredito que seja muito mais fácil mexer no roteador.

falou

Postado

ok...entendi.

Mas estou com outra dúvida:

Deixo o adsl no modo router, discando e uso o linksys para fazer o roteamento do sinal? Que configurações devo fazer?

Ou, quem sabe, coloco o modem no modo bridge e configuro o roteador para efetuar a discagem e distribuição dos ips?

O que é melhor ou exequível?

Postado

Como você disse que comprou um modem já configurado para GVT, imagino que seja um Siemens. Provavelmente um 201A, se não for um 4200, de um estoque mais velho.

E eles realmente já vem roteados e efetuando autenticação nas linhas GVT.

Assim, pra não mexer no modem, seria mais fácil você deixar ele como está, e só desativar o dhcp do roteador, ligando o modem numa porta LAN do roteador.

A porta WAN você utiliza se for deixar o modem em modo bridge.

• Membro VIP
Postado

Olá Ricardo,

Você tem duas opções:

A mais recomendada é configurar o modem adsl no modo bridge e desativar o dhcp e depois configurar o roteador no modo PPPoE para autenticar.

O segundo modo caso não queira mexer no modem, é deixar o modem como roteador e ligá-lo na porta WAN mesmo do roteador e configurar este no modo Dynamic IP.

Se quiser procurar informações do seu modem adsl, acesse: http://www.portaladsl.com.br/index.php , é bem provável que neste site tenha como colocá-lo no modo bridge.

falou

Postado

Olá amigos

Pois é. Fiz uma grande besteira. Fui mexendo na configuração do roteador e agora ele não é mais localizado. Nem no 192.168.1.1 nem no 192.168.2.1.

Tentei inutilmente seguir os passos de instalação do mesmo usando o cdrom do fabricante, mas ele dá mensagem de erro dizendo que não foi possível localizar o roteador...:muro::muro::muro:

Postado

Ricardo,

Quando eu disse pra você mexer no modem, que era mais fácil, é por conhecer muito bem esses modens da Siemens.

Mas, você ainda pode resetar o seu roteador, e ele volta a ser como veio, novo.

Basta pressionar aquele furinho da parte traseira do roteador, e, mantendo-o pressionado, assim que as luzes do roteador derem uma piscada, você retira o plug de alimentação (aquele P4 que vem da fonte do roteador). Solta o reseter, espera um minuto, e liga ele de novo. Ele vai ligar do jeito que saiu da fábrica.

• Membro VIP
Postado

O certo seria você configurá-lo pelo browser acessando a página de configuração dele. Esse Cd-rom que vem com os roteadores nunca funcionam(_(.

Esse erro de que não foi possível localizar o roteador é previsível, pois o programa do cd procura o roteador pelo IP padrão e como você mudou ele não localiza mesmo.

Outra dica que eu dou é que você configure ele separadamente, depois de configurado você conecta todos os cabos.

falou

Postado

Bom, vou dar uma satisfação aos amigos do que fiz : Mudei o ip do roteador para 192.168.2.1. Configurei o restante no roteador. Depois da rede sem fio estar funcionado, desliguei o roteador e liguei o cabo de rede do adsl na porta wan do roteador. Funciona bem, mas não consigo abrir as portas do emule, por exemplo. Acho que acabarei fazendo a mudança do adsl para bridge e deixar o roteador fazer a discagem automática.

Quero agradecer a todos amigos q me deram dicas. :)

• Membro VIP
Postado
Bom, vou dar uma satisfação aos amigos do que fiz : Mudei o ip do roteador para 192.168.2.1. Configurei o restante no roteador. Depois da rede sem fio estar funcionado, desliguei o roteador e liguei o cabo de rede do adsl na porta wan do roteador. Funciona bem, mas não consigo abrir as portas do emule, por exemplo. Acho que acabarei fazendo a mudança do adsl para bridge e deixar o roteador fazer a discagem automática.

Quero agradecer a todos amigos q me deram dicas. :)

Realmente o melhor é fazer isso. Deixe o modem no modo bridge com o dhcp desativado e deixe o roteador no modo PPPoE, para "discar".

falou e boa sorte

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...