Ir ao conteúdo

Overclock E7400?

nickmax

Posts recomendados

Postado

e aí gente... sou novo por aqui e queria fazer um Over no meu processador...

E7400 2.8 GHZ para 3.0GHZ

Eu nao sei a temperatura dos processadores,memoria,fonte... só a da placa de video que fica em volta de uns 50 graus quando eu estou jogando e uns 20 quando eu to no desktop... e deixo sempre um ventiladorzinho do lado :D

meu PC ja ta ai em baixo depois do post. e eu fiz um pequeno overclock na minha placa de video...

agora ta assim:

Core 778/ Memory 1030

Catalyst 9.6...

e eu queria tambem que me explicassem o que é FSB,Volts da bios e tal,ker dizer,eu nao sei NADA de over :wacko:

Eu sei os riscos,e eu nao quero cometer erros,por isso eu estou postando esse tópico...

Abrçcs a Todos

• Membro VIP
Postado

Opa beleza?

Amigo é necessário que seja postado todas as informações de seu conjunto para que possamos ajudar.

Leia com atenção ESTE MATERIAL e poste todas as informações que são pedidas pra gente poder passar algo para você.

Boa sorte.

Postado

como assim conjunto cara? eu ja li inteirinho por isso que eu nao falei que eu nao sabia temperatura,tensão e tal...

abrçc

• Membro VIP
Postado

Olá,

Quando pedi para postar informações do seu conjunto e citei o link para leitura, me referi a todas as informações que são pedidas no link que passei.

Um exemplo:

Como vamos tentar overclocar algo que a gente nem sabe a temperatura.

E como vamos indicar um caminho no bios de sua placa mãe para você alterar se não tem fotos das opções. Entendeu?

Quanto a sua dúvida sobre volt e FSB, aconselho o amigo a fazer pesquisa que vai achar muitas informações a respeito.

Dúvidas como essas que você citou e eu acabei de mencionar são fáceis de compreender e tem vasto material, tanto no fórum como pela internet a fora.

Por favor, use a ferramenta PESQUISA.

Boa sorte.

Postado

eu só consegui achar o que é FSB que pelo ke eu entendi é o tempo de acesso a memória

e as fotos que voce me pediu amigo:

Temperatura mobo:25 C

CPU:30 C

pic0083q.jpg

pic0084y.jpg

pic0086.jpg

pic0085.jpg

pic0087.jpg

pic0088u.jpg

espeero ter postado as iimagens certas :D

-----------------------------------------

ninguem? :(

• Membro VIP
Postado

Opa,

Vamos a um teste bem simples.

Mude o FSB Frequency para 300.

A memória fixe em 667MHz.

Faça esse teste e diga o resultado ok. Depois subimos mais.

A parte da frequência da memória não tem nas SS, mas é só você procurar no bios que acha.

Boa sorte

Postado

A FSB eu mudei para 300 e aparentemente ta estavel,mais a memoria eu nao achei,se for memoria ram,nao tem em 667...

abrçc

• Membro VIP
Postado

Oi,

Não é memória RAM e a frequência da memória e tem sim, é só procurar.

...Opa vi agora quarta SS.

Em DRAM Frequency fixe em 667. Como você já mudou para 300 o FSB não vai ter mais disponível à opção 667, mas fixe em uma abaixo de 800.

Suba o FSB para 333.

O restante deixe como está.

Faça algum teste de estabilidade pelo menos umas 2 horas. As aparências enganam.

Boa sorte amigo.

Postado

E se eu botar a FSB em 266 de novo e botar a Dram em 667?

eu botei ja a FSB em 333 estou testando aqui valeu.

um abrçc

--------------------------------------------------------------

eu coloquei a DRAM em 667 DDR2 e FSB 333 e perfeitamente estável.

• Membro VIP
Postado

Opa,

Essa questão da memória é assim amigo...

Quando estava em 266 de FSB sua memória de 800mhz estava em 800MHz e nessa condição, qualquer valor fixado acima de 266 no FSB, iria overclocar a memória (passar de 800MHz) e como estamos testando over no processador, não queremos ter a possibilidade da memória atrapalhar, por esse motivo que no início era para fixar em 667, agora não mais.

Já que estamos com o FSB em 333, podemos deixar a memória em 800MHz para fazer teste de estabilidade no sistema.

Caso você pretenda ir alem com o overclock abaixaremos novamente a frequência da memória para achar o limite do processador e só depois acertar a frequência final para a memo.

Deixe em 333 de FSB, mude a frequência da memória para 800MHz (vai ter a opção disponível) e teste a estabilidade do sistema com seu programa favorito.

Faça teste por um bom tempo, nada de minutos.

Depois poste o resultado e SS do CPU-z com a aba principal e a aba memory pra gente ver.

Boa sorte.

Postado

amigo,estou testando aqui varias vezes como voce disse,horas.to testando pakas(muito) aqui...

Eu queria colocar o processador de 2.8 para 3.0,mas como se descobre o limite? porque eu acho ke só 200 mhz nao vai fazer muita diferença...dá pra colocar em 3.5 e como?(desculpa pela noobisse :wacko:)

outra pergunta:

se a questão é alterar a frequencia do processador,porque estamos mexendo com memória?

abrç

• Membro VIP
Postado

Olá,

Estamos testando para achar o limite se é o que deseja.

O teste de estabilidade tem que ser bem feito, caso contrário, acharíamos o limite sem estabilidade ai não serve o over.

Tem que mexer na memória para poder fazer over no processador, expliquei acima.

Se você não tivesse alterado a frequência da memória, para menos, em 333 de FSB a memo estaria em 1000MHz e caso sua memo não tolere a frequência de 1GHz o over ficaria barrado pela memória.

Continue o teste e passe as informações pedidas acima.

Está testando com qual programa?

Boa sorte.

Postado

Estava testando só com jogos mesmo,para ver se ta estavel que nem antes... perfeitamente estavel tambem...

Olhe o Resultado do CPU-Z

cpuzmemoryi.jpg

A frequencia é de 800 MHZ,2 Memoria de 2 GB com 400 MHZ cada :D

• Membro VIP
Postado

Opa nivkmax;

Se estiver normal com estabilidade está jóia.

Sua memória está dentro do padrão que é de 800MHz.

Pretende subir mais o overclock ou assim está de bom tamanho?

Abraço.

Postado

amigo,a memoria ta joia,mas quando eu vou ver nas configurações do computador (meu computador>propriedades) ta assim o processador

E7400 @ 2.80 GHz 2.80 GHz...

e nao era pra ta mostrando um valor maior tipo E7400 @ 2.80 GHz x.xx GHz??

abrçc :)

• Membro VIP
Postado

Opa.

É normal e comum amigo. No meu sistema, verificando com a mesma opção que você usou é mostrado da mesma forma.

Veja:

clocks.th.png

A SS mostra o clock como padrão, mas esta em 100% de overclock. Fica frio, está normal.

Postado

aah ta amigo (: mais o meu CPU -Z ta mostrando um clock meio estranho aqui :huh:

o core speed ta em 2003.7

nao era pra ta em 3000.x?(3 GHZ)

E eu acho ke eu num vou faze over mais nao :D num quero ferra com tudo no meu processador kkkkk

abraço

Postado

Isso ocorre porque a opção C1E está ativada, ele diminui a frequência final de operação do processador quando ele está ocioso de forma a diminuir o consumo e temperatura do mesmo, para saber á qual valor seu processador está setado é só multiplicar o valor do FSB pelo multiplicador de clock do seu processador, FSB 333 * 10,5 Multi. do E7400 = 3.496,5MHz ou 3,5GHz.

parabéns pelo over !! :D

Só para garantir a estabilidade, instale o everest e rode o teste de estabilidade dele por pelo menos 2 hrs como o amigo Ribeirocross disse acima.

Postado
Isso ocorre porque a opção C1E está ativada, ele diminui a frequência final de operação do processador quando ele está ocioso de forma a diminuir o consumo e temperatura do mesmo, para saber á qual valor seu processador está setado é só multiplicar o valor do FSB pelo multiplicador de clock do seu processador, FSB 333 * 10,5 Multi. do E7400 = 3.496,5MHz ou 3,5GHz.

parabéns pelo over !! :D

Só para garantir a estabilidade, instale o everest e rode o teste de estabilidade dele por pelo menos 2 hrs como o amigo Ribeirocross disse acima.

éer.só sobrou uma duvida...o que é multiplicador de clock? :eek:

Postado

Nos sistemas intel como o nosso o processador possui o clock base que é usado para comunicação com a placa mãe e outros componentes que é o FSB e o clock de operação do processador que é obtido através do multiplicador de clock e é assim também que a fabricante controla os "níveis" dos processadores de mesma familia, por exemplo:

E7200 multiplicador = 9,5 266*9,5 = 2,5 GHz

E7300 multiplicador = 10 266*10 = 2,66 GHz

E7400 multiplicador = 10,5 266*10,5 = 2,8 GHz

todos esses são processadores idênticos mudando somente o multiplicador, esse multiplicador tem seu valor máximo travado, já os chamados EXTREME EDITION tem esse multiplicador de clock destravado e por isso são tão caros.

Postado

entendi amigo :D

nem posso acredita ke meu processador ta a 3,5 ghz =D

mais pelos jogos assim,eu nao vi muita diferença na mudança de frames nao...

Mais valeu assim mesmo (:

• Membro VIP
Postado
Isso ocorre porque a opção C1E está ativada, ele diminui a frequência final de operação do processador quando ele está ocioso de forma a diminuir o consumo e temperatura do mesmo...

É isso mesmo que acontece Diego, mas no caso, alem da opção C1E, é necessário que o SpeedStep também esteja desativado caso contrário vai continuar mostrando o clock padrão.

nickmax já que não deseja mais overclocar, assim que tiver suas dúvidas esclarecidas avise para que possamos encerrar o tópico ok.

Quanto ao rendimento no jogo VS overclock é muito relativo...

Se for um jogo que depende muito do processador e o processador em stock não estava dando conta do processamento o reflexo do over é muito mais visível.

Se for um jogo que depende mais da placa de vídeo, ai só over na VGA para ter rendimento também visível.

Abraços.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...