Ir ao conteúdo

Cooler não roda quando ligo o pc.

Rbk.

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, tenho um core i7 920, mobo dx58so, acabei de montar o pc (tinha até criado um tópico aqui umas semanas atras porque nao tava conseguindo fazer a maquina ligar, mas descobri q a placa veio com defeito, mas consegui trocar).

Quando ligo o pc, da vídeo e tal, bonitinho, o hd ainda ta virgem, n deu tempo de instalar OS porque tenho medo de deixar o pc ligado.

O cooler do processador não está rodando quando ligo. Ele só roda quando esquenta ou tem q ligar rodando já? N esperei esquentar porque tenho medo...

o que faço??

Postado
Boa noite galera, tenho um core i7 920, mobo dx58so, acabei de montar o pc (tinha até criado um tópico aqui umas semanas atras porque nao tava conseguindo fazer a maquina ligar, mas descobri q a placa veio com defeito, mas consegui trocar).

Quando ligo o pc, da vídeo e tal, bonitinho, o hd ainda ta virgem, n deu tempo de instalar OS porque tenho medo de deixar o pc ligado.

O cooler do processador não está rodando quando ligo. Ele só roda quando esquenta ou tem q ligar rodando já? N esperei esquentar porque tenho medo...

o que faço??

Isso é normal, é uma função da MOBO. Está configurada no setup.

Postado

Posso ligar de boa então? Instalar OS e tal? sem riscos?

Me confirma isso ai plz, dinheirinho suado pra catar essa máquina... o medo me corrompe!

valeu

Postado

O cooler, principalmente do processador, tem que girar imediatamente, assim que você ligar a máquina.

Se o processador esquentar muito corre o risco de queimar.

Postado
Posso ligar de boa então? Instalar OS e tal? sem riscos?

Me confirma isso ai plz, dinheirinho suado pra catar essa máquina... o medo me corrompe!

valeu

Preciso saber a versão e fabricantes corretos de sua placa mãe para te dizer onde está exatamente a opção de manter a ventoinha do processador sempre ligada.

Postado

Intel DX58SO

Tem uma opção lá "cpu fan control" enabled ou disabled. Na lateral diz que é pra manter o controle da ventoinha pra q ela n fique sempre 100%.

Estava enabled, deixei disabled, salvei e reiniciei. Continua não rodando...

Outra coisa: não está reconhecendo meu HD. O gravador de dvd ele reconhece...

=/

Postado

Se for Intel DX58SO. Para deixar sempre ligados os ventiladores. Entre no setup da placa mãe (F2):

Advanced > Fan control configuration (ou Lowest System Fan Speed)

Lowest Fan Speed = mude de off para slow

retorne e saia salvando (F10)

Postado

Se no setup da placa mãe reconhece o HD e na instalação do SO não reconhece é necessario de um diskete com o drive sata da DX58SO para carregar na instalação do windows.

Se o HD for Seagate ou Maxtor sata II é necessario retirar o jumper para configura-lo como sata II

Postado

Essa placa não tem entrada de diskete, e ae??

O hd é seagate 500gb 16mb SATA II

Obrigado pela ajuda!

Postado

O Miseravão tem razão este recurso que sua placa tem se não me engano é o mesmo que existe nos Notebooks de hoje,quando começa a esquentar ele aciona a ventoinha.

Com relação ao HD você deve estar tentando instalar o WIN XP né?

Pois o XP não reconhece drivers SATA,fora o que o colega Miseravão citou veja tambem se a placa não tem o opção de modo de compatibilidade.

Se não der certo fica a opção do WIN VISTA que ja reconhece drivers SATA.

Postado

na verdade, quem não está reconhecendo o HD é a bios...

E eu acompanhei a temperatura dos processadores enquanto a maquina estava ligada e eu mexia na bios, ficava por volta de 40~43ºc e o cooler nem ameaçava ligar...

O HD é seagate SATA II como havia dito.

Mais informaçoes:

-Não tem jumper

-Tem um gravador de dvd ligado, e a bios reconheceu

-já mudei os slots (inverti) e a bios continua reconhecendo o gravador em qualquer um deles mas n reconhece o HD (problema de mobo descartado)

-Estou tentando instalar o VISTA x64

Postado

Miseravão, quando você diz retirar o jumper, é o jumper da placa-mãe? porque tem um jumper lá de confirgurar bios

= A/B/C

1 | O O

2 | | O

3 O | O

A= modo normal

B= configuration

C= recovery

Acho que é isso. To no serviço agora, só posso confirmar mais tarde quando chegar em casa...

Postado

Ja tentou instalar ele em outra maquina so para testar,pois se não esta reconhecendo na BIOS pode ser problema no HD mesmo,A placa não dever ser mesmo pois você mesmo disse que o drive de DVD ele reconhece.

Tenta isso e posta ai pra gente ver!!!

Postado
Miseravão, quando você diz retirar o jumper, é o jumper da placa-mãe? porque tem um jumper lá de confirgurar bios

= A/B/C

1 | O O

2 | | O

3 O | O

A= modo normal

B= configuration

C= recovery

Acho que é isso. To no serviço agora, só posso confirmar mais tarde quando chegar em casa...

É um jumper minusculo que fica do lado do cabo de força do HD. Na etiqueta colada no HD tem uma mini explicação a respeito deste.

Postado
na verdade, quem não está reconhecendo o HD é a bios...

E eu acompanhei a temperatura dos processadores enquanto a maquina estava ligada e eu mexia na bios, ficava por volta de 40~43ºc e o cooler nem ameaçava ligar...

O HD é seagate SATA II como havia dito.

Mais informaçoes:

-Não tem jumper

-Tem um gravador de dvd ligado, e a bios reconheceu

-já mudei os slots (inverti) e a bios continua reconhecendo o gravador em qualquer um deles mas n reconhece o HD (problema de mobo descartado)

-Estou tentando instalar o VISTA x64

Se o HD não está sendo reconhecido pela placa mãe (setup da bios), então não adianta tentar instalar um outro sistema operacional pois não vai reconhecer. Troque o cabo da dados sata do HD por outro, use outra(s) entrada(s) sata da placa mãe. Teste o HD em outra máquina. Se mesmo assim não funcionar é provável que o HD pifou como animephantasy havia mensionado. Se for, está na garantia, troque.

Postado

Opa, não rodou de jeito nenhum, tentei todas as config do setup em relaçao as ventoinhas... as 2 adicionais que tenho, ambas estão girando logo quando ligo a máquina, já a do processador não.

Detalhe: coloquei o dedo no dissipador (depois de desligar a máquina, e adotando todos procedimentos anti-estática necessários) e o mesmo estava MUITO quente.

Não vou testar mais... acho que o que salvou meu processador foi a ventoinha adicional da coolermaster que coloquei na parte de trás do gabinete, que venta pra *****...s\

Vou acionar a garantia, tanto pro cooler do processador quanto pro HD.

valeu a atenção ai

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...