Ir ao conteúdo

Dúvida com a "junção" do MPLAB e o CCS

Andask

Posts recomendados

Postado

Salve galera!

Estou com uma dúvida aqui, seguinte, pelo que sei tem como integrar o CCS no MPLAB, é só utilizar um plugin, até aqui tudo certo.

A minha dúvida, é se depois que eu integrar e estiver usando o CCS, a compilação da parte em assembly será realizada pelo compilador do MPLAB ou o do CCS?

Eu gostaria que a parte em C fosse pelo CCS e a parte em ASM fosse pelo MPLAB, tem jeito? :P

Postado

olá amigo

Na pratica é exatamente isso que acontece. Quando você aponta o CCS como ferramenta, o MPLAB vai usar o CCS compiler no lugar do PIC C compiler (da hightech, que é instalado junto do MPLAB).

O MPLAB só instala, dele mesmo, o MPASM assembler, então sempre que for usar um código em C, o MPLAB vai usar uma ferramenta de Terceiro (Tird party).

Mas observe que, quando o código for em Assembly, deve indicar para o MPASM gerar código relocavél, que será usado com os arquivos objetos gerados pelo compilador C, e por fim transformados no executavél final.

Se for um fragmento de código ASM, dentro do fonte em C, apenas o #ASM já indica que o MPLAB deve usar o MPASM para processar aquela parte do código. Neste caso o código gerado pedenderá do compilador C.

Postado

Grande Cácio!

É que na verdade eu gostaria de saber se vou contar com as facilidades que o MPLAB me dá na programação em assembly, tais como ADDDCF e coisas do tipo..

Postado

E ai !!!

Pelo que entendi na sua pergunta e se você pode colocar alguma fução em assembly no mei do codigo em C !! e isso se for você pode sim seria desta forma :

void main()

{

codigo em c.....

.........

#asm

codigo assembly.....

..........................

#end asm

}

se for este o caso caso você va trabalhar so em assembly você seleciona o compilador referente ao asm

Se for esta sua pergunta!!!

Postado

Amigo Andask, pelo que eu vi no CCS, ele não suporta as pseudo-instruções do MPASM... o que significa que se quiser inserir código Assembly no meio do código C, vai ter que usar apenas as instruções normais do set de instrução. As pseudo-instruções só com o MPASM mesmo...

que pena.

Postado

Amigo Andask, pelo que eu vi no CCS, ele não suporta as pseudo-instruções do MPASM... o que significa que se quiser inserir código Assembly no meio do código C, vai ter que usar apenas as instruções normais do set de instrução. As pseudo-instruções só com o MPASM mesmo...

que pena.

poxa que pena mesmo aquelas instruçoes quebravam um galho quando a prequiça batia, em vez de fazer XOR e testar o bit Z simplesmente fazia se SKPFSZ acho que era isso...

abs.

Postado

olá amigos...

dando uma olhada no manual do MPASM, na seção A6 (apendice A parte 6) eu li está frase muito interessante sobre as pseudo-instruções:

Use of these pseudo-instructions is not recommended for new designs.These are documented mainly for historical purposes.

ou seja:

O uso destas pseudo-instruções não é recomendado para novos projetos. Esta documentação tem principalmente proposito historico

Acho que isso quer dizer que a propria Microchip está abandonando as pseudo-instruções... Talvez na versão 9.0 do MPLAB elas não sejam mais suportadas pelo MPASM....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!