Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

uma ajuda dos eletronicos de plantão. Preciso montar um circuito que seja acionado quando faltar luz. é para acionar um equipamento em caso de falta de luz na minha casa.

O conceito é o seguinte, o aparelho funciona com uma pilha "D" ( 1,5V ) e que precisa ser acionado toda vez que falta luz.

Andei dando uma pesquisada e cheguei a seguinte conclusão:

preciso de um relê NF ( normalmente fechado) pois quando tiver luz ele ficará aberto, e quando faltar luz ele se abrirá ( posição de repouso)

ai vem algumas dúvidas:

Vou ligar este relê na rede caseira ( 110V), portanto qual deve ser sua especificação?

a saída dele que vai acionar o sistema a pilha será necessário colocação de algum resistor? ou alguma outra peça?

Valeu amigos.

Obrigado.

ps: to querendo ir na santa esse fds pra comprar isso portanto HELP!

Postado

Vamos com calma, algumas considerações, a primeira é crucial :D

o que essa pilha vai alimentar?

pra que o rele NF?

para sensoriar falta de luminosidade pode ser feito com um LDR e um comparador de tensão e pronto voce tera algo que aciona quando faltar LUZ ou seja apagou a luz aciona o menino...

Agora se o que voce deseja é um circuito pra sensoriar falta de energia elétrica ai o assunto é outro!

qualquer duvida é so perguntar, ok!?

abs.

Postado

A falta de luz a que ele se refere e exatamente a falta de energia,assim ocorrendo um circuito colocaria a alimentaçao de 1,5v no aparelho.Teriamos q bolar um circuito q carregue uma bateria recarregavel enquanto a mesma nao esta sendo utilizada,e em falta de "luz" coloque a mesma para alimentar seu aparelho.

Postado

Na verdade a coisa é bem simples mesmo.

Preciso de um sistema que seja acionado na falta de energia (quanto faltar luz no meu apartamento)

Não é necessário que ele carregue nenhuma bateria.

O que ele acionará será um compressor de ar para oxigenar a água do meu aquário. Este aparelho funciona com uma pilha do tipo “D” e tem autonomia de 12hs, por isso não tem necessidade de ficar recarregando nada. Troco a pilha de vez em quando e pronto. A intenção deste circuito é ser acionado toda vez que haja uma queda de energia, o compressor a ar é ligado para evitar que os peixes morram “afogados”.

Quanto ao relê NF ( normalmente fechado), pelo que estudei um pouco na net ele acionaria o circuito quando houver falta de corrente no relê (que seria o meu caso).

Não pode ser por sensor de luminosidade pois a falta de energia pode ocorrer durante o dia ( com luz natural).

enfim, pelo pouco que entendi não preciso de nenhum “circuito” é só a especificação do relê correto que deve ser ligado no 110V da tomada e acionar a bombinha quando faltar energia.

Obrigado

Postado

O mais simples possível:

Uma fonte de 5, 6 ou 12vcc, de acordo com a bobina do relé escolhido, ligado na bobina do relé. No contato Comum do relé, liga a pilha, e no contato NF, o circuito a ser alimentado. Nesse caso o relé funciona como um interruptor comum, quando com energia, ele corta o contato, e quando na falta dessa, fecha o contato, alimentando o circuito com a pilha.

Abraço!

• Curtir 1
Postado

OK entendo era isso mesmo que estava procurando, o mais fácil possivel.

uma pequena dúvida:

1. preciso comprar uma fonte certo? não posso ligar direto no 110V.

2. Tenho um carregador de celular velo, ele fornece 9v serve?

3. depois do relê não precisa colocar nenhum diodo ou resistência?

valeu.

Postado

amigo isso vai depender da tensão q a bobina do rele recebe para funcionar,se for 12v ,ate liga com 9 se colocar um capacitor entre as bobinas,ja fiz isso no meu circuito de clapper e ta funfando ate agora,agora se for 5 v basta regular pra 5, e pronto ,nao precisa de mais nda

• 11 anos depois...
Postado
Em 05/08/2009 às 22:50, Gabriel Lazarini disse:

O mais simples possível:

Uma fonte de 5, 6 ou 12vcc, de acordo com a bobina do relé escolhido, ligado na bobina do relé. No contato Comum do relé, liga a pilha, e no contato NF, o circuito a ser alimentado. Nesse caso o relé funciona como um interruptor comum, quando com energia, ele corta o contato, e quando na falta dessa, fecha o contato, alimentando o circuito com a pilha.

Abraço!

Gabriel, bom dia.

A minha necessidade é muito parecida com a do colega acima, mas no meu caso vou utilizar uma bateria de 12v e 7a que eu precisarei recarregar depois que ela for acionada.

Posso utilizar a mesma configuração que você sugeriu?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!