Ir ao conteúdo

Difilculdade de Over (M3A78-EM + 7750-BE + OCZ1066MHZ)

Zebra

Posts recomendados

Postado

Tô precisando de ajuda aqui galera, e o seguinte: Estou tentando entender um pouco mais de overclock, meu pc é o da assinatura (sei que a fonte não é boa, mas o over que to fazendo é pra fins didáticos, nada exagerado, também acho que ela dá e sobra um pouco pra fazer só isso), o problema é que minhas memórias são 1066mhz, porém quando vou no setup e "seto isso" o pc da erro de arredondamento de número na hora de rodar o Super PI, e dá bluescreen na hora de rodar o Sandra, eu to seguindo o artigo que tem aqui no Clube do hardware, vou passa a configuração que tá no setup pra vocês darem uma analisada e ver se eu estou fazendo alguma coisa errada:

Configure system Frequency/Voltage

CPU OVERCLOCKING [AUTO]

GPU OVERCLOCKING [AUTO]

PCIE OVERCLOCKING [AUTO]

CPU RATION AND VOLTAGE:

PROCESSOR FREQUENCY MULTIPLIER [14.5X 2.900MHZ]

PROCESSOR VOLTAGE [AUTO]

PROCESSOR-NB VOLTAGE [AUTO]

HYPER TRANSPORT CONFIGURATION:

HYPER TRANSPORT SPEED [AUTO]

HYPER TRANSPORT WIDTH [AUTO]

MEMORY TIMMING AND VOLTAGE:

MEMORY CLOCK MODE [MANUAL]

MEMORY VALUE [533 MHZ]

DRAM TIMING MODE [bOTH]

CAS LATENCY [5 CLK]

TRCD [5 CLK]

TRP [5 CLK]

CRTP [AUTO]

TRAS [18 CLK]

TRC [AUTO]

TWR [AUTO]

TRRD [AUTO]

TWTR [AUTO]

TRFC0 [AUTO]

TRFC1 [AUTO]

TRFC2 [AUTO]

TRFC3 [AUTO]

MEMORY OVER VOLTAGE [2.20000]

CHIPSET VOLTAGE:

CHIPSET OVERVOLTAGE [AUTO]

As alterações que fiz são as especificadas para essa memória, porém os parâmetros que estão em [Auto] a maioria eu tenho dificuldades em configurar. Ribeirocross e outros mestres do Over, se puderem me dar uma força eu agradeço muito, pois sei que minhas memórias são 1066mhz e de um bom fabricante, e não me contendo em vê-las rodando somente a 800mhz.

• Membro VIP
Postado

Olá amigo!

Deixe-me explicar algo sobre fonte de alimentação.

Fonte de alimentação seja para overclock modesto ou overclock extremo tem que ser de boa qualidade. Isso é uma regra para não correr riscos extras.

Uma fonte de alimentação tem que ter watts reais, ser suficientemente capaz de suprir as necessidades de consumo e ter potencia de sobra para que não fique trabalhando no limite.

Em um over modesto, ou em um over extremo, a fonte tem que ser sempre de boa qualidade, o que difere um do outro é a exigência de mais potência para o over extremo, isso porque consome mais, mas a qualidade é sempre a mesma.

Eu conheço essa Dr Hank de 250w e digo para você que não é uma fonte recomendada para overclock, principalmente se for para uso diário.

Já possui duas Dr Hank de 250W reais e queimei ambas no soquete 462 estressando o conjunto que consumia menos de 200W, por esse motivo, digo que você está pondo em risco seu conjunto...

Não aconselho overclock nessa condição.

Aconselho o amigo comprar uma boa fonte para diminuir os riscos extras, ter segurança no trabalho e evitar possível prejuízo.

Fonte de alimentação é o único item de um PC que sobrevive a espantosa e constante evolução da informática, por esse motivo, é o único hardware que sobrevive por vários upgrades e um bom investimento.

Analise o comentário e veja o que vai fazer. Boa sorte.

Postado

Ok, então vou comprar uma fonte agora a tarde quando chegar posto se ouve diferença, por enquanto valeu.

-----------------------------------------------------------------------

Troquei a fonte agora, coloquei uma DSA-5060V 600W C3Tech com PFC ativo (180,00R$), porém testei e o problema da memória continua do mesmo jeito.

Obs. o S.O. é o vista ultimate 32bits, as temperaturas estão baixas.

Vê se eu estou fazendo alguma coisa errada ai no setup ou se eu deveria mudar mais alguma coisa pra tentar resolver o problema

Postado

Se as memos são 1066 nativas e a mobo tbem, porque você não deixa tudo em auto? Com isso a mobo pega automaticamente a memo como 533 (ou 1066) e mesmo que não pegue, altere somente a frequencia dela pra 533MHz e não mexa no resto.

Over em memo não traz grandes beneficios pro sistema, ou quando traz, é mínimo... principalmente essas que já vem com over de fábrica.

Postado
Se as memos são 1066 nativas e a mobo tbem, porque você não deixa tudo em auto? Com isso a mobo pega automaticamente a memo como 533 (ou 1066) e mesmo que não pegue, altere somente a frequencia dela pra 533MHz e não mexa no resto.

Over em memo não traz grandes beneficios pro sistema, ou quando traz, é mínimo... principalmente essas que já vem com over de fábrica.

Valeu amigão por atender a convocação.

Mas o seguinte, as memórias são 1066mhz nativas (PC2-8500), mas se espetar elas na mobo sem setar nada, deixando tudo em [auto] elas funcionam como 800mhz, a principio nem é um over que eu to tentando fazer quero que elas funcionem em 1066mhz que é a frequência padrão delas e fiquem estáveis.

se eu deixá-las em 800mhz e rodar o superpi, roda tranquilo, mas se eu for rodar em 1066mhz da erro.

levanto aqui algumas hipóteses:

Eu estou configurando alguma coisa de forma errada?

Existe um conflito entre a frequência do processador e da memória?

A memos, a mobo ou o cpu estão com problemas?

Alguns lugares que dei uma pesquisada sobre essas memórias:

Especificação da memórias: (o outro link é um review)

http://www.ocztechnology.com/products/memory/ocz_ddr2_pc2_8500_platinum_4gb_edition_dual_channel

http://bouweenpc.nl/review/134%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

• Membro VIP
Postado
Troquei a fonte agora, coloquei uma DSA-5060V 600W C3Tech com PFC ativo (180,00R$), porém testei e o problema da memória continua do mesmo jeito.

Obs. o S.O. é o vista ultimate 32bits, as temperaturas estão baixas.

Vê se eu estou fazendo alguma coisa errada ai no setup ou se eu deveria mudar mais alguma coisa pra tentar resolver o problema

Olá amigo,

Zebra você fez uma pequena confusão em relação à fonte...

A fonte é para ter segurança quando overclockar e não para resolver o problema da memória.

Veja bem: Se a memória não fica em 1066MHz, mesmo fixando o valor no bios, que foi o que você fez, vai ter que fazer over no processador para que a memória trabalhe em 1066MHz, por isso a necessidade de boa fonte.

Você quer ou deseja overclockar?

Postado
Olá amigo,

Veja bem: Se a memória não fica em 1066MHz, mesmo fixando o valor no bios, que foi o que você fez, vai ter que fazer over no processador para que a memória trabalhe em 1066MHz, por isso a necessidade de boa fonte.

Você quer ou deseja overclockar?

Quero. Quanto ao over no processador sem problemas, quando o comprei já tinha essa intenção mesmo.

Ribeirocross a memória até fica em 1066mhz (CPUZ), mas o pc da tela azul com alguns minutos de funcionamento. Fiz o que o Kiofera falou acima e não resolveu.

Eu não entendi bem o que você falou quanto ao over do processador em relação a memória. Se eu fizer over só no processador não tem problema (ele roda a 3.0 tranquilo:D),mas com as memórias em 800mhz, porém eu altero apenas o multiplicador do CPU.

Pra que as memórias funcionem em 1066mhz eu devo alterar mais alguma coisa no over do processador?

• Membro VIP
Postado

Opa,

Vamos TENTAR solucionar o problema.

Siga as configurações.

CPU OVERCLOCKING- Manual

PROCESSOR FREQUENCY MULTIPLIER- 11*266

HYPER TRANSPORT SPEED- 1600

MEMORY VALUE- 400

MEMORY OVER VOLTAGE [2.20000] Este deixe assim.

Tenta para ver.

Caso o sistema fique instável aumente um pouco a tensão do processador e não se esqueça de ficar de olho nas temperaturas

Duas opções do que pode estar acontecendo (segundo meu entendimento).

Primeiro: É algum problema com a memória e os divisores da controladora do processador.

Segundo: Os módulos não estão conseguindo trabalhar em 1066MHz, por esse motivo nem relaxando os timings teve estabilidade.

Meu palpite vai para primeira opção e o over PODE resolver.

Postado

Ribeirocross, não entendi teu raciocínio aqui não amigão.

,

CPU OVERCLOCKING- Manual

MEMORY VALUE- 400

CPU OVERCLOCKING- [Manual]

Fazendo isso: Abre outra linha de parâmetros CPU/HT REFERENCE CLOCK com valores entre [200] e [400] mhz. Você não especificou qual valor eu devo escolher aqui.

Não entendi bem, pois se eu colocar o multiplicador em 11X não será um over, e sim um underclock para 2.2Ghz.

Aqui estou baixando o HT para 1600mhz, e ele trabalha normalmente em 1800mhz.

MEMORY VALUE- 400

Fazendo isso estou fixando os valores da memória para que ela trabalhe em 800mhz e o que eu quero é justamente o contrário quero que ela trabalhe em 1066mhz.

Aqui eu entendi.

Mas eu tentei fazer da forma mais parecida possível com o que você postou e não funcionou:angry:, ta osso isso aqui, segue:

CPU OVERCLOCKING [MANUAL]

CPU/HT REFERENCE CLOCK [200]

GPU OVERCLOCKING [AUTO]

PCIE OVERCLOCKING [AUTO]

CPU RATION AND VOLTAGE:

PROCESSOR FREQUENCY MULTIPLIER [11X 2.200MHZ]

PROCESSOR VOLTAGE [AUTO]

HYPER TRANSPORT SPEED [1600MHZ]

MEMORY VALUE [400 MHZ]

DRAM TIMING MODE [AUTO]

CHIPSET VOLTAGE:

Deixei dessa forma aí a cima e o PC nem iniciou a Bios retornou "OVERCLOCK FAILED! PRESS F1 ENTER SETUP."

Tentei isso também:

CPU/HT REFERENCE CLOCK [266] <----(talvez o 266 que você falou fosse aqui.)

GPU OVERCLOCKING [AUTO]

PCIE OVERCLOCKING [AUTO]

CPU RATION AND VOLTAGE:

PROCESSOR FREQUENCY MULTIPLIER [11X 2.200MHZ]

PROCESSOR VOLTAGE [AUTO]

HYPER TRANSPORT SPEED [1600MHZ]

MEMORY VALUE [400 MHZ]

DRAM TIMING MODE [AUTO]

A Bios retornou a mesma mensagem: "OVERCLOCK FAILED! PRESS F1 ENTER SETUP."

Tentei também remover um dos pentes de memória e deixar o outro, mudar de slot, dual ou single channel, mas o resultado foi o mesmo.

---------------------------------------------------------------------

Manual e especificações da Mobo estão aqui: http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=pt-br

Falando sério tô quase desistindo...

• Membro VIP
Postado

Existem "coisas" que para entender um pouquinho, basta ler. Nesse caso, ler sobre overclock...

Coloca o FSB do processador em 266MHz em CPU/HT REFERENCE CLOCK [200], isto é, tira de 200 e coloca em 266 como você fez.

O multiplicador coloque em 11. Com o multiplicador de 11 multiplicando 266 fica assim: 11x266= 2926MHz e isso não é Underclock, é overclock para seu processador.

Se você deixar a memória em 533 com o FSB em 266, a memória vai passar ou chegar em 1200MHz, por esse motivo tem que deixar em 400 (DDR800) para que a frequência suba com o over. Memória não fica travada no Clock que é fixado quando é feito overclock.

Acrescente essas outras mudanças.

Em PCIE OVERCLOCKING (deve ser ai) coloque 100 ou 105. Teste com as duas frequências ou entre elas.

Em PROCESSOR VOLTAGE coloque 1.35v.

Veja se funciona, não fique desesperado e poste o resultado.

Boa sorte.

Postado

Pois é vacilei, era só ter prestado atenção na multiplicação, tem paciência que eu já to pegando o macete:).

O seguinte, entendi e fiz do jeito que você falou mas num deu certo não, deu aquela mensagem de "overclock failed!". Aí testei valores próximos ao que você falou e tá funcionando assim, mais que isso não inicia.

CPU/HT REFERENCE CLOCK [244]

GPU OVERCLOCKING [AUTO]

PCIE OVERCLOCKING [MANUAL]

PCIE CLOCK [103]

CPU RATION AND VOLTAGE:

PROCESSOR FREQUENCY MULTIPLIER [12X 2.400MHZ]

PROCESSOR VOLTAGE [+0.50v]

HYPER TRANSPORT SPEED [AUTO] <----- Aqui deixei em auto pois qq outro valor dava erro.

MEMORY VALUE [400 MHZ]

DRAM TIMING MODE [AUTO]

CHIPSET VOLTAGE:

Validei no CPU-Z pra você dar uma olhada.

643771.png

Já estamos em 976mhz na Ram, estou mais animado:p!

Mas tenho a impressão que tem alguma coisa segurando a frequência ou a tensão das memórias, se eu setar 533mhz direto e aumentar só o multiplicador do CPU o pc inicia normalmente e dá tela azul depois de um tempo, ou seja ele arranca em 1066mhz, com o HT em 1800mhz e ficando instável, mas se eu aumentar um pouco mais do que ta acima ele nem inicia, mesmo com as memos abaixo dos 1066mhz, será que tem alguma coisa segurando a tensão das memórias? Pois teoricamente já era pra ter funcionado.

Esse HT Link tá muito alto, não?

• Membro VIP
Postado

Certo então.

Eu não acho que seja algo segurando algo hehe; para mim é a controladora que não está permitindo o trabalho assíncrono. É palpite.

Eu pensaria assim nessa situação.

Já que não quer ir mais, aproveita e abaixa a tensão da memória (vai abaixando até achar o limite da estabilidade) para consumir menos e durar mais.

Tenta também mexer nos timings, tipo 5-5-4-14 testa,; depois 5-4-4-13 testa e assim sucessivamente, dessa forma ela fica mais rápida.

A memória não foi em 1066, porque o over não foi, mas ficou em 976MHz que para 1066MHz não faz tanta diferença que pode ser compensado nos timings mais agressivos como citei.

Quanto ao over não ter subido mais é muito relativo... Pode ser que o processador necessite de mais tensão para o FSB mais alto; pode ser a placa que não está configurada direito e pode ser as memórias que não estão cumprindo o que a escrita disse sobre ela.

Você pensou na possibilidade de testar essas memórias em outra placa mãe, outro conjunto?

Boa sorte

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!