Ir ao conteúdo

Ajuda com projeto um pouco de tudo em um ( LDR night light, led fade in/off relé)

The King

Posts recomendados

Postado

Bom gostaria de uma ajuda, se alguem pudar dar uma mãozinha, eu gosto de "brincar" eletrônica geralemente eu procuro sempre achar algum projeto pronto e fazer, mas como eu não achei o que eu queria peço ajuda de vocês. Estou querendo fazer uma iluminação de leds a principio para meu armário. até ai tudo bem, mas o que eu quero e o seguinte:

1º quando eu abrisse a porta do armario os Leds fizessem um efeito de fade in/on e quando fosse fechado o mesmo efeito com fade out/off

não necessariamente prolongado o efeito

2º quando a porta for aberta os leds so acendessem quando o ambiente/noite estiver escuro

isso aparentemente já ta resolvido com ums LDRs que ativao um relé, pelo menos pela simulação no proteus funciona

Lembrando que a fonde de alimentação , e a caixinha centralzinha de controle luz e efeito fade in/ou estarão não tão perto das barras de leds

tb que o Switch on/off e os LDRs estarão ligados por fios ate a centralzinha

agora a pergunta é:

1º teria como o fade in/out ou/off funcionasse para todo o sistema?

eu sei que tem por ai ums esqueminhas de por ums capacitorem em paralelo com o led porém ,não funcionou muito bem no meu caso, pois meus leds estariam em grupos em series eu li em algums forums que daria para fazer com transistors porém não achei nenhum exemplo

2º já citado a cima no "2º" parece que esta ok. Eu fiz tirando de um esquema de night light com LDR so que trocando os lds por um ralé

eu coloquei 2 LDRs em paralelos para que o sistema so armasse quando os 2 LDRs estiverem no escuro ( no proteus funciona)

vou postar 2 fotos um com a idea do projeto

e outra com a parte esquematica do controle luz (nigth light)

GOSTARIA DA ajuda na parte do fade in out

e se esta tudo 100% ok no esquema da foto 2

agradeço a ajuda de quem puder dar uma maozinha

PHOTOS:

projetof.th.jpg

controlluzpart1.th.jpg

Postado

Ok ! tem o esquema de como fazer isso ?????

apesar que seria fácil para você que talves tenha conhecimento maior em eletronica

o que não e meu caso que pode se tornar mais complexo rsrs

Grato

PS : microcontrolador precisa programar ele, correto ?

Postado

exato amigo,realmente se nao tem conhecimento seria mais difícil,o esquema seria fácil montar,e precisa programar sim.Usaria chaves pra reconhecer quando a porta fosse aberta/fechada, para ativar os efeitos,em um dos ports iria um circuito simples de comparador com ldr assim,quando a noite o circuito forneceria uma tensão no pino do micro q ativaria o circuito.Se interessar eu bolo pra você.Ate!

Postado

Bom Jorge, acho que isso vai dar um trabalho para vocês, não seria melhor ums metodos mais simples com componentes "mais BURRINHOS "

ate

Postado

bom simples, vai no youtube e procure por algo sobre led fade in/fade out

e verar

aqui e um exemplo

repera no led vermelho

esse ai ele usa um tal de chip 555 so que não quero continuo

simplesmente quero o efeito inicial/final fande in/out quando abrir a porta e fechar

mas se trarta do led acender gradualmente( tipo energizando) e o mesmo com fade out

Postado

Agurado sim e agradeço

porém , não acho que é pwm pois isso seria continuo creio

simplesmente eu quero o efeito quando a porta se abre e se feche, enquanto a porta tiver aberta quero que os leds fiquem a 100% e não fraco-forte-fraco infinitamente

Postado

Amigo the king, é realmente muito mais barato do que investir em componentes, o PIC propriamente dito e o hardware para sua gravação, além de ser didático e muito bom pra quem quer começar a traballhar com projetos "mais inteligentes" mas não sabe dar o pontepé inicial...E acaba indo pro PIC sem base nenhuma, e muitas vezes desiste de aprender por achar trabalhoso demais!

abs.

Postado

he he he talves esqueci desse detalhe.

2 perguntas:

1¤ tem que ser desse 'cara' ou tem alternativos , pois não gosto de comprar nada acima de 50 reais pela net do um site que não confio prefiro lojas físicas

2¤ para que serve essa placa ? Para programar os chips ou para montar / instalar em um projeto /esquema ?

Ps essas placas tem nome? Grato

he he assim não vai bem, pois o que queria é quando abrisse ,

o "fechar" é o de menos importância

mas tipo já que tu você fazendo , quebrando a cabeça para me ajudar faz o que conseguir fazer

até

valeu

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!