Ir ao conteúdo

Chat 3d, como fazer?

Rodrigo123

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal estou querendo fazer um chat 3d no estilo second live, IMVU entre outros, pois estou cansado de qualquer coisa que você for fazer de melhor tem que pagar, e outra quero um chat 3d mais leve pois meu notebook não tem uma placa muito boa.

Gostaria de dicas para fazer algo meio frankenstain, ou seja pegar uma coisa pronta e modificar ao meu estilo mexendo aqui e ali.

Vocês poderiam em ajudar?

___________________________________________________________________________________________________________

Depois que postei a comentario acima, dei uma olhada no forum e vi um material para fazer Chat mas não chat 3d.

Encontrei este chat 3d que roda ate em meu computador, tem muitas funções, mas como sempre se você quiser algo melhor tem que pagar.

http://www.baixaki.com.br/download/Kaneva.htm

Postado

Fazendo algumas pesquisas descobri o obvio, minha pergunta esta bem vaga e agora tenho mais duvidas, pois o que eu quero não é um chat 3d é na verdade um jogo com chat. Bem vamos as duvidas:

Eu imagino dois projetos distintos, o 1º é um jogo instalavel, o 2º é um jogo on line:

1º Qual a melhor liguagem para se escrever um jogo instalavel, e um jogo on line?

2º Qual dos dois projetos seria melhor? e mais fácio de fazer?

3º O grande problema imagens 3d. Estou pensando em copiar imagens de outros lugares e reduzir os poligonos, repetir texturas, alternar imagens 2d com 3d, tudo isso para que o jogo rode em qualquer pc, seria possivel fazer isso?

4º No caso de um jogo on line, é possivel fazer um jogo 3d, que não fique toda hora parando em telas de loading?

5º Os avatares destes tipos de jogos são customisaveis, como fazer isso sem sobrecarregar o jogo, já que se um avatar aparecer em uma sala com um item muito detalhado alguma coisa vai ficar fora de foco?

6º Por fim, como divulgar o jogo? Já que é no estilo simulação social é nescessario ter pessoas para jogar, e reclamar para poder melhorar.

Postado
Fazendo algumas pesquisas descobri o obvio, minha pergunta esta bem vaga e agora tenho mais duvidas, pois o que eu quero não é um chat 3d é na verdade um jogo com chat.

Imagine um forum de mecanica. Lá você encontra alguns curiosos, alguns mecanicos, gente que entende de motor, de cambio, etc...

Mas apesar disso, se você criar um topico perguntando "Gente, como eu construo um carro?", provavelmente não vai haver muitas respostas.

Eu imagino dois projetos distintos, o 1º é um jogo instalavel, o 2º é um jogo on line:

1º Qual a melhor liguagem para se escrever um jogo instalavel, e um jogo on line?

Se você criou essa distinção entre online e instalável, eu tô deduzindo aqui que jogo online seria como aqueles que se joga direto do navegador?

A escolha da linguagem é difícil de responder sem saber mais detalhes do projeto. Hoje em dia existem centenas de jogos de sucesso escritos em linguagens totalmente diferentes. Inclusive é bem normal usar linguagens diferentes pra partes diferentes do projeto, se ele for muito grande.

Dependendo do tipo do jogo, eu diria que C++ é uma boa escolha.

2º Qual dos dois projetos seria melhor? e mais fácio de fazer?

Um jogo online, como aqueles que você joga direto no navegador sem instalar nada, geralmente é mais simples de fazer, mas as ferramentas que você usa são diferentes, então pode ser um novo aprendizado.

3º O grande problema imagens 3d. Estou pensando em copiar imagens de outros lugares e reduzir os poligonos, repetir texturas, alternar imagens 2d com 3d, tudo isso para que o jogo rode em qualquer pc, seria possivel fazer isso?

Tecnicamente sim.

A dificuldade só vai depender mais uma vez do tipo de projeto que você estiver fazendo.

4º No caso de um jogo on line, é possivel fazer um jogo 3d, que não fique toda hora parando em telas de loading?

Sim, o flash tem aceleração de hardware, funciona bem.

5º Os avatares destes tipos de jogos são customisaveis, como fazer isso sem sobrecarregar o jogo, já que se um avatar aparecer em uma sala com um item muito detalhado alguma coisa vai ficar fora de foco?

Não adianta se perguntar isso quando você nem tem ideia ainda de como vai fazer o jogo, certo? ;)

6º Por fim, como divulgar o jogo? Já que é no estilo simulação social é nescessario ter pessoas para jogar, e reclamar para poder melhorar.

Eu diria, criando um site pra ele, depois de pronto.

Mas lembre-se: toda hora aparece alguma pessoa com uma ideia brilhante de jogo, mas eles normalmente cometem um erro gigante que é colocar a carroça na frente dos bois.

No mundo da programação, é impossível que seu primeiro projeto seja um super-jogo-que-vai-dominar-o-mundo. É preciso estudar muito antes e começar com passos pequenos.

Por exemplo: Crie a meta de construir um joguinho 2D bem simples, com apenas um obstaculo.

Depois tente construir algum outro programa bem simples que apenas mostra objetos 3D na tela.

Depois tente programar algo mais complexo como um objeto da tela que reage ao input do jogador.

A cada passo desses, você vai ver que as idéias vão se encaixar melhor.

Postado

Lunik, obrigado por responder, demorei pois estava pesquisando sobre linguagem e percebi o tamanho do projeto.

Quanto a jogos online o problema é nem todos tem boa asceleração por hardware e o jogo ficaria toda hora em tela de loading.

Decidi fazer em c++ e já tenho metas a atingir, 1º entender liguagem de programação:D:D 2º fazer um prototipo tipo uma sala 3d com avatares 2d e chat.

Já fiz um rascunho no papel apenas para ter uma ideia de comandos e etc. e este rascunho inicial (só com avatar em uma sala) ficou com 7 paginas, deu para ter uma ideia geral.

O bom da internet é que da para encontrar muito material para estudar, e pelo pouco que eu li já estou começando a olhar os programas e imaginar as classes subclasses funções e etc. tenho muito a estudar e não da para ir a um curso pois não tenho tempo. Estou encarando isto como diversão, pois a net já estava ficando chata e na mesmice, e estudar programação me diverte e distrai.

Assim que meu conhecimento aumentar mais um pouco vou postar aqui o prototipo, para avaliação e criticas.

Postado

Acho que C++ foi uma boa escolha.

Quando se sentir mais seguro, procure tutorias de openGL ou SDL.

São bibliotecas graficas que trabalham com imagens 3d.

Postado

Muito obrigado pela dica Lunik, estou estudando o openGL e achei ótimo vai ajudar. Sem querer abusar de sua paciência e do pessoal do fórum vou colocar um rascunho do projeto do protótipo como eu estou pensando, gostaria de criticas, sugestões e comentários para me ajudar, pois um curso esta fazendo falta mas não posso entrar em um.

OgAAAA0qdPS-vkXsKUrLhvL79_FgZeMn3K02yvBdzddnGMmrVJU5hhdWPNaNehU0CqP4Y3SZ-vKQ4yuZpxr0yBMWB38Am1T1UJB7hypVcClKEQdH6dSn33SlEL9R.jpg

depois de voltar do trabalho baixei dois programas para fazer diagramas um é o Star UML e o outro é o Jude, pretendo testar primeiro o Jude (que foi recomendado) se tiver dificuldades tentarei o star UML

• 2 semanas depois...
Postado

Sou professor de história e não programador, estou estudando na medida do possivel por isso demorei para responder.

testei jude para fazer diagramas mas o free não tem todas as funções da só para fazer diagramas em java

testei e gostei do star uml tem todas as funções é free, e tem tutorial (poucos e só em inglês) o primeiro diagrama que eu fiz é o de caso de uso gostaria de comentarios para me ajudar

OgAAAM4UFkmXfueZ9CuQ7T-gfz-_BOOld0jgwYWb__b9iKxE-S69VoYn952afa-hG1TSdxw2W0pptNwSq1-EOSWJN5EAm1T1UOSKTKhg7Bl4jx6Xyvarlo4TSvUj.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!