Ir ao conteúdo

Overclocking Q8200 - Informações Gerais

J.Junior2

Posts recomendados

Postado
consegui 3.10GHZ estáveis, quando eu vou além, dá tela azul e trava depois do boot, abaixo segue as configurações.

imagem0792.jpg

acho que não vou conseguir ir além porque minhas memórias são bem vagabundas, e nem são iguais, suponho que isso esteja me atrapalhando.

imagem0791.jpg

a minha configuração é MB G31M-ES2L/Q8200/EVGA 9800GTX OC/2x 1Gb DDR2 @800

abaixa o system memory mulyiplier, assim a memoria trabalha a uma frequencia mais baixa e você pode subir mais, quem dera minha placa tivessa essa opção, J Junior ainda n deu tempo de faze o teste guenta mais um pouco

Postado
abaixa o system memory mulyiplier, assim a memoria trabalha a uma frequencia mais baixa e você pode subir mais, quem dera minha placa tivessa essa opção, J Junior ainda n deu tempo de faze o teste guenta mais um pouco

vou fazer o teste :D

valeu

Postado

Manda ver aí que agente dá um jeito para subir se for possível!!!

Aqui eu já desisti por culpa de minha mobo safada! Por não travar o clock do PCI-E, não dá para passar de 2.66GHz com o Q8200 mantendo estabilidade para o uso diário. Acima disto começam os erros no Orthos, Memtest86, uma travadas no OS e por aí vai!

Estou dando uma olhada para dar um UP no conjunto de processador, mobo e memória.

Erock, 3.10GHz com o Q8200 são poucos que conseguem ainda mais com uma placa low end com chipset G31 devido o problema do PCI-E! Tome cuidado com o clock do PCI-Express em AUTO pois ele deve estar lá na casa do chapéu!

Isto vai danificar uma placa de vídeo OFF (caso você tenha) e também prejudicar os HDs e qualquer outro dispositivo ligada a este barramento pois o chipset G31 sobe o PCI-E conforme é aumentado o FSB!!! Cuidado!!!

Normalmente em Single Channel se consegue um over maior que em Dual Channel (que é o seu caso visto que as memórias são diferentes).

Boa sorte!

Postado
Manda ver aí que agente dá um jeito para subir se for possível!!!

Aqui eu já desisti por culpa de minha mobo safada! Por não travar o clock do PCI-E, não dá para passar de 2.66GHz com o Q8200 mantendo estabilidade para o uso diário. Acima disto começam os erros no Orthos, Memtest86, uma travadas no OS e por aí vai!

Estou dando uma olhada para dar um UP no conjunto de processador, mobo e memória.

Erock, 3.10GHz com o Q8200 são poucos que conseguem ainda mais com uma placa low end com chipset G31 devido o problema do PCI-E! Tome cuidado com o clock do PCI-Express em AUTO pois ele deve estar lá na casa do chapéu!

Isto vai danificar uma placa de vídeo OFF (caso você tenha) e também prejudicar os HDs e qualquer outro dispositivo ligada a este barramento pois o chipset G31 sobe o PCI-E conforme é aumentado o FSB!!! Cuidado!!!

Normalmente em Single Channel se consegue um over maior que em Dual Channel (que é o seu caso visto que as memórias são diferentes).

Boa sorte!

hmm, valeu pela dica, eu tenho uma EVGA 9800GTX+, vou tentar travar o PCI-E, cara, mas as minhas memorias estão em DC, elas são diferentes, mas mesmo assim o DC está ativado, quando eu tinha uma 945GCM-S2C, também coloquei umas memorias diferentes nela e o DC ativou, me falaram que isso é sorte, ja fiz o teste numa MSI e nao deu certo.

anyway, vou tentar travar o PCI-E xD

posto os resultados amanha ;D

• 3 meses depois...
Postado

Pessoal

Vim informar que consegui 2.8, mas fique preocupado pois tive que colocar 1.55 no NB, e o padrão é 1.25, algum problema?

Amanha vou tentar 2.9 e 3

beleza tentei 2.9, ja começaram os problemas, de novo a musica trava no itunes, vou aumentar um pouco o vcore e ve o que da, ta em 1,365

Edit: 3Ghz, cheguei ao meu objetivo, mais que isso as temp não da, ainda mais quando entra o verão, o problema do itunes foi simples, reinstalar o driver de som a cada aumento de fsb

imagemyta.png

• 2 meses depois...
Postado

Amigos!

Minha placa mãe é um lixo e não dá para fazer over pela bios, então baixa o setfsb e consegui botar 2.7 e até agora ta tudo tranquilo, rodo uns jogos, crysis, test drive, bad company2 e outros e as temps não passam de 65, isso marcando pelo coretemp...

Quero saber o que vocês acham??

• mês depois...
Postado

Bem pessoal, acordando o topico, faz um tempo, to de gabinete novo e CNPS10X Performa

mais nada de conseguir subir :\, vou dar mais uma fuçada agora, mas nunca da certo

• 3 semanas depois...
Postado
Bem pessoal, acordando o topico, faz um tempo, to de gabinete novo e CNPS10X Performa

mais nada de conseguir subir :\, vou dar mais uma fuçada agora, mas nunca da certo

Oi, pessoal, dei um lida em todos os relatos, sobre o over do Q8200, e não resisti para entrar e comentar à respeito. Pois, bem, faço overclock com meu Q8200, á 18meses ininterruptos, `3080MZ máx. e 2640MZ min., com multiplicador 7e6 respectivamente, sem apresentar um problema se quer durante todo esse tempo, obs: raramente desligo o PC, vamos aos numeros;

freq. 440x7e6-V1.30-temp. média em repouso 26graus,máx à 100%50graus- latência 6-6-6-20. Fiz over manual no PROCESSADOR, o resto todo está no automático, estabilidade 100%, nunca deu tela azul, funciona mesmo. Minha configuração: Q8200 - RAM DDR3 1333 4GB DUAL - PLACA-MÃE ASUS P5QC - PLACA DE VIDEO NVIDIA 9500GT 1GB 128BITS CLOCK 1350MZ - FONTE500W - HDS 2TERA - MONITOR 22"LG - SO VISTA 64BITS. OBS: o over não está no limite do processador, cabe mais.

Postado
Oi, pessoal, dei um lida em todos os relatos, sobre o over do Q8200, e não resisti para entrar e comentar à respeito. Pois, bem, faço overclock com meu Q8200, á 18meses ininterruptos, `3080MZ máx. e 2640MZ min., com multiplicador 7e6 respectivamente, sem apresentar um problema se quer durante todo esse tempo, obs: raramente desligo o PC, vamos aos numeros;

freq. 440x7e6-V1.30-temp. média em repouso 26graus,máx à 100%50graus- latência 6-6-6-20. Fiz over manual no PROCESSADOR, o resto todo está no automático, estabilidade 100%, nunca deu tela azul, funciona mesmo. Minha configuração: Q8200 - RAM DDR3 1333 4GB DUAL - PLACA-MÃE ASUS P5QC - PLACA DE VIDEO NVIDIA 9500GT 1GB 128BITS CLOCK 1350MZ - FONTE500W - HDS 2TERA - MONITOR 22"LG - SO VISTA 64BITS. OBS: o over não está no limite do processador, cabe mais.

amigo que cooler você usa? ta bem frio o seu, vou tebtar de novo depois com 6-6-6-18, que é o maximo, mas com 6 no primeiro lembro que n botava, acho que minhas memorias tambem não ajudam muito

Postado
amigo que cooler você usa? ta bem frio o seu, vou tebtar de novo depois com 6-6-6-18, que é o maximo, mas com 6 no primeiro lembro que n botava, acho que minhas memorias tambem não ajudam muito

Ta com cara de ser as memorias. Elas são 667 e você botou em 857, um bom over. Seu processador certeza que sobe mais, tente abaixar o clock das memorias, e teste de novo.

Abraços

Postado

Oi Pedro, uso -COOLER MASTER- que originalmente veio com um PENTIUM D945, "ele" têm de diametro e altura 95mmx60mm dissipador e cooler, com núcleo sólido de cobre polido, a rotação fica em torno de 2100-RPMs constante, OBS: 'É a mesma velocidade em qualquer potência'. As memórias que tu usas é de frequência máxima 667? é ddr2? se for, provavelmente a limitação está na memória, como disse o Jarmen, limita teu over, abraço!

Postado
Ta com cara de ser as memorias. Elas são 667 e você botou em 857, um bom over. Seu processador certeza que sobe mais, tente abaixar o clock das memorias, e teste de novo.

Abraços

o problema é que minha placa não consegue travar a memoria, elas tão no minimo que da, alguma dica sobre latencias ou tensão delas?

agora esta com 2.15 e 5-6-6-18

Postado

Para aumentar o clock do processador a memória deve acompanhar esse aumento, se não entra em conflito e descincroniza, se a placa não dá suporte para frequências maiores fica difícil aumentar a frequência do processador, me parece que tua MB suporta até 800mHZ ddr2, de repente para seu Q9550, precise de 1066 mHz ou mais para a memória. A latência e a tensão me parecem normais para ddr2.

Postado
Para aumentar o clock do processador a memória deve acompanhar esse aumento, se não entra em conflito e descincroniza, se a placa não dá suporte para frequências maiores fica difícil aumentar a frequência do processador, me parece que tua MB suporta até 800mHZ ddr2, de repente para seu Q9550, precise de 1066 mHz ou mais para a memória. A latência e a tensão me parecem normais para ddr2.

minha placa oficialmente é 1066, acho que só trocando as memorias mesmo

Postado
É isso ai, tente com memória maior e depois nos informe se a limitação no teu caso era esse, abraço!

ok, mas vai demorar, essa não é uma prioridade hehe

Postado
o problema é que minha placa não consegue travar a memoria, elas tão no minimo que da, alguma dica sobre latencias ou tensão delas?

agora esta com 2.15 e 5-6-6-18

Tente relaxar mais as latências, tipo 6-6-6-20. Essa tensão so é segura, caso suas memorias tenham dissipadores, se não, uma ventilação boa é importante. Se tiver, coloque ate 2.2v. Poste depois aqui o resultado!

Abraços

Postado
Tente relaxar mais as latências, tipo 6-6-6-20. Essa tensão so é segura, caso suas memorias tenham dissipadores, se não, uma ventilação boa é importante. Se tiver, coloque ate 2.2v. Poste depois aqui o resultado!

Abraços

O maximo que da pra colocar é 6-6-6-18, ja tentei e nem deu boot, elas estão sem dissipador, mas tem um bom fluxo de ar sobre elas, vou ver se improvisso uns dissipadores, e quando testei 6-6-6-18 tava em 2.25

• 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, estou pensando seriamente em fazer um overclock no meu Q8200, pois acho que está dando gargalo na GTX560 que comprei faz pouco tempo. Meu objetivo é adquirir melhor desempenho (aumento de FPS) em jogos. Entretanto, sou semi-leigo no assunto e gostaria de ver a opinião dos amigos.

Minhas configurações estão na assinatura.

Dei uma olhada nas temperaturas do meu PC atualmente pelo programa AIDA64.

Segue:

Processador 49 ºC

Núcleo 1 55 ºC

Núcleo 2 52 ºC

Núcleo 3 62 ºC

Núcleo 4 55 ºC

Uma outra coisa que vi no programa é sobre os coolers. Lá diz assim: Processador 2163 RPM. GPU 1500 RPM (30%). O que quer dizer esse 30%? O cooler estaria operando em 30% da sua capacidade? Se for assim, caso eu faça um over, eu deveria aumentar a sua capacidade, certo? Tem como eu fazer isso pela BIOs?

• mês depois...
Postado

Só aproveitando o tópico .

Eu tinha uma ga-g31-s2l e um c2d e4700 2.6ghz eu conseguia 3.0ghz com cooler stock sem sacrifício . Agora Estou com um c2q 8200 2.33 e não consigo fazer over ocm a placa que eu estou agora (ipm41-d3) .

Se elguem tiver um programa para fazer over em processador sem ser pelo setup eu agradeço.

Quero fazer over por que acho que ele (o q8200) vai gargalar minha gtx 460 .

"Se tiver algo errado no meu post me desculpem "

Postado
Só aproveitando o tópico .

Eu tinha uma ga-g31-s2l e um c2d e4700 2.6ghz eu conseguia 3.0ghz com cooler stock sem sacrifício . Agora Estou com um c2q 8200 2.33 e não consigo fazer over ocm a placa que eu estou agora (ipm41-d3) .

Se elguem tiver um programa para fazer over em processador sem ser pelo setup eu agradeço.

Quero fazer over por que acho que ele (o q8200) vai gargalar minha gtx 460 .

"Se tiver algo errado no meu post me desculpem "

Boas!

Temos o arcaido e vovô CPUFSB. Eu utilizei-o em meu primeiro Duron Margan de 1.2, e conseguí um over ( pra época ) muito bom. 200Mhz a mais.

O negócio é que ele é chato de mexer, tem que achar a PLL da mobo e etc. Existem atualmente diversos programas de overclock, alguns até oficiais dos fabricantes. Entretanto, se não consegues fazer over via setup ( bios ) recomendo desencanar ( infelizmente ) desta arte, pelo menos por hora.

Veja todos os post's que falam de overclock via software. Não são lá os melhores comentários que pode-se ler. Se você conseguir deixar seu processador @ 2.66 já está ótimo!

:joia:

• 3 semanas depois...
Postado

Gostaria de fazer um overclock, achei este video no Youtube, mas achei perigoso fazer sem procurar ajuda de quem entende primeiro.

Segue a cofiguraçãodo pc

Core 2 Quad Q8200

Mobo G41MT-S2

Gf Gtx 550 Ti Oc

4gb kingston (x2)

Hd 750 gb

Segue umas fotos tiradas da tela e da etiqueta das memorias para identificação de frequencias..

538942_360645697304051_100000758728728_922951_832051255_n.jpg

548329_360646700637284_100000758728728_922954_787452868_n.jpg

546257_360646473970640_100000758728728_922953_1423322022_n.jpg

427823_360646073970680_100000758728728_922952_1492763293_n.jpg

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82u0s1q03X9JDooatwUWrjJOFrc36aJTT486BsKELwSEwbNjrKjoZTq_PkkOZ8C_eEkuUf97-Y3-j_L0CSUBHUrHAJtU9VBEK_IhoGnGshiuKwfPMklmwSpd3g.jpg

Gostaria de saber como proceder para fazer o over..

Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!