Ir ao conteúdo

Overclock seguro e estável com Q6700 + Rampage Formula?

proeza

Posts recomendados

Postado

Proeza, se quiser testar uma outra opção para os mesmo 3.4Ghz, eu faria o fsb a 425 e o multiplicador a 8x. Dessa maneira dá pra deixar as memórias rodando a 850mhz em 1:1 com o fsb da placa mãe.

Postado
Opa,

Desculpa então...

Fixa 1.385v que vai estabilizar.

Proeza, se quiser testar uma outra opção para os mesmo 3.4Ghz, eu faria o fsb a 425 e o multiplicador a 8x. Dessa maneira dá pra deixar as memórias rodando a 850mhz em 1:1 com o fsb da placa mãe.

Olá pessoal!

Estava em viagem mas agora estamos aí para continuar o over.

Irei aumentar o vcore para ver se estabiliza. Acho que o multiplicador desse meu processador é travado, não vi opção para alterar ele.

Postado

Ribeiro, a opção mais próxima da cpu voltage era de 1,3871 ok!

Já está setado, irei testar agora no OCCT. Só por curiosidade tentei antes os 3.6MHZ para ver se iniciava e novament travou no windows, porém chegou a iniciar o desktop dessa vez.

• Membro VIP
Postado

Opa,

Então você vai ficar limitado na capacidade de seu processador overclockar com a tensão máxima que sua placa libera.

Vai fazendo testes, veja o que consegue e posta pra gente ver.

Boa sorte amigo.

Postado

Na verdade vai até mais as voltagens, até qual tensão é seguro eu aumentar? Pois as temperaturas dos núcleos estão na média de 33 graus aqui em temperatura ambiente de 20 graus.

Será que tento jogar mais tensão para estabilizar em 3.6MHZ?

• Membro VIP
Postado

Opa,

Olha proeza o certo é você fazer o over que satisfaz suas necessidades e com o vcore mais baixo possível e bater o martelo.

Quando é pedido para fixar um determinado vcore (mesmo alto) não significa que o vcore pedido vai ser o definitivo na conclusão do over. Esse vcore é para testar a "overclokabilidade" do processador e a temperatura que é atingida para assim definir o que é seguro e melhor para o conjunto.

Se com 1.4v ou 1.38v seu processador não chegar onde deseja, ou aumenta o vcore e atinge o objetivo ou devemos parar.

Em minha opinião um bom vcore para o Q6700 (para uso diário) não pode passar de 1.325v (1,35v máximo) mas isso depende do processador e do over que atinge com essa tensão.

O meu E8400 vai em 400 de FSB com 1.1v (overclock/undervolt) e vai em 500 de FSB com 1.385v, nesse caso, prefiro mil vezes deixar com FSB de 400.

Eu sempre testo o over máximo para o cooler/conjunto que está sendo usado para ter referência dos acontecimentos variados e indicar algo seguro para o dia-dia, como no seu caso.

Over é uma questão de necessidade e de teste. Se o over atingiu o ponto de necessidade é bom parar por ai e fazer os ajustes finais.

Boa sorte.

Postado

Obrigado pelas explicações!

Testei o OCCT e deu tela azul em 3.5GHZ com 1.38 de vcore...

Porém as temperaturas dos núcleos nunca passam de 65 graus em full load.

Eu pensava em pegar uns 3.6MHZ e parar por aí. Se não paro nos 3.4MHZ mesmo.

Irei tentar com o vcore a 1.4v para ver como fica.

Postado

Boa noite!

Vamos aos resultados.

Na bios setei em 3.5GHZ, vcore em 1.4v e dei um tapinha nas memórias também colocando para 1053MHZ com 2.10v.

Rodei o OCCT por 20 minutos e nenhum erro, acho que agora estabilizou.

Aí vão as fotos:

oocct35mhz.png

Segundo o everest, nos testes o o cpu precisou somente de 1.38v de vcore certo?

cpuz35mhz.png

Na curiosidade setei em 3.6GHZ com 1.4v de vcore porém travou ao inicializar...

E aí, será que compensa subir mais 0.1GHZ e aumentar o vcore ou fico com os 3.5GHZ mesmo?

Dá para aumentar mais as memos nessa tensão?

• Membro VIP
Postado

Opa,

Bom o resultado e as temperaturas estão aceitáveis.

Não compensa proeza.

Para você subir mais 100MHz será necessário mais tensão para o processador e as temperaturas podem subir muito.

Eu deixaria da forma que está. Vou explicar.

A temperatura ambiente está razoavelmente baixa, mas quando esquentar pra valer, você vai ter problema. Deixa da forma que está que você ainda tem uma margem segura.

Boa sorte.

Postado

Ok Ribeiro! Manterei os 3.5GHZ no processador mesmo. Já estou encomendando um fan para o NB.

Só me diz mais uma coisa, conseguimos subir mais as memórias?

• Membro VIP
Postado

Opa,

Se elas forem boas de over, certamente que sim.

Qual é a próxima opção/frequência disponível no bios para a memória com esse over?

Já tentou fixar algum valor acima de 1100MHz?

Abraço amigo.

Postado

Olá!

Consegui subir as memorias até 1120MHZ, mais que isso não iniciou.

Acho que está bom assim, dá uma olhada, se achar que ainda dá pra conseguir espremer um pouquinho mais eu tento aqui:

35ghzmem1120mhzcas5.png

Postado

Deu erro no memtest nessa frequência, tive de baixar novamente para 1053MHZ...

Essas G.Skill Pi suportam até 2.10 pela fábrica. Será que se eu subir um pouco mais as voltagens terei problema para tentar estabilizar em 1120mhz? Pela placa mãe ela fica no alerta a partir de 2.30v.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!