Ir ao conteúdo

Fabricação de PCBs Serigrafia x Transferência Térmica

Sink00

Posts recomendados

Postado

Boa noite, eu tenho que montar uma PCB porém estou procurando o melhor e mais pratico metodo porém eficiente. Procurando bastante eu vi que com o que tenho disponivel eu poderia realizar a fabricação da placa por serigrafia ou tranferência termica. No caso de transfêrencia térmica nao seria com ferro de passar mas sim com a prensa térmica que eu tenho disponével na faculdade que tem ja uma regulação do tempo e temperatura para o processo de transferência térmica. Eu tambem tenho disponível uma impressora Laser. Eu pretendo usar papel transfer mas não sei se é o mais indicado. Eu nao tenho nenhum dos produtos de serigrafia. Eu gostaria de saber comparando as duas qual a placa sai com uma qualidade melhor? Quais os pros e contra de cada uma?[YT][/YT]

Obrigado.

Uuuuuuuuuuup :D

• Membro VIP
Postado

Para 1 placa de cada vez, use transferência térmica. Usando prensa térmica terá ótimo resultado. Eu consigo 0,3mm com ferro de passar!

Vantagens - Rapidez, pois é só imprimir diretamenta do software numa folha especial. Atualmente eu uso glossy gramatura 150... mas 120 é melhor.

Desvantagem - Tem que imprimir um desenho para cada placa e o máximo, para obter bons resultados, é aprox 10cm x 10cm. Com prensa pode até ser maior.

Para grandes quantidades, use serigrafia, pois com uma tela você faz muitas placas.

vantagens: Reduz custo se fizer muitas placas.

Desvantagem: tem que fazer a tela, fotolito, etc (não conheço muito bem) e se precisar alterações, tem que fazer tudo novamente.

Postado

Muito obrigado pela ajuda!! Uma ultima pergunta. Normalmente voce tem que dar algum retoque na placa? EU ja li e ouvi deizer que é normal usar queels canetoes para retocar as trilhas. E verdade?

Obrigado!!!

• Membro VIP
Postado

É verdade, mas como é protótipo, compensa.

Mas com prensa pode até ser que não precise. Isto acontece porque o ferro não distribui a temperatura e nem a pressão por igual.

Mas em 60% dos casos eu não preciso fazer nenhum retoque.

Tudo vai de você adquirir experiência. Não adianta ir pelo que falam... tem que experimentar!

Postado

Oi amigo Sink,

Você também pode usar uma Borracha de silicone vulcanizada, a qual é utilizada para distribuir o calor de modo homogêneo. As placas ficam muito boas e custa R$ 30,00 apenas. Antes eu fazia direto com o ferro de passar e tinha bons resultados, mas algumas vezes falhava, já com a borracha é muito difícil dar errado quando a placa é menor ou igual a região de contato.

Bom, esta é minha contribuição.

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Talvez precise fazer algumas placas pra testar a pressão e temperatura mais adequada a sua prensa. Não precisa corroer...

Se falhar, limpe e começe de novo.

Ou imprima já uns 4 desenhos e teste em 4 placas, anotando o que foi e os resultados.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!