Ir ao conteúdo

R4-L2R-20CK-GP como exaustor ou ventilador?

RooT

Posts recomendados

Postado

Pessoal, para um cooler de alto CFM como o R4-L2R-20CK-GP 120mm, seria melhor colocá-lo como exaustor ou como ventilador no gabinete? Só tenho dinheiro agora pra comprar 1 unidade. Já tenho um outro de 120mm aqui, porém de CFM menor e bastante barulhento.

E então, coloco o que já tenho aqui como exaustor e o R4-L2R-20CK-GP como ventilador ou o contrário?

Abraço

Postado

Então, se for colocar o Cooler Master como exaustor, vou colocar ele na parte traseira do gabinete e o outro que tenho aqui eu colocaria na lateral, jogando ar em cima do processador e memórias.

Se o CM ficasse como ventilador, as posições seriam trocadas.

Postado

Eu sempre escutei falarem que a pressão positiva é melhor, uma série de vantagens como por exemplo o ar ser empurrado para fora pelas frestas ao invéz de ser sugado com poeira. Fora que a cpu vai ser melhor resfriada e o ar vai ficar sempre fresco nela e nos heats envolta. Colocaria como entrada de ar.

Postado
Eu sempre escutei falarem que a pressão positiva é melhor, uma série de vantagens como por exemplo o ar ser empurrado para fora pelas frestas ao invéz de ser sugado com poeira. Fora que a cpu vai ser melhor resfriada e o ar vai ficar sempre fresco nela e nos heats envolta. Colocaria como entrada de ar.

Pois é, cheguei a pensar isso também.

Me corrijam se eu estiver errado: no caso da pressão positiva ou negativa, para o fan gerar um CFM de valor X positivo, é necessário gerar um CFM de mesmo valor X negativo, porque tudo que "sai" do fan tem que "entrar" em mesma quantidade, afinal o fan não "gera" ar, apenas produz propulsão.

Mas imagino que a pressão de ar positiva alcance uma distância maior (medindo-se a partir do fan, para frente) do que a pressão negativa. Sendo assim, só seria vantagem utilizar um fan como esse CM de alto CFM como exaustor se ele estivesse bem próximo do componente a ser refrigerado, correto?

• Membro VIP
Postado

Não concordo. Sempre fui defensor da pressão negativa. Existem diversos gringos fazendo testes e "brigando" quanto à isso. Alguns dizem que X é melhor outros dizem que Y o é. Minha opinião pessoal baseada em tudo que já vi é: Pressão negativa tem resultados melhores (a não ser que esse fan seja utilizado no ducto para o processador).

A pressão positiva criaria um bolsão de ar dentro do gabinete, ela só funciona quando os fans são colocados em lugares pré definidos e organizados, se não o forem o bolsão de ar apenas aquecerá mais os componentes internos.

Postado

- Amigo, acredito fielmente que o melhor seja a fan com maior CFM funcionar como exaustor na parte de trás do gabinete, o melhor seria 2 fans com o mesmo CFM ...mas se não as tem, coloque a que tem mais atrás!

o que nosso amigo ai em cima disse é correto, como sabemos que o ar quente sobe, conforme entra ar frio pela frente do gabinete esse ar "gira" dentro da torre se não houver uma exaustão ou se a exaustão for precária.....isso cria o bolsão de que nosso amigo falou, tenha em mente que o ar frio sempre vai entrar, o que o FAN faz é fazer com que entre mais forte e em maior volume, já o ar quente não vai sair...a menos que seja retirado e por isso exautão é mais importante!

um exemplo, ja viu quando uma porta de shopping abre e desce uma "cortina" de ar na temperatura ambiente? é para que o ar frio de dentro do shopping não saia! é isso que ocorre quando injeta ar de mais no gabinete sem exaustão adequada...o ar gira la dentro e não sai praticamente nada, com tempo ele vai esquentadoe acumulando nas partes altas da torre e sua refrigeração fica prejudicada.

espero ter ajudado e desculpe o post longo..rs...trabalho montando máquinas e refrigeração é um ponto importante, 2 coisas..so coloque acima de 2 FANS no seu gabinete se estiverem bem organizadas como nosso amigo Pedro ai em cima disse...e tenha em mente que sua fonte pode ajudar muito na exaustão e no "não" aquecimento ...basta ter potência adequada e uma boa FAN na parte inferior! aceito sujestões.

Postado

Se a pressão negativa deve ser priorizada, porque ela praticamente não é utilizada nos coolers para processadores e placas de vídeo? Ao se utilizar a ventoinha desses coolers como pressão positiva em direção ao dissipador, acaba-se espalhando o ar quente por todo o gabinete, provocando um "aquecimento global" no sistema. Se ela fosse utilizada com pressão negativa em relação ao dissipador, poderia-se canalizar o ar quente de maneira mais fácil, não? Me corrijam se estiver errado.

Se bem que hoje descobri que o cooler do processador de um PC velho que tenho aqui em casa trabalha como exaustor! Quando inverti a posição da ventoinha de forma que trabalhasse com pressão positiva, não vi diferença nenhuma. Esse cooler é o padrão Intel, com um Celeron D336 2.8Ghz.

Postado

O fan padrão da placa de vídeo na maioria das vezes não joga ar quente para o gabinete, ela expulsa o ar por pequenas ranhuras no slot PCI. Já o processador, se for um cooler tower, deve-se colocar o fan traseiro que na maioria das vezes está alinhado com o cooler do processador, como exaustão, eliminando rapidamente o calor. O que gera calor mas não é tão espalhado pelo gabinete por não ter um fan é o chip7, o HD, as memórias e o driver de DVD, que gera pouco calor, mas gera.

Postado
Se a pressão negativa deve ser priorizada, porque ela praticamente não é utilizada nos coolers para processadores e placas de vídeo? Ao se utilizar a ventoinha desses coolers como pressão positiva em direção ao dissipador, acaba-se espalhando o ar quente por todo o gabinete, provocando um "aquecimento global" no sistema. Se ela fosse utilizada com pressão negativa em relação ao dissipador, poderia-se canalizar o ar quente de maneira mais fácil, não? Me corrijam se estiver errado.

Se bem que hoje descobri que o cooler do processador de um PC velho que tenho aqui em casa trabalha como exaustor! Quando inverti a posição da ventoinha de forma que trabalhasse com pressão positiva, não vi diferença nenhuma. Esse cooler é o padrão Intel, com um Celeron D336 2.8Ghz.

-Veja bem, qual é a "peça" de seu pc que mais esquenta ? ...o processador, ele possui um dispositivo para ajudar a retirar esse calor dele, "dissipador" e a melhor forma de roubar esse calor do dissipador é ventilar, fazendo com que o ar passe por ele com eficiência..por isso ventila-lo. No caso do gabinete que estava-mos discutindo, a prioridade é retirar o ar quente de dentro dele, enquanto no processador, a prioridade é resfriar o seu dissipador e a forma mais eficiente de se fazer isso é jogar ar nele com mais abundância, se colocar o cooler do processador "invertido" o ar passará por ele sim ...mas não seria o mais eficiente!! por isso os coolers são instalados para ventilar, sobre espalhar ar quente, isso ocorre sim....mas na verdade a proposta é que se tenha uma fan boa o suficiente para resfriar o dissipador e esse ar ja não tão quente que passa por ele, ajude a resfriar os outros componente como chipset e memória e para isso os coolers de perfil "baixo" como os que vem in box com o processador, são melhores....já os towers são melhores para o processador mas não ajudam praticamente nada na temperatura dos outros componentes, os de perfil baixo são melhores para todo o sistema e menos eficientes para o processador. (tudo que eu disse passa por um bom dissipador e uma boa fan). outros pontos de vista são bem vindos!

• mês depois...
Postado

Valeu galera, obrigado pela ajuda.

Se alguém tiver algo a acrescentar ou precisar tirar alguma dúvida basta me mandar MP que peço à moderação pra reabrir o tópico.

Muito obrigado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...