Ir ao conteúdo

Nobreak - qual a duração média da bateria?

Visitante

Posts recomendados

Postado

Tenho um RagTech Micron NET/BS-TR 650VA adquirido em março/2001, portanto um ano e oito meses de uso aprox. Ele vinha se comportando bem, mas ultimamente ele negou fogo em duas oportunidades de interrupção brusca de energia, permitindo que a máquina desse aquela "resetada" característica que faz tremer as bases.

Gostaria de saber se alguém aqui tem ideia da duração média de uma bateria dessa?

Postado

seu nobreak é de 650 VA, isso significa que ele só suporta 650 VA... se você usar muitas coisas ligadas e consumir mais do que 650 VA o nobreak não vai funcionar como deveria...

geralmente, nobreaks de 650 VA suportam um  monitor, gabinete e impressora, mas o ideal é deixar só o monitor e gabinete...

outra coisa MUITO IMPORTANTE que muita gente nem sabe...

a bateria de um nobreak é semelhante a bateria de um celular.... se ficar muito tempo sem descarregar (ou seja, ficar carregada por muito tempo), isso "cansa" a bateria, já que o que armazena a energia são produtos quimicos......

a soluÇão pra isso é pelo menos 1 vez por semana você puxar o nobreak da tomada com a maquina ligada, fazendo com que ele descarregue a bateria do nobreak, feito isso, ligue na tomada novamente pra haver a recarga.......   fazendo isso 1 vez por semana, você prolongará muito a vida útil do seu no-break!

Postado

geralmente, nobreaks de 650 VA suportam um  monitor, gabinete e impressora, mas o ideal é deixar só o monitor e gabinete...

Exatamente o meu caso; no momento de ambas as ocorrências só havia o monitor e o gabinete ligados.

outra coisa MUITO IMPORTANTE que muita gente nem sabe... a bateria de um nobreak é semelhante a bateria de um celular.... se ficar muito tempo sem descarregar (ou seja, ficar carregada por muito tempo), isso "cansa" a bateria, já que o que armazena a energia são produtos quimicos...... a soluÇão pra isso é pelo menos 1 vez por semana você puxar o nobreak da tomada com a maquina ligada, fazendo com que ele descarregue a bateria do nobreak, feito isso, ligue na tomada novamente pra haver a recarga.......   fazendo isso 1 vez por semana, você prolongará muito a vida útil do seu no-break!

Eu pensava justamente o contrário. Aliás, em outro fórum, um companheiro afirmou que a duração da bateria depende, dentre outros fatores, de quantas vezes ela descarregada e recarregada, só que ele não explicou. A primeira ideia que me veio foi a de que um número excessivo de descargas/recargas é que reduziria a sua vida útil.

É provável que não seja a bateria, pois eu desconectei da rede o "nobreak" com um televisor, um monitor SVGA de 15pol (tela em "No Signal") e uma impressora, todos a ele ligados, e o bicho segurou numa "nice". Nem me importei em verificar por quanto tempo ele agüentaria, pois só me interessa que não haja interrupção brusca e/ou oscilação de corrente a ponto de danificar os componentes eletrônicos. Depois fiz novo teste, desta feita com CPU e monitor ligados, sendo o mesmo o resultado.

Quer-me parecer que o aparelho não está suportando as oscilações violentas de corrente, isto sim, deixando, desta forma, de cumprir um dos seus papéis principais, que é manter a estabilidade da corrente elétrica. Neste caso, segundo um técnico a quem consultei, haveria a possibilidade de que fosse uma plaquinha que ele chama de "inversor".

Vou continuar investigando.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...