Ir ao conteúdo

HP F4280 - Cronologia de passos para recarregar cartuchos manualmente, analizem..

avtgodoi

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do Clube do Hardware,

Gostaria de contar com a experiência de vocês para me auxiliarem em uma tarefa. Recarregar meus próprios cartuchos. Recentemente comprei uma multifuncional, HP DESKJET F4280. Não foi impresso quase paginas ainda, estão com os cartuchos originais, porém gostaria de fazem como muitos - recarregar em casa mesmo. Nesses últimos dias tenho lido bastante a respeito desta tarefa, e entre vários tópicos lido, fui juntando informações e vou mostrar aqui a cronologia pra ver se esta correto todo o procedimento.

Primeiramente devo obter tintas de qualidade para não entupir o cartucho e obter uma boa impressão. Feito isso devo efetuar a recarga com uma seringa, com aproximadamente 4Ml, injetando no orifício que foi descoberto, no qual estava a etiqueta na parte superior. Em seguida devo pressurizar o cartucho, vi algumas pessoas relatando que posso realizar este procedimento de forma bem artesanal, assoprando esse local situado na parte superior - Logo pensei em usar outra seringa, somente com AR, para ir colocando aos poucos ate que saia um pouco de tinta na parte inferior do cartucho.

Após te realizado a parte da recarga em si, devo tapar o buraco superior - no qual foi inserido a tinta - pensei em recolocar a etiqueta novamente, e ate talvez aplicar um pedaço de fita isolante de sentido contrario a etiqueta, para ficar bem fixado, bem pressurizado.

Após este procedimento, devo realizar o teste, pode ser com um pedaço de papel higiénico, passando na parte inferior, notando se a tinta é expelida. Ao meu entender o cartucho está recarregado.

Ainda devo resetar a memoria da impressora, na qual sabe que aquele cartucho estava vazio, e assim deveria permanecer teoricamente. Então vi um procedimento que gostaria de saber se é funcional:

"F4180 e F4280:

Reset: retire o cabo de energia de trás da impressora. Com o cabo desconectado, apertar e segurar "Cancelar + Tipo de Papel" ou "Liga/desliga + Cancelar", segurando esses dois botões reconecte o cabo de energia, não há visor nessa impressora se não me engano, portanto ela não vai pedir para selecionar o idioma, já o alinhamento, quando a pagina for impressa, coloque no vidro do scanner e com o cabo usb desconectado, aperte o botão digitalizar, o led do power piscará por algum tempo, logo após o alinhamento estará completo.

Teste fisico: Com a impressora ligada e com papel na bandeija pressione: "Cancelar + Copia colorida", a pagina de autoteste será impressa."

Feito isso, ao meu ver, concluído com base em leitura de diversos posts, esta feita e funcionando a recarga do cartucho, basta alinhar.

Basicamente gostaria de saber se está correto tudo isso; se existe ferramentas/auxiliadores de baixo custo que posso realizar isso tudo com mais facilidade, visando que será apenas para meu próprio uso - que por sinal não é muito. Se existe forma mais eficaz, dicas para realizar isto tudo.. Dicas de produtos...

Também gostaria de saber se para caso de cartucho entupido, posso deixar a parte inferior de molho no álcool isopropilico, é correto? é funcional? deve ser ate uma altura especifica?

Fico muito grato com a atenção dos membros..

avtgodoi

• Membro VIP
Postado

Olá Avtgodoi

No cartucho preto você pode colocar mais um pouco +/- 6ml , porém no colorido são 2ml de cada cor.

Pressurizar??? nada disso. Eu lavo com água filtrada e chacoalho(centrifugando) com força até pingar uma gotinha. Seca com papel higiênico e pronto.

Para sesentupir eu lavo com sabão neutro e uso o snap fill (uma borracha que acopla na cabeça e com uma seringa puxa o ar) nos piores casos uso vapor de uma cafeteira expresso( pode até ser de uma panela de pressão só com água, para não soltar resíduos)

Use sua criatividade. he he he.

Dê uma olhada nos posts do colega Quasimodo.

Qualquer dúvida posta.

Grato

Helder

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!