Ir ao conteúdo

Linux compartilhando impressora com MAC

henrique_suporte

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde!

Galera do Forum...

Gostaria de saber se teria a possibilidade de se fazer impressoes de um MAC, buscando o compatilhamento do LINUX (ubuntu 9.10)

Tenho essa mesma Situação em uma filial da empresa, esta funcionando normalmente...

Mais como na matriz temos 1300 maquinas colocamos Vlan para facilitar o gerenciamento, então quando no MAC procuro pelo nome o servidor ele nao encontra somente consegue localizar as maquinas em que esta na mesma Vlan (mesma classe de rede).

Estou prescisando de uma solução um pouco que urgente.

agradeço a ajuda de todos,

email:______printerf(arroba)cancaonova.com

jabber:_____halmeida(arroba)jabber.joaopauloii

MSN:______ henrique_han(arroba)hotmail.com

---------------------------------------------------

Como faço para localizar no MAC a impressora compartilhada no linux? MAC nao localiza o Linux na rede por nome.

impressão MAC Vs LINUX

MAC imprimindo no LINUX

Linux compartilhando impressora com MAC

MAc buscando compartilhamento LINUX

LINUX shared print for MAC

MAC search for LINUX print

Postado

Vamos lá, primeiro, qual a versão do MAC OS ?

Se for anterior ao 9.1 você pode usar o netatalk q veio com a sua dist .

Se for posterior ao 9.1, incluindo MAC OS X então você terá q atualizar

o netatalk p/a versão 1.5 ou posterior . E mais uma coisa, se for o MAC OS X

ATUALIZE p/o 1.2 pois os anteriores tem bugs !

você não disse qual a sua dist, se for o Suse você encontra o pacote netatalk 1.5

já compilado e pronto p/uso em :ftp://ftp.suse.com/pub/people/olh/netatalk/

P/gerenciamento eu costumo usar o módulo netatalk p/o webmin ( você pode

encontra-lo no sourceforge ) q é sinmples e funciona perfeitamente !

você TEM q criar um servidor com o nome q você quiser, e DEPOIS criar

um diretório compartilhado q seja o mesmo q as máquinas rWin usam .

E tem mais uma coisa, o netatalk autentica os usuários NO LINUX, pto

você tem q cria-los no linux e atribuir direitos de escrita/leitura nas pastas

PELO LINUX, não adianta ter feito isso no samba pois o samba cria seus

próprios usuários e direitos de maneira independente do Linux !

Um último toque, se você usar MAC OS 9.2 en diante ele pode montar

um servidor de ftp como se fosse uma pasta local, leia a doc q vem com

o MAC OS 9.2 .

E se você usar a última versão do MAX OS X ( 1.2.alguma coisa, não me lembro

agora .. ;- ) ) ele já vem com um cliente samba embutido q você pode usar

p/conectar no seu diretório samba compartilhado, ídem ao anterior LEIA

a doc. do MAC OS X !! )

Obs: pesquizei na net.

Irei verificar a questão sua com a Vlan, breve postarei mais.

Falows..

Att.

Carlos Kruschewsky

suporteprinter(arroba)cancaonova.com

Postado

Caro amigo, colega de trabalho, parceiro de cerveja, funcionario do mesmo setor, agradeço muito a sua ajuda, é ate mesmo uma cena engraçada funcionarios do mesmo setor postando no forum mais vamos lá

Kadu, como voce sabe nao tenho conhecimento de MAC mais sou um pouco curioso, esse aplicativo em que voce citou se refere a compartilhamento, mais porém compartilhamento de pastas, caso eu nao esteja enxergando pastas na minha rede, mais creio que nao presciso de atualização pois aqui na empresa estamos usando a versão 10.5.8

na Ti onde testei nao teve nenhum problema de BUG pois visualizamos e escrevemos pastas compartilhada pelo LINUX normalmente, então descarto essa possibilidade.

Sobre a dist, Significa distribuição foi sitada sim... mais reforço estou compartilhando atraves de um LINUX minha distribuição seria UBUNTU 9.10 ultima versão

Sobre permissoes de usuarios do SMB (SAMBA) nao tive problemas nenhum pois consegui ler/escrever na pasta, minha versão e posterio a que voce sitou X 1.2

Agradeço muito a sua ajuda informações pode ser validas futuramente, irei ficar grato se postar informações sobre a Vlan.

O que acontece é que na Vlan para maior segurança a empresa em que nos dois trabalhamos dividio as rede para que nao teja um trafego de uma rede para outra sem endereço certo... então as maquinas nao encontra as outras por nome incompletos, somente consegue buscar na rede as maquinas em que estão no mesmo Grupo de rede tipo..

EX: maquinas 10.0.2.? so emcontra maquinas que estão na rede 10.0.2

maquinas na rede 10.0.3.? so encontra maquinas na rede 10.0.3

Para que eu possa fazer o trafego de arquivos em pastas compartilhadas eu tenho que enviar os arquivos por enderços certo por exemplo o IP que é unico na rede, ou por nome completo

hostmane.dominio que o DNS tem a rota nele e ele indica a maquina correta para ser entrege o pacote.

Como no MAC ja tentei colocar o nome completo da maquina (hostmane.dominio) e nao consegui nada tentei também por IP que como eu diz é unico por maquina na rede, ate encontrou... mais porém como uma unica impressora, e nao me mostra as filas compartilhadas que existem no servidor.

Mais por tras de toda essa dificuldade eu tenho certeja de que esse processo todo funciona pois ja temos uma filial em funcionamento mais porém os MAC estão na mesma rede do LINUX todos os dois em LAM 192.168.202.

kadu carinhosamente chamando...

O nosso amigo e colega de trabalho do setor de CDP (Data Center) Mateus Brebal esta me ajudando por uma solução para esse problema me enviando um link que eu estoucompartilhando aqui no forum

agradeço muito a voce e toda galera que esta fazendo a leitura do forum.

http://www.trollop.org/articles/2007/10/31/linux-printer-sharing-with-mac-os-x-105-leopard/

Fui... ate mais

Vamos lá, primeiro, qual a versão do MAC OS ?

Se for anterior ao 9.1 você pode usar o netatalk q veio com a sua dist .

Se for posterior ao 9.1, incluindo MAC OS X então você terá q atualizar

o netatalk p/a versão 1.5 ou posterior . E mais uma coisa, se for o MAC OS X

ATUALIZE p/o 1.2 pois os anteriores tem bugs !

você não disse qual a sua dist, se for o Suse você encontra o pacote netatalk 1.5

já compilado e pronto p/uso em :ftp://ftp.suse.com/pub/people/olh/netatalk/

P/gerenciamento eu costumo usar o módulo netatalk p/o webmin ( você pode

encontra-lo no sourceforge ) q é sinmples e funciona perfeitamente !

você TEM q criar um servidor com o nome q você quiser, e DEPOIS criar

um diretório compartilhado q seja o mesmo q as máquinas rWin usam .

E tem mais uma coisa, o netatalk autentica os usuários NO LINUX, pto

você tem q cria-los no linux e atribuir direitos de escrita/leitura nas pastas

PELO LINUX, não adianta ter feito isso no samba pois o samba cria seus

próprios usuários e direitos de maneira independente do Linux !

Um último toque, se você usar MAC OS 9.2 en diante ele pode montar

um servidor de ftp como se fosse uma pasta local, leia a doc q vem com

o MAC OS 9.2 .

E se você usar a última versão do MAX OS X ( 1.2.alguma coisa, não me lembro

agora .. ;- ) ) ele já vem com um cliente samba embutido q você pode usar

p/conectar no seu diretório samba compartilhado, ídem ao anterior LEIA

a doc. do MAC OS X !! )

Obs: pesquizei na net.

Irei verificar a questão sua com a Vlan, breve postarei mais.

Falows..

Att.

Carlos Kruschewsky

suporteprinter(arroba)cancaonova.com

Postado
Caro amigo, colega de trabalho, parceiro de cerveja, funcionario do mesmo setor, agradeço muito a sua ajuda, é ate mesmo uma cena engraçada funcionarios do mesmo setor postando no forum mais vamos lá

Kadu, como voce sabe nao tenho conhecimento de MAC mais sou um pouco curioso, esse aplicativo em que voce citou se refere a compartilhamento, mais porém compartilhamento de pastas, caso eu nao esteja enxergando pastas na minha rede, mais creio que nao presciso de atualização pois aqui na empresa estamos usando a versão 10.5.8

na Ti onde testei nao teve nenhum problema de BUG pois visualizamos e escrevemos pastas compartilhada pelo LINUX normalmente, então descarto essa possibilidade.

Sobre a dist, Significa distribuição foi sitada sim... mais reforço estou compartilhando atraves de um LINUX minha distribuição seria UBUNTU 9.10 ultima versão

Sobre permissoes de usuarios do SMB (SAMBA) nao tive problemas nenhum pois consegui ler/escrever na pasta, minha versão e posterio a que voce sitou X 1.2

Agradeço muito a sua ajuda informações pode ser validas futuramente, irei ficar grato se postar informações sobre a Vlan.

O que acontece é que na Vlan para maior segurança a empresa em que nos dois trabalhamos dividio as rede para que nao teja um trafego de uma rede para outra sem endereço certo... então as maquinas nao encontra as outras por nome incompletos, somente consegue buscar na rede as maquinas em que estão no mesmo Grupo de rede tipo..

EX: maquinas 10.0.2.? so emcontra maquinas que estão na rede 10.0.2

maquinas na rede 10.0.3.? so encontra maquinas na rede 10.0.3

Para que eu possa fazer o trafego de arquivos em pastas compartilhadas eu tenho que enviar os arquivos por enderços certo por exemplo o IP que é unico na rede, ou por nome completo

hostmane.dominio que o DNS tem a rota nele e ele indica a maquina correta para ser entrege o pacote.

Como no MAC ja tentei colocar o nome completo da maquina (hostmane.dominio) e nao consegui nada tentei também por IP que como eu diz é unico por maquina na rede, ate encontrou... mais porém como uma unica impressora, e nao me mostra as filas compartilhadas que existem no servidor.

Mais por tras de toda essa dificuldade eu tenho certeja de que esse processo todo funciona pois ja temos uma filial em funcionamento mais porém os MAC estão na mesma rede do LINUX todos os dois em LAM 192.168.202.

kadu carinhosamente chamando...

O nosso amigo e colega de trabalho do setor de CDP (Data Center) Mateus Brebal esta me ajudando por uma solução para esse problema me enviando um link que eu estoucompartilhando aqui no forum

agradeço muito a voce e toda galera que esta fazendo a leitura do forum.

http://www.trollop.org/articles/2007/10/31/linux-printer-sharing-with-mac-os-x-105-leopard/

Fui... ate mais

Boa tarde, amigo de trabalho Henrique.

O brigado pela consideração acima.

De uma lida neste artigo.

Neste se trata de Mac c/ Mac, mas como linux / mac utiliza a mesma plataforma UNIX creio que isto sera a solução testa ae depois me avise.

Abraços.

Att.

Carlos Kruschewsky

FONTE: http://support.apple.com/kb/HT2275?viewlocale=en_US

Mac OS X 10.5: Usando o compartilhamento de impressoras com diferentes versões do Mac OS X

As impressoras que partes usando o Mac OS X 10.5 Leopard será visível a outros Macs na sua rede local que estão executando o Mac OS X 10.2 ou posterior.

Produtos afetados.

Mac OS X 10.4, Mac OS X 10.3, Mac OS X 10.2, Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.4, Mac OS X 10.3, Mac OS X 10.2, Mac OS X 10.5

Usando impressoras sendo compartilhada por outros Macs.

Quando você adicionar uma impressora no Mac OS X 10.5 Leopard, você verá as impressoras na sua rede local que estão sendo compartilhados por outros Macs com o Mac OS X 10.4 ou posterior. Estas impressoras irá exibir "Bonjour Shared" na coluna Tipo de folha de diálogo.

Avançado: Acessando uma impressora no Leopard que é compartilhada pelo Mac OS X 10.2 a 10.3.9

Mac OS X 10.5 Leopard Bonjour usa para localizar impressoras compartilhadas em sua rede local, mas não exibe impressoras compartilhadas pelo Mac OS X 10.2 a 10.3.9, que são transmitidos para a rede usando o cups "protocolo". As etapas a seguir permitirão que o Mac OS X 10.5 para localizar impressoras partilhadas que estão sendo anunciados para a rede usando o cups "protocolo":

1. 1. Abra o Terminal (localizado em / Aplicativos / Utilitários).

2. 2. Digite ou cole este comando, seguido de retorno:

BrowseProtocols cupsctl = ' "copos dnssd"'

A próxima vez que você adicionar uma impressora, você deve ver impressoras compartilhadas pelo Mac OS X 10.2 a 10.3.9.

Estas impressoras irá exibir " Shared Printer, impressora compartilhada" na coluna Tipo. Você pode ver impressoras compartilhadas pelo Mac OS X 10.4 ou posterior aparecendo duas vezes (uma vez como um "Bonjour Shared impressora" e uma vez como "Shared Printer") após completar estas etapas.

Para reverter para o comportamento padrão no Mac OS X 10.5, você pode remover "BrowseProtocols dnssd cups" a partir do arquivo de configuração do CUPS, ou redefinir o sistema de impressão.

Nota: Utilizar a mesma versão do controlador de impressora no computador a partilhar a impressora ea impressão do computador para a impressora compartilhada, para evitar um determinado assunto.

Postado
Boa tarde, amigo de trabalho Henrique.

O brigado pela consideração acima.

De uma lida neste artigo.

Neste se trata de Mac c/ Mac, mas como linux / mac utiliza a mesma plataforma UNIX creio que isto sera a solução testa ae depois me avise.

Abraços.

Att.

Carlos Kruschewsky

Mac OS X 10.5: Usando o compartilhamento de impressoras com diferentes versões do Mac OS X

As impressoras que partes usando o Mac OS X 10.5 Leopard será visível a outros Macs na sua rede local que estão executando o Mac OS X 10.2 ou posterior.

Produtos afetados.

Mac OS X 10.4, Mac OS X 10.3, Mac OS X 10.2, Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.4, Mac OS X 10.3, Mac OS X 10.2, Mac OS X 10.5

Usando impressoras sendo compartilhada por outros Macs.

Quando você adicionar uma impressora no Mac OS X 10.5 Leopard, você verá as impressoras na sua rede local que estão sendo compartilhados por outros Macs com o Mac OS X 10.4 ou posterior. Estas impressoras irá exibir "Bonjour Shared" na coluna Tipo de folha de diálogo.

Avançado: Acessando uma impressora no Leopard que é compartilhada pelo Mac OS X 10.2 a 10.3.9

Mac OS X 10.5 Leopard Bonjour usa para localizar impressoras compartilhadas em sua rede local, mas não exibe impressoras compartilhadas pelo Mac OS X 10.2 a 10.3.9, que são transmitidos para a rede usando o cups "protocolo". As etapas a seguir permitirão que o Mac OS X 10.5 para localizar impressoras partilhadas que estão sendo anunciados para a rede usando o cups "protocolo":

1. 1. Abra o Terminal (localizado em / Aplicativos / Utilitários).

2. 2. Digite ou cole este comando, seguido de retorno:

BrowseProtocols cupsctl = ' "copos dnssd"'

A próxima vez que você adicionar uma impressora, você deve ver impressoras compartilhadas pelo Mac OS X 10.2 a 10.3.9.

Estas impressoras irá exibir " Shared Printer, impressora compartilhada" na coluna Tipo. Você pode ver impressoras compartilhadas pelo Mac OS X 10.4 ou posterior aparecendo duas vezes (uma vez como um "Bonjour Shared impressora" e uma vez como "Shared Printer") após completar estas etapas.

Para reverter para o comportamento padrão no Mac OS X 10.5, você pode remover "BrowseProtocols dnssd cups" a partir do arquivo de configuração do CUPS, ou redefinir o sistema de impressão.

Nota: Utilizar a mesma versão do controlador de impressora no computador a partilhar a impressora ea impressão do computador para a impressora compartilhada, para evitar um determinado assunto.

Verifiquei também o link fornecido a você por Mateus Brebal, como você esta no ato atualizando o servidor de impressão (linux) depois que terminar de quero executar com você estas informações fornecidas pela busca de Mateus.

Para facilitar eu consegui a tradução.

Abraços.

Linux Printer Sharing Com o Mac OS X 10.5 Leopard

Após a atualização para o Mac OS X 10.5, descobri que minha impressoras já não existia. Então eu fui para http://localhost:631 e tentei adicionar o meu Gentoo compartilhamento da impressora CUPS como eu fiz antes, mas ele se recusou a aparecer na lista de impressoras. Após algumas pesquisas na net, parece que a Apple tem algo quebrado a maneira que ele lida com partes Linux CUPS. Em todo caso, eu encontrei uma correção que funciona perfeitamente. Alessandro Dellavedova postado uma correção para o problema mais sobre os fóruns de suporte da Apple. Abaixo está uma versão um pouco mais detalhada do que ele fez.

AVISO: Você precisará de privilégios de administrador para continuar com essa correção.

1. Abra Preferências do Sistema.

2. Abra Print & Fax.

3. Botão direito do mouse no painel da impressora e selecione “Reset printing system…”

4. Abra o Terminal e digite o seguinte:

sudo nano /etc/cups/cupsd.conf

5. Modificar as primeiras linhas de tal ordem que ser semelhante ao seguinte:

Browsing On

BrowseOrder allow

BrowseAllow all

BrowseProtocols all

BrowseRemoteProtocols all

BrowsePoll <Your CUPS domínio do servidor ou IP: 631 >

BrowsePort 631

6. Salve o arquivo

7. Reinicie o subsistema de impressão, digitando o seguinte:

sudo killall -HUP cupsd

Agora você deve ser capaz de ver e adicionar as impressoras em sua parte do Linux.

Postado

Mais uma Vez muito obrigado pelas informações.

Mais problemas de MAC para MAC eu não tenho nenhum pois os mesmo se enxergam perfeitamente na rede, e ate mesmo localiza as impressoras de rede sozinhos.

Quando se trata de compartilhar as impressora do MAC eu nunca prescisei utilizar, buscando o compartilhamento pelo LINUX, mais ja prescisei usar a impressora do MAC compartilhada em um WINDOWS ai é so instalar o BONJOUR e tudo funciona...

Estou aguardando o final da atualização do server LINUX para fazer o procedimento do Mateus.

Tambem para facilitar alguma coisa o pessoal do NOC Data Center add rotas para a VLAN no servidor LINUX

Estamos então aguardando a Atualização do Server..., tambem creio no procedimento do Mateus.

O Mateus tambem pessoalmente me indicou marca a opção no CUP do MAC para que ele possa Visualizar impressoras de outros Sistemas

utilizando http://localhost:631

Advanced

X Show printers shared by other systems

Share printers connected to this system

Allow printing from the Internet

Allow remote administration

Use Kerberos authentication (FAQ)

Allow users to cancel any job (not just their own)

Save debugging information for troubleshooting

Ate mais ver no forum e vamos embora que o expediente acabou e HJ e sexta feira dia de tomar uma... :D

fui bom fds e ate segunda rsrsr aqui mesmo no setor.

Verifiquei também o link fornecido a você por Mateus Brebal, como você esta no ato atualizando o servidor de impressão (linux) depois que terminar de quero executar com você estas informações fornecidas pela busca de Mateus.

Para facilitar eu consegui a tradução.

Abraços.

Linux Printer Sharing Com o Mac OS X 10.5 Leopard

Após a atualização para o Mac OS X 10.5, descobri que minha impressoras já não existia. Então eu fui para http://localhost:631 e tentei adicionar o meu Gentoo compartilhamento da impressora CUPS como eu fiz antes, mas ele se recusou a aparecer na lista de impressoras. Após algumas pesquisas na net, parece que a Apple tem algo quebrado a maneira que ele lida com partes Linux CUPS. Em todo caso, eu encontrei uma correção que funciona perfeitamente. Alessandro Dellavedova postado uma correção para o problema mais sobre os fóruns de suporte da Apple. Abaixo está uma versão um pouco mais detalhada do que ele fez.

AVISO: Você precisará de privilégios de administrador para continuar com essa correção.

1. Abra Preferências do Sistema.

2. Abra Print & Fax.

3. Botão direito do mouse no painel da impressora e selecione “Reset printing system…”

4. Abra o Terminal e digite o seguinte:

sudo nano /etc/cups/cupsd.conf

5. Modificar as primeiras linhas de tal ordem que ser semelhante ao seguinte:

Browsing On

BrowseOrder allow

BrowseAllow all

BrowseProtocols all

BrowseRemoteProtocols all

BrowsePoll <Your CUPS domínio do servidor ou IP: 631 >

BrowsePort 631

6. Salve o arquivo

7. Reinicie o subsistema de impressão, digitando o seguinte:

sudo killall -HUP cupsd

Agora você deve ser capaz de ver e adicionar as impressoras em sua parte do Linux.

• 2 semanas depois...
Postado

galera!

Em fim chegou a solução do topico.

o problema foi solucionado com sucesso!

Entrei no Cups do MAC pelo Brouser digitando o seguinte endereço http://localhost:631

marquei a opção em que o MAc iria visualizar impressoras de outro sistemas.

testei e nada funcionou.

Como MAC tem o CUPS igualmente o LINUX (UNIX) resolvi instalar a impressora em meu LINUX testei e funcionou abri as configurações da impressora e copiei a URI (caminho em que o cups utiliza para imprimir).

Fui ate o MAC entrei novamente o CUPs instalei uma impressora normalmete direta pela rede, testei o driver e funcionou...

ai fui ao final... modifiquei a impressora, colei minha URI do LINUX no caminho da impressora, ipp://IP_do_servidor/printers/Compártilhamento

tudo funcionando rsrs

valeu ate a proxima.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...