Ir ao conteúdo

Aterramento em bancada de manutenÇÃo

chico-970

Posts recomendados

Postado

boa tarde pessoal!

seguinte, ja vou logo avisando kkkkk eletronica não é a minha área de atuação ^^ mais estou precisando fazer um aterramento na minha bancada.

eu trabalho com informatica e concequentimente possuo varios trabalhos para estar fazendo por fora do meu serviço.

possuo uma bancada de manutençao na minha residencia onde as 4 pernas da bancada sao de uma especie de ferro fundido com carbono ( na verdade é aquele material usado em quadros de bicicletas )

uma barra de ferro horizontal faz o trabalho de manter as 4 pernas fixas. e sobre etas baras de ferros vem uma tampa de madeira coberta com uma borracha vulcanizada.

até ai td bem!

o problema é o seguinte.... eu preciso fazer dois aterramentos...

um é o aterramento da energia eletrica e outro é o aterramento da eletricidade estatica do meu corpo.

para o problema da eletricidade estatica adquiri uma pulseira anti-estatica e a fixei sobre as barras de ferro que fixam as pernas da mesa ( nao sei se vai adiantar mais o rapaz que me vendeu a pulseira disse que esta td certo no procedimento que eu fiz)

agora o problema maior é o aterramento da energia eletrica que eu utilizo para ligar os equipamentos

possuo uma tomada principal na minha bancada que esta ligada diretamente a chave geral da minha residencia ( é uma chave separada dos demais comodos, ou seja possuo uma unica chave para a bancada de teste )

esta tomada da bancada é uma tomada de 3 polos [fase ( fio vermelho), neutro (fio preto) e terra (fio verde)]

o fio do terra eu puxei para o meu jardim e soldei junto a uma barra de ferro. esta barra de ferro eu fixei na terra do meu jardim a uns 2 metros de profundidade junto com 10 kilos de sal grosso.

nao sei se esta correto tambem, porém andei pesquisando em alguns sites e me disseram que era este o procedimento que deveria fazer.

agora a minha grande duvida....

os equipamentos nao sao ligados diretamente nesta tomada que possuo na bancada.... eles sao ligados a um estabilizador de energia e o estabilizador possui uma tomada macho de 3 polos que é ligado na minha tomada femea da bancada.

este procedimento que sitei acima esta correto???

please ajudem um lammer em eletronica =D

Postado

A fase ou o neutro dos nobreaks e estabilizadores passa por algum circuito interno, mas o terra deles é direto, ou seja, não há circuito entre o pino terra na entrada e o pino terra na saída.

A qualidade do aterramento ("Barra de ferro" não é um descrição suficiente) não posso comentar sem mais detalhes, nem o fato ou motivo de estar usando estabilizador sem ter uma descrição das comuns variações na sua rede AC.

O aterramento para pulseira anti-estática não precisa ser grandes coisas, imagina que só o fato de trabalhar descalço já é suficiente para não haver grande acumulo estático no seu corpo, imagina com aterramento melhorzinho.

Não se recomenda pulseira anti-estática junto ao aterramento das maquinas quando a fiação entre a maquina e o terra efetivo (Barra de cobre no chão) for muito grande, mas ainda assim é melhor isso do que nada.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...