Ir ao conteúdo

Duvida em carregar baterias

james freire

Posts recomendados

Postado

oi galera,

se eu colocar 25v 40ma direto em uma bateria de 9,6v 1300ma para carregar.

o que acontece???

Ela carregou um pouco sim, mas consigo eu chegar na carga máxima da bateria em segurança, sem danificar, terei eu que desligar ela para não danificar apos longo tempo de carga, ou com essa corrente não vou chegar nunca na carga plena??

Montei uma semáforo para apresentar na escola, agora tenho que montar um carregador de baterias para alimentar esse semáforo apos desligar da tomada, não precisa ser rápido pois a ideia que tenho e' que o semáforo ficara na tomada durante semanas e quando precisar a bateria entra em ação

valeu !!!!!!!!.

Postado

Pra não precisar desligar você preciaria uma fonte com tensão REGULADA em uns 10,4V (Regulada quer dizer: Nem um pingo de tensão a mais ou a menos).

Para que a carga da bateria seja 100%, o correto é usar corrente baixa, e medir a tensão para desligar o carregador quando esta tensão chegar num limite.

Se essa bateria é mesmo de 1300mA, o carregador deveria ser de 260mA (Ok, de 400mA só vai carregar mais rápido), e a tensão na qual o carregador deve ser desligado (Tensão medida na bateria, jamais na fonte) é de 14,5V.

Se usar uma fonte de 25 x 40mA precisaria um resistor de uns 270 ohms por meio watt, e PRECISA desligar o carregador quando a tensão medida na bateria (No terminais) chegar em 14,5V. Só que com apenas 40mA sua bateria levaria 2 dias pra ser recarregada.

Pra uma carga mais eficiente recomendo fonte de 15V e não 12, senão a tensão ficaria em flutuação bem abaixo da capacidade total da bateria. E sempre coloque algum resistor entre a fonte e a bateria.

Se usar fonte digamos de 15V x 500mA, use resistor de 1 ohm por meio watt... mas TEM QUE desligar a fonte quando a tensão na bateria chegar em 14,5V.

Você poderia não desligar a fonte se a corrente enviada pelo carregador fosse pequena o suficiente pra bateria dissipar ela na forma de calor, e poderia não precisar medir a tensão se soubesse o quanto de carga há na bateria para fazer um calculo baseado no chute pra estimar quanto da energia circulante será armazenada ou dissipada no resistor, etc... enfim, mais fácil medir mesmo.

Agora... se quer só uma carguinha pra coisa pouca, 12V resolve, só não chegará em 100% da capacidade da pilha, mas ainda assim coloque um resistor entre a bateria e a fonte, e desligue a fonte no fim da carga (14,5V) senão vai aquecer e

vazar as celulas internas dessa bateria.

Postado
oi galera,

se eu colocar 25v 40ma direto em uma bateria de 9,6v 1300ma para carregar.

o que acontece???

Ela carregou um pouco sim, mas consigo eu chegar na carga máxima da bateria em segurança, sem danificar, terei eu que desligar ela para não danificar apos longo tempo de carga, ou com essa corrente não vou chegar nunca na carga plena??

Montei uma semáforo para apresentar na escola, agora tenho que montar um carregador de baterias para alimentar esse semáforo apos desligar da tomada, não precisa ser rápido pois a ideia que tenho e' que o semáforo ficara na tomada durante semanas e quando precisar a bateria entra em ação

valeu !!!!!!!!.

que tipo de bateria esta a usar ?

Pra não precisar desligar você preciaria uma fonte com tensão REGULADA em uns 10,4V (Regulada quer dizer: Nem um pingo de tensão a mais ou a menos).

Para que a carga da bateria seja 100%, o correto é usar corrente baixa, e medir a tensão para desligar o carregador quando esta tensão chegar num limite.

Se essa bateria é mesmo de 1300mA, o carregador deveria ser de 260mA (Ok, de 400mA só vai carregar mais rápido), e a tensão na qual o carregador deve ser desligado (Tensão medida na bateria, jamais na fonte) é de 14,5V.

Se usar uma fonte de 25 x 40mA precisaria um resistor de uns 270 ohms por meio watt, e PRECISA desligar o carregador quando a tensão medida na bateria (No terminais) chegar em 14,5V. Só que com apenas 40mA sua bateria levaria 2 dias pra ser recarregada.

Pra uma carga mais eficiente recomendo fonte de 15V e não 12, senão a tensão ficaria em flutuação bem abaixo da capacidade total da bateria. E sempre coloque algum resistor entre a fonte e a bateria.

Se usar fonte digamos de 15V x 500mA, use resistor de 1 ohm por meio watt... mas TEM QUE desligar a fonte quando a tensão na bateria chegar em 14,5V.

Você poderia não desligar a fonte se a corrente enviada pelo carregador fosse pequena o suficiente pra bateria dissipar ela na forma de calor, e poderia não precisar medir a tensão se soubesse o quanto de carga há na bateria para fazer um calculo baseado no chute pra estimar quanto da energia circulante será armazenada ou dissipada no resistor, etc... enfim, mais fácil medir mesmo.

Agora... se quer só uma carguinha pra coisa pouca, 12V resolve, só não chegará em 100% da capacidade da pilha, mas ainda assim coloque um resistor entre a bateria e a fonte, e desligue a fonte no fim da carga (14,5V) senão vai aquecer e

vazar as celulas internas dessa bateria.

seria interessante saber como chegou a esses 10,8 ou 14,5 v sem saber que tipo de bateria esta a ser usada

Postado

Pela nomeclatura "9,6V" só podem ser 8 celulas nicd/nimh em serie.

Tem packs delas de 1300mA, são até comuns.

Se não pudermos acreditar que os "9,6V" são provenientes de informação gravada nas baterias (E chumbo-acido nem a base de lion usariam esse valor) então não podemos acreditar em mais nada no texto.

Pra ser chato eu poderia falar sobre os 1,825V por celula pra carga ciclica, ou 1,480V em flutuação, sobre o limite da corrente mais pro fim da carga... mas pra quem quer ligar a fonte direto na bateria isso é informação que entra num ouvido e sai no outro (TMI). Resume do modo mais simples, e que tem mais chances do leitor montar, por mais que tenha possibilidade de danificar alguma celula (Esquecer ligado), é o que é acessivel ao conhecimento que julgamos ter por base no texto e proposta inicial.

=============

Edit

Deixei dubio o texto no outro post. No ultimo paragrafo, se usar fonte de 12V obviamente não tem como a tensão na bateria chegar a 14,5V, seria pro caso de desligar caso fosse daquelas fontes que em aberto, ou em baixa corrente, tem tensão bem mais alta que o nominal, a base de trafo, claro. Uma flutuação em 12V pra 8 celulas nicd/nimh seria digamos 45% da carga possivel nessas celulas. Flutuação em nicd e nimh são diferentes entre sí, e tem pack com nicd a venda até hoje, falo em 1,35V a título de mero chute, não seria nada eficiente usar esse valor, creio que provavelmente esse pack seja típico, com celulas pra 'flutuar' a 1,5xxV, mas o limite final desde que sob baixa corrente sempre é 1,825V... ao menos nunca ví fabricante especificar algo diferente nessa parte.

Postado

pois mas existem de litio de 4,8V

e 2 dariam 9,6V

quanto ao sistema de carga, o mesmo deve ser feito por circuitos proprios e nao por tentativas e sempre de acordo com o fabricante

como circuito para as de NI ou Hm veja por exemplo o vircuito Max712/713

para as de litio pode ver o MAX745

se desejar pode ver estes pdf

http://www.atmel.com/dyn/resources/prod_documents/doc1659.pdf

http://www.panasonic.com/industrial/battery/oem/images/pdf/Panasonic_NiMH_ChargeMethods.pdf

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!