Ir ao conteúdo

como configurar o TP-LINK WA501G 54M, PARA SER REPETIDOR DE SINAL????

Alvaro100Limites

Posts recomendados

Postado

BOM PESSOAL ESTOU COM UM TP-LINK WA501G 54M!!!

QUERIA CONFIGURALO PARA SER REPETIDOR DE SINAL WIRELESS.

NAO ESTOU CONSEGUINDO POIS ENTENDO POUCO.

SE ALGUEM AI DO CLUBE SOUBER ME ENSINA BEM SIMPLIFICADO!

Desde já Agradeço a todos!

• 3 meses depois...
Postado

Pessoal, passei alguns dias penando na configuração entre um roteador TL-WR542G e o AP TL-WA501G ambos da TP-Link.

(Por que esse AP num vem com o DHCP ativado? O usuário ainda tem que configurar um IP fixo para acessar as configurações do AP... Um usuário comum nunca vai acertar!!!)

Ocorre que minha rede contava com uma forte série de medidas de segurança:

• Opção Enable SSID Broadcast desabilitada: para não mostrar abertamente no ar o nome da rede;

• Encriptação WPA2/PSK com TKIP; e

• Filtro de MAC (MAC Filtering): onde somente as máquinas com os MACs previamente cadastrados no Roteador é que podiam ter acesso à rede.

Lógico que o acesso ao roteador não era o padrão admin / admin. E havia outras medidas relativas ao Firewall que dizem respeito à Internet e não à rede, por isso omito...

Enfim, eu tentei, tentei, tentei e nada. Coloquei o endereço MAC do AP no MAC Filtering do Roteador, mas mesmo assim nada. Tentei muitas outras combinações e possibilidades... Então fui atualizar os firmwares do Roteador e do AP. Depois da atualização os equipamentos ficam com as configurações defaults, tal como se tivessem sidos resetados. Apagam até a senha de acesso as configurações do roteador voltando à padrão admin / admin.

Só então, ainda com tudo default, configurando o AP como Repetidor e colocando o MAC do Router foi que o AP passou a repetir o sinal! Acessava do notebook tanto o Roteador quanto o AP!

Quando fui no Roteador e desmarquei a opção Broadcast SSID novamente o AP não repetia o sinal do Roteador!

A documentação (User Guide) é fraca e omissa quanto a este detalhe!!! Nem no próprio sítio da TP Link onde há uma espécie de tutorial bem específico à situação em epígrafe há menção ao fato da incompatibilidade na encriptação WPA2 e da necessidade de broadcast do SSID no modo Repetidor:

How do I configure TL-WA501G as a wireless repeater?

Não sei se é assim com outros repetidores, mas achei frustrante isso, pois a segurança da rede fica comprometida! Pois não posso utilizar as tecnologias mais modernas de criptografia e segurança de redes wireless!

Quer dizer o investimento que fiz na marca TP-Link com a compra do Roteador e mais agora com o AP e um Adaptador USB (TL-WN321G) também da TP-Link ficou ameaçada.

Só é possível utilizar a criptografia WEP (é a única opção de encriptação que é possível selecionar), mas já sei que o modo 152 bits é proprietária da TP-Link e equipamentos não TP-Link que tenho na rede não poderão utilizar este método, nem tem a opção... Até o adaptador USB da TP-Link já não conta com a opção WEP 152 bits! (A criptografia WEP, como se sabe é mais frágil que a WPA/WPA2).

Aqui vi que havia usuários com a mesma dificuldade então resolvi compartilhar minhas experiências e impressões com os usuários que também buscam informações. E também ver a repercussão. Depois posso voltar com outros resultados.

Um fato que quero ressaltar é que a tão propalada 2x to 3x eXtended Range™ WLAN transmission technology que seria proporcionada pelos chipsets Atheros que o TP-Link possui, não foi por mim notada. Na mesma distância que tinha o Roteador TP-Link de um desktop com uma placa Encore (as mais simples e baratas do mercado, mas nem por isso ruins!) foi a distância onde coloquei o AP e o sinal mesmo assim era mínimo e esporádico, pois a distância era grande e atravessava 5 paredes de tijolos no 2° andar de um um prédio em frente a minha casa, cerca de 50 metros, ou seja mesmo com uma placa tida como genérica obtive o mesmo sinal que obtive com o AP da TP-Link, detalhe todos os equipamentos contavam com antenas de 5 dBi e não as originais de 3 (Roteador e AP TP-Link) e 2 (Placa ENLWI-G2 da Encore) dBi.

Bem, fui bem abrangente em abordar outros fatores para ajudar outros usuários que buscam respostas como eu...

Galera vamos trocar idéias porque as informações sobre wireless ainda são poucas e ruins. Agora que no CDH tão saindo uns bons tutoriais sobre Wireless...

Qualquer coisa meu contato é [email protected], mas é melhor comentarmos aqui no tópico mesmo para que outros usuários possam ver e discutir...

• mês depois...
Postado
Não sei se é assim com outros repetidores, mas achei frustrante isso, pois a segurança da rede fica comprometida! Pois não posso utilizar as tecnologias mais modernas de criptografia e segurança de redes wireless!

Comprei recentemente um AP TP-LINK modelo TL-WA901ND que permite selecionar criptografia WPA/WPA2 no modo repetidor. É verdade que estou tendo problemas na configuração (assunto para outro tópido), mas pelo menos já permite esta opção.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...