Ir ao conteúdo

Overclock - AMD Athlon II x2 245

RenanDCS

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, eu estava pensando em fazer um overclock aqui pro meu processador acompanhar melhor a minha VGA.

Minha configuração é:

Asus M2N68-AM SE2

AMD Athlon II x2 245 2.9Ghz

3Gb de RAM

HIS HD4870 512/256 GDDR5

Essas peças são boas para fazer oveclock? acham que vale a pena?

Minha fonte é uma OCZ SXS 500w e para refrigeração eu tenho um Akasa 120mm na lateral jogando ar fresco no processador e na VGA, tenho também um Akasa 80mm puxando o ar quente pra fora junto com o ADDA 120mm da fonte. O cooler do processador eu tenho um Evercool CK803.

Postado

diegox

não faço ideia, não sei quanto é muito, quanto é pouco. é meu primeiro overclock de CPU, e tenho pouco contato com isso.

Postado

Pelo EVEREST:

Campo Valor

Propriedades do sensor

Tipo de sensor ITE IT8712F v7+ (ISA 290h)

Intrusão detectada no Chassis Sim

Temperaturas

Placa mãe 35 °C (95 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 23 °C (73 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 23 °C (73 °F)

MCP 51 °C (124 °F)

Aux 36 °C (97 °F)

Seagate ST3320820AS 44 °C (111 °F)

Coolers

Processador 2824 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.41 V

+3.3 V 3.30 V

+12 V 13.31 V

Bateria VBAT 3.07 V

Postado
Pelo EVEREST:

Campo Valor

Propriedades do sensor

Temperaturas

Placa mãe 35 °C (95 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 23 °C (73 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 23 °C (73 °F)

MCP 51 °C (124 °F)

Aux 36 °C (97 °F)

Coolers

Processador 2824 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.41 V

+3.3 V 3.30 V

+12 V 13.31 V

Bateria VBAT 3.07 V

Nossa, muito boas as temperaturas. Quentos graus ambiente está no local do pc ?(Pergunto por curiosidade) :D

Bom, vai lá na bios e aumenta 5% do fsb.

Ex: Se o fsb é 200, aumente para 205 e deixe entrar no windows normalmente.

Depois poste aqui o clock.

Postado

Olha, a temperatura ambiente exata eu não sei porque não tenho nenhum termômetro por aqui, mas choveu hoje e o ventilador do quarto aqui tá ligado, então não tá quente não, chuto uns 24º a 25º.

Vou procurar na BIOS onde aumenta o FSB, já volto aqui pra falar o que deu.

Achei, em JumperFree, mudei o CPU Overclocking para manual e tava lá 200, coloquei em 205.

O clock tá em 2974.4Mhz no CPU-ID e no EVEREST ele fica mudando, mas no máximo chega à 2974.4Mhz, dando 3% de over.

As temperaturas:

Campo Valor

Propriedades do sensor

Temperaturas

Placa mãe 35 °C (95 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 24 °C (75 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 24 °C (75 °F)

MCP 50 °C (122 °F)

Aux 36 °C (97 °F)

Coolers

Processador 2836 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.39 V

+3.3 V 3.28 V

+12 V 13.31 V

Bateria VBAT 3.07 V

Postado

Já editei ali, acho que você não viu. As temperaturas podem estar assim também porque a VGA ainda não está no PC, to esperando chegar o adaptador PCI-E que não veio com a placa u.u

E isso é idle, só pra constá haha

Outra coisa, pra mudar o FSB aqui chega até 215.

Postado

você esta na seção errada,sua tensão ta alta,muito alta(deve estar em AUTO na bios)tente mudar para manual e procure saber qual é o vcore padrão desse athlon II,você não vai conseguir um over muito grande,assim como eu(vai ficar limitado pela mobo),eu q pensava que minha mobo era ruim de over,aqui só da pra colocar no maximo 232 de fsb e ta no maximo com vcore padrão.

mas faça isso amigo:

1ºprocure o vcore padrão do seu processador e sete na bios.

2ºcoloque no maximo de fsb que consegue,no caso 215

3ºse o pc começar a dar tela azul aumente um pouco de vcore(so um pouco),se cotinuar a dar tela azul abaixe as frequencias da sua memoria para 667mhz.

se der tudo certo você vai conseguir deixo-lo em 3,1.

mas se quiser mais informaçoes poste na seção 'OVERCLOCK' do forum.

Postado

brun0tk eu to na seção OVERCLOCK do fórum o.O

Aqui fala que a tensão é entre 0.85 - 1.425, como a minha.

Fui lá na bios e coloquei o FSB no máximo, mas não achei lugar pra definir a tensão, só tinha a opção Standard, +50mv e +100mv...

Tem uma opção para o clock das memórias, as minhas são 400mhz, lá tem 533mhz, adianta eu mudar isso?

Não existe alguma forma de eu poder fazer um over melhor? Ouvi falar de BIOS Mod e Pin Mod.

Detalhe: Agora o clock tá em 3.1Ghz realmente, a tensão vária de 1.3 pra 1.4. Temperaturas são praticamente as mesmas.

Validação do CPU-Z: http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=929111

Postado

diegox vai até 215, como tá agora, na verdade não sei como mas tá 217 segundo o CPU-Z (tem no link que eu deixei).

Mudar a tensão colocando +50mv ou +100mv aumenta isso?

Postado
diegox vai até 215, como tá agora, na verdade não sei como mas tá 217 segundo o CPU-Z (tem no link que eu deixei).

Mudar a tensão colocando +50mv ou +100mv aumenta isso?

Ok, deixe tudo como está, avoltagem o fsb e etc..

Bom, era como eu pensei, sua placa-mãe, é limitada para overclock, sendo assim você já atingiu o maximo de clock permitido pela mobo.

Postado

diegox Ah, que ruim, acho que eu poderia ter ido bem mais com essas temps, certo?

Não dá pra fazer algum tipo de over com as memórias? Aumentar o clock de 400 pra 533?

Postado
diegox Ah, que ruim, acho que eu poderia ter ido bem mais com essas temps, certo?

Não dá pra fazer algum tipo de over com as memórias? Aumentar o clock de 400 pra 533?

Bahh, realmente com essas temperaturas acho que ia tranquilo para uns 3,40ghz.

Bom sobre as memórias, nao vale a pena fazer over nelas, porque nao iriam lhe ajudar em nada já que o processador nao vai mais do que 3,01ghz certo?

Postado

diegox certo, não passa de 3,1Ghz. Então tá bom, vou me contentar com isso até fazer um UP, mas acho que o próximo eu já pulo pra uma mobo AM3 e só daqui uns meses.

Obrigado pela ajuda!

Postado
diegox certo, não passa de 3,1Ghz. Então tá bom, vou me contentar com isso até fazer um UP, mas acho que o próximo eu já pulo pra uma mobo AM3 e só daqui uns meses.

Obrigado pela ajuda!

Ok, de nada.

Se nao tem mais duvidas peça para o moderador fechar o tópico!

abraço!

Postado

Ontem eu criei um tópico aqui pedindo ajuda para fazer um overclock no meu processador. Parei com o FSB em 215 achando que a minha placa mãe só ia até isso e terminei de 2.9Ghz para 3.1Ghz: http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=929111

Só que hoje, fuçando na BIOS, descobri que minha placa na verdade chega até 300! Por distração minha, eu não percebi que dava para "descer" mais com as setinhas, pois os outros números estavam escondidos.

Pois bem, como me falaram no tópico anterior, com as minhas temperaturas eu posso ir além, então só resumindo:

Campo Valor

Propriedades do sensor

Temperaturas

Placa mãe 35 °C (95 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 24 °C (75 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 24 °C (75 °F)

MCP 51 °C (124 °F)

Aux 37 °C (99 °F)

Seagate ST3320820AS 43 °C (109 °F)

Coolers

Processador 2836 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.39 V

+3.3 V 3.28 V

+12 V 13.38 V

Bateria VBAT 3.07 V

E ai, o que me orientam a fazer? Ir subindo o FSB na BIOS e conferir as temeperaturas? Até quantos graus seria aceitavel em idle?

----------------------------------------------------------------------

Ok, aumentei para 217, não fez muita diferença no clock nem nas temperaturas. Ainda rodei o teste de estabilidade do Everest por 20mim e o máximo das temps foi 35 nos núcleos e 47 na CPU (Aux).

Só que a partir do 219 eu não estava conseguindo nem bootar o Windows e a mobo fala que teve falha no overclock.

Agora encontrei esse tópico: http://www.overclock.net/amd-cpus/560666-problem-o-c-amd-athlon-ii.html

O cara tem o mesmo processador e praticamente a mesma placa, tirando o SE2 da minha que eu nem sei que diferença faz.

Lá eles dizem para descer o clock da RAM para 667, é o que eu vou tentar fazer.

Postado

Amigo, coloque o FSB em 235, diminua suas memorias para 333(667) o HT Link para 1600, pronto, esse CPU aguenta 3.4GHz com Vcore stock, para garantir suba 40 ou 50mv

• 3 semanas depois...
Postado

Amigo, beleza?

É isso mesmo, você poderia ter chegado muito mais longe, numa margem de no minimo 3.4ghz, eu com minha ECS super bug chego a 3.4ghz com vcore stock, e 35°C em full na minha city torra saco, aqui no MT é calor d+ moss...

O negocio é que com uma placa mãe com muita opção de overclock da pra pegar 3.6 na moral. eu mesmo já to tentando, mas como eu disse ECS bugadona, ta ferrando eu.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!