Ir ao conteúdo

Overclock em um E5200 + GA-G31M-ES2C | Ajuda

lucasweis

Posts recomendados

Postado

Boa noite a Todos do FCH, gostaria que me ajudassem no meu over que estou com algumas dúvidas quanto ao overclock em meu PC, bom primeiramente vou postar as imagens da BIOS, configuração e temperaturas do meu pc, que ja está em overclock, de 2.5Ghz @ 3.0Ghz, ai vai:

Placa-Mãe:

- Gigabyte GA-G31M-ES2C FSB 1600 e DDR 1066 Ready

Processador:

- Intel Dual Core E5200 2.5Ghz @ 3.0Ghz

1QX5ai.jpg

Memórias:

- Kingston

1gUv2S.jpg

- Kreton

1gUHwA.jpg

Placa de Vídeo:

aRMe0.jpg

Fonte de Alimentação:

- Corsair VX550W

1Q_ddA.jpg

Temperaturas: (faltou algumas mas se necessitarem das mesmas eu consigo elas e posto assim que puder)

1R19rA.jpg

Meu gabinete está assim:

1gWXHJ.jpg

-Esse cooler com led azul eu tenho 2 em meu gabinete, um nesta posição e outro na tampa de acrílico. Meu gabinete é um X-Blade Black Edition, Cooler Stock, os dois coolers são da Evercool 90MM.

Como ja está em overclock gostaria que observassem essas imagens a seguir e me dissessem se está algo errado, ou se está feito corretamente, e o que eu também quero saber é se eu posso aumentar ainda mais o overclock e o que eu devo alterar para chegar a um resultado maior, pretendo deixar a 3.4Ghz ou 3.6Ghz.

1QVAnS.jpg

aOfei.jpg

Ai estão as informações que consegui no momento, caso queiram mais algumas imagens é só pedir que eu posto aqui logo mais.

Espero a ajuda de vocês, obrigado, Abraços.

Postado

Desculpa se não está bem feito o tópico mas prometo q no próximo eu faço um mais bem elaborado. Haha

Espero a compreensão de todos e alguma resposta :D

Postado

diegox

Na verdade eu queria saber quanto vocês acham q da pra chegar assim, com segurança e sem muitos riscos, eu acho que a uns 3.6Ghz da pra chegar tranquilo, mas gostaria de saber tambem se posso aumentar ainda mais do que 3.6, mas meu objetivo principal é realmente ficar nos 3.6Ghz.

Abraços

Postado

Ok, com a sua fonte nao teremos problema.

Já com a refrigeraçao acredito que sim, porque os coolers box, nao sao muito indicados para over.

A nao ser que o seu pc esteja em um local bem gelado!

abraço!

Postado

Bom, Moro em Palmas-PR a cidade mais fria do estado, acho que com temperatura nao terei problemas IUEHAHIUEHAH. e a Ventilação aqui é muito boa, tempartura ambiente nao passa dos 25/26, muito difícil. O que da para fazer é ir aumentando e ver como as temperaturas vão ficar, se aumentar muito eu diminuo e deixo onde for melhor, mas queria ao menos testar para ver até onde posso chegar. :D

Postado

diegox

Bom cara, isso aí, eu só alterei o CPU Host Frequency(Mhz) para 240 e o PCI Express Frequency para 100, mas nao vi mudanças quanto a temperatura, nem nada, houve ganho de desempenho no 3dmark 03 e nao desligou/reiniciou nenhuma vez se quer, essa informação eu tambem gostaria de saber, está errado isso que eu fiz ? pode comprometer algo ?

Abraços

Postado

Ok, você nao fez nada errado, pelo contrario, fez o certo.

Agora mude o vcore de 1.184 para 1.22xx e mude o fsb de 240mhz para 280mhz.

depois poste o resultado.

abraço!

Postado
Ok, você nao fez nada errado, pelo contrario, fez o certo.

Agora mude o vcore de 1.184 para 1.22xx e mude o fsb de 240mhz para 280mhz.

depois poste o resultado.

abraço!

diegox

Bom, eu fiz exatamente o que voce me falou e o resultado foi esse:

- mudei o FSB para 280, apertei F10 para sair e salvar, ai ele desligou como normalmente desliga após aumentar o overclock, reiniciou ai reiniciou de novo e ressetou o over para os 3.0Ghz que ja estava antes.

Mas é o seguinte, o Vcore ja estava em 1.22500V, na verdade, eu nem mexi nele quando aumentei para 3.0GHz, ele ja veio assim, de fábrica.

veja:

1QVAnS.jpg

O que posso fazer ?

Postado

Ok, então você vai passar o vcore atual para 1.30v e colocar o fsb de 240mhz para 250mhz.

Vamos testar de 10mhz em 10mhz, para nao termos problemas.

abaraço!

Postado

diegox

é uma pena, mas esto no meu trabalho e só vou estar em casa as 6 horas para fazer esse teste e postá-lo aqui, eu fiz aquele teste de aumentar para 280 o FSB antes de vir para o meu trabalho, por isso postei ele bem cedo. Mas agora só as 6 da tarde, espero a sua compreensão e paciência até eu chegar em minha casa.

abraços

Postado

Boa noite a todos.

diegox

bom cara, como eu tinha dito que viria as 6 horas, apareceu um imprevisto e nao deu para vir para casa hehe, enfim, vou postar agora as imagens do que e fiz:

1jNWW9.jpg

1TRoVJ.jpg

1TRrpS.jpg

o que aconteceu foi o seguinte, voce pediu para mim aumentar o Vcore e eu fiquei com medo de aumentar o CPU Voltage Control, porque nao sabia ao certo se era o Vcore aquilo ali, eu devo mudar para 1.23125V mesmo ? e aquela mensagem System tensão NOT Optimized!!! porque está aparecendo ? e outra, eu aumentei o FSB para 250Mhz mas sem alterar tensão alguma, e funcionou perfeitamente. Voltagens normais.

Abraços

Postado

Ok, eu estava vendo nas imagens que sua placa-mãe vai só até 1.25v.

então coloque em 1.23750v e aumente o fsb para 260mhz.

E depois poste novamente.

abraço!

Postado

diegox

Antes, uma pergunta, posso fazer isso sem medo ? será que nao irá prejudicar as memórias ? nao corre o risco de queima-las ? porque nao sei se tu viu na pagina anterior, eu postei o modelo das 2. posso ir sem medo ?

abraços

Postado
diegox

Antes, uma pergunta, posso fazer isso sem medo ? será que nao irá prejudicar as memórias ? nao corre o risco de queima-las ? porque nao sei se tu viu na pagina anterior, eu postei o modelo das 2. posso ir sem medo ?

abraços

Amigo, pode ir tranquilo, pois nao estamos mexendo com as voltagens da memória e sim com o barramnto (mhz).

Para você ter uma ideia, as minhas memórias sao dois pentes de 2gb ddr2 Markvision 667mhz latencia-5.

E passei elas para 1066mhz.

abraço!

Postado

diegox

então, fiz o que você me falou, coloquei em 1.23750v e aumentei o fsb para 260mhz. Apertei F10 e confirmei a configuração, ele reiniciou tudo normalmente, ai assim que apareceu a area de trabalho do meu PC, o desktop, deu a famosa Tela Azul.

E agora ?

abraço

Postado
diegox

então, fiz o que você me falou, coloquei em 1.23750v e aumentei o fsb para 260mhz. Apertei F10 e confirmei a configuração, ele reiniciou tudo normalmente, ai assim que apareceu a area de trabalho do meu PC, o desktop, deu a famosa Tela Azul.

E agora ?

abraço

Agora, aumente mais o vcore, até ele nao der mais tela azul.

Caso faça isso e nao adiantaste, poste e tentaremos solucionar o caso.

abraço!

Postado

diegox

bom cara, fiz o que voce me falou, e o resultado foi esse:

1jWMa0.jpg

Nao reiniciou/desligou e nem deu tela azul. O que eu reparei foi o Core Voltage no CPU-Z que nao fica mais variando, se manteve em 1.200V, coisa que antes nao acontecia, ele ficava variando conforme a ociosidade do sistema.

Postado

Ok!

então era o que eu suspeitava, era pouca alimentaçao para o cpu, por isso a tela azul.

Bom, agora vai aumentando o fsb até chegar no clock desejado.

Continue postando os resultados.

obs:As temperaturas estão ótimas.

abraço!

Postado

Estava usando o computador a mais ou menos uns 25 minutos e a hora q vim responder o topico aqui, deu tela azul, então fui la e aumentei o Vcore mais um pouco, de 1.23750V para 1.25000V. veja:

1yvoRi.jpg

mas o que aconteceu, foi novamente uma tela azul, agora nao sei o que fazer.:wacko: Alguma dica ?

abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!