Ir ao conteúdo

Overclock em um E5200 + GA-G31M-ES2C | Ajuda

lucasweis

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Oi pessoal beleza?

Só uma dica.

Alem de abaixar a frequência da memória, seria interessante subir a frequência PCI-E para 105MHz ou 110MHz e fazer teste.

Essa placa mãe está com vdrop muito grande e não vai ser possível atingir a frequência desejada pelo limite de vcore que a placa oferece. Quanto a isso não tem o que fazer.

Postado

Ah sim, isso pode ajuda, mas primeiro aconselho a abaixar a frequência da memória.

Depois aumente a frequência pci-ex.

Mas se quiser testar os dois juntos, fica a seu criterio

abraço!

Postado

diegox, Ribeirocross;

bom. eu fiz isso aqui agora na minha Mobo, 1mHPf0.jpg

subi o FSB para 250Mhz e tirei o System Memory Multiplier (SPD) do AUTO, setei em 2.66, sendo assim, vejam q a memoria nao saiu do 667, isso está certo ou o over da memória tem que subir junto com o do processador, as opções do Memory Multiplier são:

1mJp0J.jpg

e setei também o CPU Voltage Control para 1.24375V. Vou esperar resolver a situação da memoria para mudar o PCI para 110 assim como o Ribeirocross comentou.

Uma pergunta, algo ai pode estár compromente alguma coisa? estou usando o pc nessa configuração a uns 20 minutos, nao reiniciou/desligou nem tela azul. Segue a config:

1mHPf0.jpg

-----------------------------------------------------------------

Bom fiz o teste no 3dmark 03 e após o teste tirei um print screen das temperaturas, são essas:

gawNS.jpg

mas o que eu nao esperava é que o desempenho no 3dmark fosse diminuir, pois os resultador foram esses:

1WJxui.jpg

na imagem acima, está o teste feito agora, após o aumento das voltagens, no FSB mas porém diminuimos o over das memórias

ja na imagem abaixo, o over estava a 3.0Ghz no processador, voltagens padrão de fábrica, PCI setado em AUTO e memórias setado a 800Mhz.

1WJHsS.jpg

Postado

Ok, nao ira danificar nada no seu sistema.

E a causa da perda de desempenho, é que as suas temperaturas estão altas.

Quando o cpu começa a trabalhar a cima de 60° ele começa a perder desempenho.

Tente aumentar a rotaçao do fan do cooler do cpu, para ver se baixa as temperaturas

.

abraço

Postado

Sim, existe duas formas:

1* Ir na bios e habilitar o modo performance para o cooler.

2*via o programa speedfan, você controla a rotaçao do cooler.

o mais indicado e mais pratico é usando o speedfan, tem no baixaki.

abraço!

Postado

diegox

então baixei o Speedfan mas nao consegui alerar a velocidade do Fan, vejo que ele tem outras opções também. Poderia me dar uma ajuda rapida e simples do que devo aumentar e como aumentar ?

abraços

Postado

Ok, no painel do speedfan tem a porcentagem da rotaçao do cooler.

Você tem que deixar todos no 100%, mas antes coloque todos no zero para depois aumentar para 100%.

obs:Alguns coolers box da intel, vem com limitaçao na rotaçao, se ele diz que vai até 3500rpm, pode ser verdade ou nao.

Existem relatos de que alguns cooler box chegavam a 4000rpm(meu caso, quando eu usava o box), e alguns que chegavam apenas a 2800rpm.

E o interesante é que tanto nos coolers de pentium d, quanto nos core2, as rotaçoes variam bastante.

abraço!

Postado

diegox

fiz o que voce falou mas nao subiu a rotação não. Acho q esse meu nao passa dos 2800rpm.

Eu vou deixar meu pc na seguinte configuração: Tudo normal, como veio setado de fabrica, só vou aumentar o FSB para 240 e o PCI para 110.

O que vou fazer ? assim que chegar o final do mês e meu salário chegar :lol: IUHEAHEIUAHEI vou comprar 4 GB Corsair 800 e um cooler Buffalo. Ai gostaria de pedir aos moderadores do fórum para desativar o tópico, arquivar, ou algo do tipo, pra após as minhas compras. eu voltar a fazer algumas perguntas aqui, isso se for possível né.

Gostaria de agradecer a ajuda de todos, pedir desculpas pelas perguntas chatas :lol: enfim, obrigado a todos, e se possivel aos moderadores atender ao meu pedido de arquivamento do tópico.

Obrigado, abraços.

• 5 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

diegox, voce saberia me falar qual a marca dos chips das suas memorias markvision? pois eu encomendei uma ga-g31m-es2l, chega ainda nessa semana, e quero overcloca meu E2180 mas nao sei se a minha mark ddr2-667 vai aguentar bem, os chips dela são Qimonda, 5-5-5-15. quanto você acha que devo conseguir com segurança? ou talvez eu precise afrouxar um pouco as latências como nas suas, 5-6-6-18?

abraços.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!