Ir ao conteúdo

Subdominios no bind

manzo.

Posts recomendados

Postado

Olá,

Não sei se este é o lugar certo para este tópico, mas não encontrei um especifico.

Minha dúvida é a seguinte:

Eu tenho um domínio www.dominio.com.br em um servidor DNS ao qual eu não tenho acesso, apontando para o meu servidor principal (Ubuntu Linux 8.04.3) onde eu tenho Apache, MySQL e BIND rodando, e preciso criar subdomínios do tipo:

www1.dominio.com.br

www2.dominio.com.br

e assim por diante.

Além disso cada um desses subdomínios tem que apontar para um IP diferente.

Eu já pesquisei muito sobre isto mas tudo o que encontrei não ensinava como criar este tipo de subdomínio e como fazer isto sem ter acesso ao servidor DNS que cuida do meu domínio.

Obrigado desde já.

Postado

Eu consegui tirar o meu domínio do servidor DNS antigo, como eu faço para coloca-lo no meu servidor BIND e depois criar os subdominios?

Se for mais fácil de explicar eu estou com o webmin 1.500 rodando no servidor.

Obrigado!

Postado

vamos via console, porque webmin me da arrepios....

tudo como root....

vamos lá.... instale o bind

aptitude install bind9

edite o arquivo /etc/bind/named.conf.local

no final do arquivo insira:

zone "dominio.com.br" {

type master;

file "/etc/bind/master/arquivo.da.zona.db";

allow-transfer { ip.do.servidor.slave; };

};

feito isso, crie um arquivo com o mesmo nome que você indicou na diretiva file, com o conteúdo

$TTL 3600

@ IN SOA nome.do.server mail.do.admin (

2010012000 ; Serial no formato: AAMMDDSS seria ano, mes, dia e atualizacao do dia

43200 ; Refresh

120 ; Retry

1209600 ; Expire

3600 ) ; Negative Cache TTL

;

ns1 IN A 200.200.200.1

ns2 IN A 200.200.200.2

www IN CNAME ns1

smtp IN CNAME ns1

ww2 IN A 200.100.50.1

@ IN MX 5 host.servidor.de.email.

@ IN NS ns1

@ IN NS ns2

@ IN A 200.10.10.1 ; esse endereço é o que responde quando o cara digita somente o dominio

Você tem um servidor secundário de dns?

Se sim, e precisar configurar, me da um toque que eu tento te explicar melhor...

Isso que eu te passei é uma receita de bolo, feita meio as pressas, mas acho que da para implementar isso sem muitos problemas....

good luck!

Postado

Obrigado pela resposta, mas ainda me sobraram algumas dúvidas:

Você tem algum exemplo do que eu colocaria em : "Serial no formato: AAMMDDSS seria ano, mes, dia e atualizacao do dia"?

E "ww2 IN A 200.100.50.1" poderia ser "www2 IN A 200.100.50.1"? Ou seja, é nesta parte que configuro meus subdomínios?

Meu domínio é do registro.br e, se eu não me engano, ele só aceita domínios com servidores primários e secundários, não? O que muda na configuração do servidor secundário? É o mesmo que o slave que eu configuro no named.conf.local?

Obrigado!

Postado
Obrigado pela resposta, mas ainda me sobraram algumas dúvidas:

Você tem algum exemplo do que eu colocaria em : "Serial no formato: AAMMDDSS seria ano, mes, dia e atualizacao do dia"?

sim, é algo assim: 2010012100, se você no mesmo dia fazer uma atualização no dns, é necessário alterar o serial, se não essas alterações não serão transferidas para o seu server secundário, fica assim: 2010012101 e assim por diante.....

E "ww2 IN A 200.100.50.1" poderia ser "www2 IN A 200.100.50.1"? Ou seja, é nesta parte que configuro meus subdomínios?

a primeira coluna no arquivo de zona, é o nome que o dns irá responder, você pode colocar qualquer coisa ai, desde que nao extrapole os 32 caracteres.

Você não está criando um sub-domínio nesse caso, mas sim um ponteiro.

Meu domínio é do registro.br e, se eu não me engano, ele só aceita domínios com servidores primários e secundários, não? O que muda na configuração do servidor secundário? É o mesmo que o slave que eu configuro no named.conf.local?

Sim, no registro.br é necessário um servidor master e slave. Tem que ser ip's diferentes.

Funciona assim:

No servidor secundário, você irá criar uma dominio, na opção type, será definido como slave.

Ainda no servidor secundário, no arquivo named.conf, a opção allow-transfer { ip.do.primario; }; deve ser definida

Feito isso, altere o serial no servidor master e veja se as zonas foram sincronizadas (o serial deve ser igual nos dois servidores)

Postado

Bem, agora eu tive alguns problemas:

O que eu fiz de diferente do que você me explicou foi instalar o bind pelo apt-get (sudo apt-get install bind9).

eu fiz as alterações e agora não consigo reiniciar o bind em ambos os servers

ubuntu@ip-10-160-42-255:/etc/bind/master$ sudo /etc/init.d/bind9 restart

* Stopping domain name service... bind [ OK ]

* Starting domain name service... bind [fail]

o meu named.conf.local do servidor primário está:

//

// Do any local configuration here

//

// Consider adding the 1918 zones here, if they are not used in your

// organization

//include "/etc/bind/zones.rfc1918";

zone "minutotv.com.br" {

type master;

file "/etc/bind/master/minutotv.com.br.db";

allow-transfer { ip.doserver.slave; }

};

minutotv.com.br.db do master está:

IN SOA minuto [email protected] (

2010012101 ;

43200 ; Refresh

120 ; Retry

1209600 ; Expire

;

ns1 IN A ip.do.server.master

ns2 IN A ip.do.server.slave

www IN CNAME ns1

smtp IN CNAME ns1

www2 IN A ip.do.server.slave

@ IN NS ns1

@ IN NS ns2

@ IN A ip.do.server.master ;

Sou obrigado a ter o "@ IN MX 5 host.server.email."? Caso sim, qualquer server de e-mail pode ser? Pois vai ser só para isto.

Outra coisa. Nos servers master e slave eu pretendo ter o Apache rodando. Há algum problema nisto?

Continuando com a lista de arquivos...

Meu arquivo named.conf.local do server slave está:

//

// Do any local configuration here

//

// Consider adding the 1918 zones here, if they are not used in your

// organization

//include "/etc/bind/zones.rfc1918";

zone "minutotv.com.br" {

type slave;

file "/etc/bind/master/minutotv.com.br.db";

allow-transfer { ip.do.server.master; };

};

Meu arquivo minutotv.com.br.db do server slave está:

2010012100 ;

43200 ; Refresh

120 ; Retry

1209600 ; Expire

;

ns1 IN A ip.do.server.master

ns2 IN A ip.do.server.slave

www IN CNAME ns1

smtp IN CNAME ns1

www2 IN A ip.do.server.slave

@ IN NS ns1

@ IN NS ns2

@ IN A ip.do.server.master ;

Obrigado pelas respostas e pela paciência!

Postado

a unica coisa que vejo errada é isso:

no bind, nao existe @ no campo de email(falha minha, nao te falei isso), então ficaria assim: meuemail.msn.com

Quanto ao MX, você pode apontar para qualquer server, mas esse server tem que estar preparado para receber e-mails destinados ao seu dominio...

Postado

Deve ser alguma outra coisa...

Eu já corrigi lá o erro no e-mail trocando @ por . , mas ainda não consigo iniciar o bind. Também tomei o cuidado de atualizar a data do serial para 2010012200, mas também não era isto.

E o problema é algo nestas configurações pois quando eu comento as informações da zona no named.conf.local eu consigo restartar o bind.

Obrigado!

Postado

O servidor master não iniciava pois faltava um ; no named.conf.local ... frustante, mas o master já está operante. Agora o slave manda outra mensagem no log:

Jan 23 18:46:14 ip-10-160-35-164 named[24916]: /etc/bind/named.conf.local:9: zone 'minutotv.com.br': missing 'masters' entry

Obrigado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...