Ir ao conteúdo

Quero instalar o Linux no HD IDE e tenho Windows 7 no Sata

Ookami Yoko

Posts recomendados

Postado

Galera, tenho dois hd's, um SATA com win7 e outro IDE, eu deixei o sata com master e o ide como slave, gostaria de instalar o fedora 12 no IDE, gostaria de saber qual a melhor forma de instalar, sendo que o dual boot fique melhor instalado, em que parte da instalação eu defino isso?

Muito obrigado desde já!

Postado
O fedora, na instalação, irá acertar o dual-boot. Com isso, você não precisa se preocupar.

Só tens que direcionar, no momento da escolha da partição, o HD IDE.

tá ok então cara, é porque ele esta falando que a inicilização vai fazer no IDE mesmo.

Mais uma pergunta cara, na bios, ele reconhece o IDE como Primary Slave, e o Sata como Third Master, tá certo isso?

Postado
Não sei, depende da versão de BIO de seu micro para aparecer assim. Alguns fazem isso.

AnjoEd, eu instalei o Fedora 12 ontem na minha maquina, e eu já instalei o Fedora antes no meu pc cara, agora ele não aparece a tela de boot.. a tela do grub manja?

Tipo a bios reconheceu o HD IDE como slave, só que eu não consigo mandar dar boot por ele.. tá certo isso?

Como vou acessar o Fedora agora?

Abraços.

Postado

Nessas placas-mãe modernas pouco importa a classificação de master ou slave. O que você tem que definir é qual dispositivo vai bootar primeiro. Dependendo da BIOS você tem que procurar algo parecido com 'boot order'.

Como você já disse que os 2 HDs foram reconhecidos, é só indicar qual dos dois vai ter prioridade, sendo no seu caso o IDE onde está instalado o GRUB.

Postado
Nessas placas-mãe modernas pouco importa a classificação de master ou slave. O que você tem que definir é qual dispositivo vai bootar primeiro. Dependendo da BIOS você tem que procurar algo parecido com 'boot order'.

Como você já disse que os 2 HDs foram reconhecidos, é só indicar qual dos dois vai ter prioridade, sendo no seu caso o IDE onde está instalado o GRUB.

Então Bruno, só que lá no meu não aparece o IDE para dar Boot cara, ele reconhece e tudo, só que ele não aparece para dar boot...

Postado
Então Bruno, só que lá no meu não aparece o IDE para dar Boot cara, ele reconhece e tudo, só que ele não aparece para dar boot...

Se ele foi reconhecido então ele DEVE estar listado em outra parte da configuração da BIOS (que não é a mesma tela onde ele mostra se é Master ou Slave). Como eu disse, procure algo como 'boot order' ou 'boot device priority' ou 'advanced setup'. Lá você vai definir qual HD vai bootar primeiro, ou se será um CD, disquete, USB etc.

Os HDs ficam geralmente ficam listados por fabricante. Se você sabe qual é qual, certifique se que o HD IDE tenha prioridade.

REPETINDO: Não é na mesma tela em que os dispositivos ficam listados como Master ou Slave, ok?

Postado
Se ele foi reconhecido então ele DEVE estar listado em outra parte da configuração da BIOS (que não é a mesma tela onde ele mostra se é Master ou Slave). Como eu disse, procure algo como 'boot order' ou 'boot device priority' ou 'advanced setup'. Lá você vai definir qual HD vai bootar primeiro, ou se será um CD, disquete, USB etc.

Os HDs ficam geralmente ficam listados por fabricante. Se você sabe qual é qual, certifique se que o HD IDE tenha prioridade.

REPETINDO: Não é na mesma tela em que os dispositivos ficam listados como Master ou Slave, ok?

Então Bruno, na minha bios tem uma aba chama 'boot' e possui um item chamada 'boot priority', é lá que eu vou quando quero dar boot pelo cd para formatar o meu hd, e lá não aparece o meu hd IDE Maxtor cara, é isso que estou falando, entendeu?

Imagina o que possa ser?

Postado

Pessoal, instalei o Fedora 12, nossa, que distro demais, sempre gostei do Fedora, eu até baixei e gravei a imagem do Ubuntu 9.10 que deve ser muito boa também, mas como nunca tive problemas com o Fedora, optei por continuar com ele.

Achei estável (até o momento) e muito bom, abraços a todos.

Ah, o meu problema eu resolvi de tal maneira, na minha bios, tem uma aba, BOOT, e uma opção drivers disk, que aparece os meus dois HD's, aonde eu coloquei o Maxtor (IDE) em primeiro lugar, salva sai, voltei e ai sim apareceu a opção para poder bootar por ele.

Fica a dica,rs.

Abraços e obrigado a todos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...