Ir ao conteúdo

Tutorial - Reparando o boot do windows 7/XP/Vista

Ge0831

Posts recomendados

Postado

Olá galera CDH.;)

Andei quebrando a cabeça já por duas vezes por uma mancada que eu dei, quando instalei o windows 7 primeiro e depois em outra partição em outro hd instalei o windows xp (O certo é instalar primeiro o sitema operacional mais velho e depois o mais novo). Ai o problema é que o windows 7 não iniciava mais. O windows xp iniciava quando eu mudava no setup a sequência de boot e colocava pra iniciar primeiro o hd em que estava a partição do windows xp. Só que quando eu colocava pra iniciar primeiro o hd em em que estava a partição do windows 7 o windows 7 não iniciava nem a pau. Ele dava um erro que dizia mais ou menos isso "Falha ao carregar sistema operacional". Da primeira vez que dei essa mancada eu formatei tudo e instalei o xp sozinho. Só que dessa vez consegui solucinar o problema sem precisar formatar absolutamente nada! E o melhor, os dois sistemas (Xp e Win7) Estão funcionando direitnho!. Então vamos lá:

1ª - Coloque o dvd do windows 7 no drive de DVD e dê boot por ele.

2ª - Depois de confirmado o idioma e o teclado selecione a opção "reparar".

3ª - Na tela que aparece listado o windows 7 selecione a primeira opção (que por padrão já vem marcada) e clique em avançar.

4ª - Na tela em que aparece várias opções de recuperação selecione a ultima "prompt de comando".

5ª - no prompt de comando digite os comandos abaixo um a um.

bootrec.exe /fixmbr

bootrec.exe /fixboot

bootrec.exe /rebuildbcd

No meu caso quando eu quero usar o windows 7 eu vou lá no setup e coloco para iniciar primeiro o hd que está instalado o windows 7. Quando quero o xp é só mudar pro do xp.

No caso de quem instalou no mesmo hd em partições diferentes, aí só vai poder ficar com um dos dois. O processo é o mesmo. Coloque o CD/DVD do sistema operacional desejado (XP/Vista/7) mande dar boot por ele e dê um jeito de entrar no prompt de comando. (No win 7 já falei como é. No xp use a opção reparar "r" depois de carregar os drivers para instalação. No vista não sei como é, mas também tem como fazer algo parecido). Depois dê o mesmo comando já listado acima. Aí o sistema operacional desejado irá inicar normamente.

Pronto! Espero que tenha ajudado!;)

• 2 anos depois...
Postado

O primeiro comando dá certo pra mim mim, porém os outros 2 retornam o seguinte erro: Elemento não encontrado.

Alguma sugestão?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...