Ir ao conteúdo

Disco rígido sata, pata e ata

Mr Gigabyte

Posts recomendados

Postado

Pessoal, gostaria de saber o seguinte: qual a diferença entre os discos rígidos sata, pata e ata? o meu HD de 80giga é do tipo pata, mas quero saber a diferença entre esses três já que o sata é mais novo e também tam o sata 2 que é um HD mais moderno no mercado. :unsure:

Postado

Amigo, não sou muito experiente no assunto, mas estou cursando um técnico de manutenção de computadores e vou te explicar o que sei.

Não existem HDs ATA, só existe Pata e Sata. O modelo Pata também é conhecido como IDE. A sigla ATA significa Attachment Technology Advanced, ou seja, Tecnologia Avançada de junção (ou alguma coisa do gênero).

O modelo Pata, tem o "P" de Paralelo, e o Sata, Serial (ou em série). O Cabo Pata é capaz de "transportar" 8 bits por vez, enquanto Sata só transporta 4 bits por vez. Então, teoricamente, o cabo Pata seria mais rápido. Aí que tá o problema. Um computador sofre muita interferência de frequência, eletromagnetismo, etc., então quando o cabo Pata transporta 8 bits por vez, muitos desses bits "se perdem pelo caminho", aí o sistema tem que enviar os dados novamente. Um problema que, com o cabo sata, foi resolvido enviando menos bits por vez.

Espero que tenha entendido.

Abraços.

• 3 semanas depois...
Postado
Amigo, não sou muito experiente no assunto, mas estou cursando um técnico de manutenção de computadores e vou te explicar o que sei.

Não existem HDs ATA, só existe Pata e Sata. O modelo Pata também é conhecido como IDE. A sigla ATA significa Attachment Technology Advanced, ou seja, Tecnologia Avançada de junção (ou alguma coisa do gênero).