Ir ao conteúdo

Disco rígido sata, pata e ata

Mr Gigabyte

Posts recomendados

Postado

Pessoal, gostaria de saber o seguinte: qual a diferença entre os discos rígidos sata, pata e ata? o meu HD de 80giga é do tipo pata, mas quero saber a diferença entre esses três já que o sata é mais novo e também tam o sata 2 que é um HD mais moderno no mercado. :unsure:

Postado

Amigo, não sou muito experiente no assunto, mas estou cursando um técnico de manutenção de computadores e vou te explicar o que sei.

Não existem HDs ATA, só existe Pata e Sata. O modelo Pata também é conhecido como IDE. A sigla ATA significa Attachment Technology Advanced, ou seja, Tecnologia Avançada de junção (ou alguma coisa do gênero).

O modelo Pata, tem o "P" de Paralelo, e o Sata, Serial (ou em série). O Cabo Pata é capaz de "transportar" 8 bits por vez, enquanto Sata só transporta 4 bits por vez. Então, teoricamente, o cabo Pata seria mais rápido. Aí que tá o problema. Um computador sofre muita interferência de frequência, eletromagnetismo, etc., então quando o cabo Pata transporta 8 bits por vez, muitos desses bits "se perdem pelo caminho", aí o sistema tem que enviar os dados novamente. Um problema que, com o cabo sata, foi resolvido enviando menos bits por vez.

Espero que tenha entendido.

Abraços.

• 3 semanas depois...
Postado
Amigo, não sou muito experiente no assunto, mas estou cursando um técnico de manutenção de computadores e vou te explicar o que sei.

Não existem HDs ATA, só existe Pata e Sata. O modelo Pata também é conhecido como IDE. A sigla ATA significa Attachment Technology Advanced, ou seja, Tecnologia Avançada de junção (ou alguma coisa do gênero).

O modelo Pata, tem o "P" de Paralelo, e o Sata, Serial (ou em série). O Cabo Pata é capaz de "transportar" 8 bits por vez, enquanto Sata só transporta 4 bits por vez. Então, teoricamente, o cabo Pata seria mais rápido. Aí que tá o problema. Um computador sofre muita interferência de frequência, eletromagnetismo, etc., então quando o cabo Pata transporta 8 bits por vez, muitos desses bits "se perdem pelo caminho", aí o sistema tem que enviar os dados novamente. Um problema que, com o cabo sata, foi resolvido enviando menos bits por vez.

Espero que tenha entendido.

Abraços.

É quase isso, ATA, ATAPI e EIDE são especificações (compativeis entre si) do padrão ATA (renomeado para PATA depois da criação da interface SATA) para a conexão de dispositivos de armazenamento interno em computadores, Veja na Wikipedia. Já o padrão SATA é uma variante com interface serial do padrão ATA.

Ao contrario do que você pensa (ou que te ensinaram nesse "curso" a interface SATA transmite somente 1 bit por vez e a interface PATA transmite 16 bits por vez, a diferênça de desempenho está na quantidade de vezes que estas transferências ocorem por segundo, no PATA fica no máximo a 66Mhz (66 milhões de vezes por segundo) e no SATA pode chegar a 6Ghz (6 trilhões de vezes pro segundo).

Abraços. Carvalho.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!