Ir ao conteúdo

Posso usar cooler intel e processador AMD?

c.soprano

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de saber se tem problema usar um cooler intel em processador AMD?

pois o pino que fixa meu cooler quebro e gostaria de inutilizar o pino e usar os 4 furinhos que tem na placa para processadores que são presos com parafuso como o caso do cooler master DI5-9HDSC-A1-GP PROC INTEL LGA 775 CEL/PDC/C2D

Postado

Eu não recomendaria você usar um cooler intel no processador AMD. Pois os processadores AMD esquentam um pouco mais queos intel, então alguns coolers ( depende do modelo ) intel são muito mais lentos que os da AMD, pode ver, quase todos os coolers AMD tem um limite máximo de 7000 RPM, já os intel tem o limite que varia muito de 3100 a 4500 RPM. Então pode se dizer que é meio arriscado, mas tente se quiser e poste as temperaturas do processador e de alguns componentes se você não tiver o programa segue o link:

http://www.baixaki.com.br/download/hwmonitor.htm

é o HWMonitor, é muito eficiente na minha opnião.

outra coisa, o cooler intel serve na sua placa mãe?

--------------------------------------------------------------

a... eu recomendaria que você visse esse link:

http://lista.mercadolivre.com.br/cooler-de-processador-amd

tem alguns coolers que são universais ( tanto para intel ou para amd ) veja um link para você ver o preço de um novo. Que não contém riscos.

espero ter ajudado cooler.

• Membro VIP
Postado

Bom se o cooler for específico para intel é impossível utiliza-lo em um AMD simplesmente porque ele não vai encaixar. então nem tente pois pode danificar sua placa mãe e seu processador nessa gambiarra.

tem alguns coolers que são universais ( tanto para intel ou para amd ) veja um link para você ver o preço de um novo. Que não contém riscos.
não existe cooler universl hoje (modelos amX, 494, 775, etc) pois cada um vem com um tipo de encaixe, o que existe é cooler com vários tipos de encaixe, um para processadores intel e outro para processadores AMD, é bom verificar nas especificações do cooler para qual soquete ele foi projetado, se tentar em um diferente pode acabar danificando a placa mãe ou o processador acarretando um prejuizo maior que a compra de um cooler novo, o que se pode aproveitar é apenas a ventoinha do cooler.
Postado
Olá, gostaria de saber se tem problema usar um cooler intel em processador AMD?

pois o pino que fixa meu cooler quebro e gostaria de inutilizar o pino e usar os 4 furinhos que tem na placa para processadores que são presos com parafuso como o caso do cooler master DI5-9HDSC-A1-GP PROC INTEL LGA 775 CEL/PDC/C2D

Não tem problema desde que o cooler seja compatível com o socket. Há coolers que os colegas de cima citaram como "universais", eles são um exemplo, uma vez que, eles vem com adaptadores para serem usados em diferentes sockets.

Qual seu socket?

Eu não recomendaria você usar um cooler intel no processador AMD. Pois os processadores AMD esquentam um pouco mais queos intel, então alguns coolers ( depende do modelo ) intel são muito mais lentos que os da AMD, pode ver, quase todos os coolers AMD tem um limite máximo de 7000 RPM, já os intel tem o limite que varia muito de 3100 a 4500 RPM.

Hã? Como assim AMD esquenta mais que Intel? Isso depende da potência dissipada de cada processador. Assim depende do modelo e não do fabricante.

Também não tem muito fundamento comparar os RPMs dos coolers, não só por que um cooler tenha um RPM menor ele vai ser menos eficiênte que outro. Isso é relativo.

Lembre-se do socket 7, apesar dos processadores socket 7 dissiparem diferentes potências, os coolers tanto de processadores AMD, Intel e Cyrix eram os mesmos...

Abs

• Membro VIP
Postado

No passado houve compatibilidade de cooler com processadores AMD e Intel,

como bem lembrou o colega Giovannifilipe no caso do socket 7 e tivemos o

caso dos coolers para os AMD socket 462 que eram compatíveis com os 370

da Intel. Hoje as coisas mudaram e os coolers compatíveis com os Intel e

AMD atuais vem acompanhados de adaptadores para o socket onde será instalado, como já mencionado anteriormente neste tópico.

adcarvalho

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!